Parâmetros Curriculares Nacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO Adaptação Margaret Coelho
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Educação Ambiental - GPEEA
O conteúdo.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
Parâmetros curriculares nacionais: Matemática: 3º e 4º ciclos.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
TEMAS TRANSVERSAIS.
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Projetos e Sequências Didáticas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Parâmetros Curriculares Nacionais Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.

O QUE SÃO TEMAS TRANSVERSAIS? Os temas transversais devem ser abordados como parte integrante das áreas de ensino. Não podem ser vistos como aulas especiais nem muito menos devem ser considerados como novas matérias, disciplinas ou áreas de ensino. Os temas transversais devem fazer parte do trabalho compartilhado entre professores e alunos e devem ser discutidos, debatidos e analisados concretamente. Os temas propostos nos PCNs, foram escolhidos com base nos seguintes critérios:

Urgência Social: questões graves que se apresentam socialmente e que impedem o pleno desenvolvimento da cidadania; Abrangência Nacional: questões que, de alguma maneira são comuns e pertinentes à todas as regiões brasileiras; Possibilidade de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental: questões que já vêm sendo trabalhadas pelas escolas, como por exemplo saúde, meio-ambiente, orientação sexual, etc. Favorecer a Compreensão da Realidade e a Participação Social: questões que possibilitem a participação social dos alunos e que desenvolvam sua capacidade de posicionar-se e de intervir no meio social.

A partir desses critérios foram eleitos temas transversais para serem trabalhados durante os quatros ciclos, ou oito séries, ou ainda durante os nove anos do ensino fundamental:

ÉTICA; PLURALIDADE CULTURAL; MEIO-AMBIENTE; ORIENTAÇÃO SEXUAL; SAÚDE. O TEMA TRÂNSITO

Temas Transversais ÉTICA PLURALIDADE CULTURAL MEIO AMBIENTE SAÚDE ORIENTAÇÃO SEXUAL TRABALHO E CONSUMO

Matemática e os Temas Transversais Centrado em si mesmo, sem qualquer conexão entre seus próprios campos ou com outras áreas de conhecimento, o ensino da matemática pouco tem contribuído para a formação integral do aluno com vistas à conquista da cidadania. No intuito de reverter esse quadro, a alternativa do desenvolvimento de projetos vem sendo praticada por muitas escolas. Projetos proporcionam contextos que geram a necessidade e a possibilidade de organizar os conteúdos de forma a lhes conferir significado.

Matemática e os Temas Transversais Tendo em vista o estabelecimento de conexões entre Matemática e os Temas Transversais, algumas considerações devem ser ponderadas.

Matemática e os Temas Transversais Ética A formação de indivíduos éticos pode ser estimulada nas aulas de Matemática ao direcionar-se o trabalho ao desenvolvimento de atitudes no aluno. Exemplos a confiança na própria capacidade e na dos outros para construir conhecimentos matemáticos o empenho em participar ativamente das atividades em sala de aula e o respeito à forma de pensar dos colegas.

Atitudes do Professor Valorizar a troca de experiências entre os alunos como forma de aprendizagem, Promover o intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem, Respeitar ele próprio o pensamento e a produção dos alunos e desenvolver um trabalho livre do preconceito de que Matemática é um conhecimento direcionado apenas para poucos indivíduos talentosos.  

Atitudes do Professor A construção de uma visão solidária de relações humanas a partir da sala de aula contribuirá para que os alunos superem o individualismo e valorizem a interação e a troca, percebendo que as pessoas se complementam e dependem umas das outras.  

Matemática e os Temas Transversais Orientação Sexual A igualdade nos papéis desempenhados por homens e mulheres na construção da sociedade encontra barreiras ancoradas em diferentes expectativas em relação ao papel futuro de meninos e meninas. A escola não pode estabelecer qualquer tipo de diferença em relação à capacidade de aprendizagem entre alunos de diferentes sexos.

Atitudes do Professor Cabe ao professor de matemática fornecer os mesmos instrumentos de aprendizagem e de desenvolvimento de aptidões a todos, valorizando a igualdade de oportunidades sociais para homens e mulheres.

Matemática e os Temas Transversais Meio Ambiente A compreensão das questões ambientais pressupõe um trabalho interdisciplinar em que a Matemática está inserida.  Quantificar aspectos envolvidos em problemas ambientais ajuda na tomada de decisões permitindo intervenções necessárias (reciclagem, por exemplo).

Matemática e os Temas Transversais Meio Ambiente Conceitos (médias, áreas, volumes, proporcionalidade, etc.) e procedimentos matemáticos (formulação de hipóteses, realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados estatísticos, prática da argumentação, etc.) ajudam a compreender os fenômenos que ocorrem no ambiente (poluição, desmatamento, limites para uso dos recursos naturais, desperdício.

Matemática e os Temas Transversais Saúde As informações sobre saúde, muitas vezes apresentadas em dados estatísticos, Permitem comparações e previsões, que contribuem para o autoconhecimento, Possibilitam o autocuidado Ajudam a compreender aspectos sociais relacionados a problemas de saúde.

Matemática e os Temas Transversais Saúde Trabalhos que podem servir de contexto para a aprendizagem de conteúdos matemáticos Acompanhamento do próprio desenvolvimento físico (altura, peso, musculatura) Estudo dos elementos que compõem a dieta básica

Matemática e os Temas Transversais Pluralidade Cultural A construção e a utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros, mas, de formas diferenciadas, por todos os grupos socioculturais, que desenvolvem e utilizam habilidades para contar, localizar, medir, desenhar, representar, jogar e explicar, em função de suas necessidades e interesses

Assista ao vídeo, que fala sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais disponivel na página: http://www.miniweb.com.br/top/video_PCN_m2.html

EXIBIÇÃO DE VÍDEO

PROJETOS Os projetos são uma das formas de organizar o trabalho didático, que pode integrar diferentes modos de organização curricular. Pode ser utilizado, por exemplo, em momentos específicos do desenvolvimento curricular de modo a envolver mais de um professor e uma turma, articular o trabalho de várias áreas, ou realizar-se no interior de uma única área.

PROJETOS A organização dos conteúdos em torno de projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento.

PROJETOS Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas, com a produção de algo que sirva como instrumento de intervenção nas situações reais (como um jornal, por exemplo).