ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TeSP – Automação, Robótica e Manutenção Industrial TeSP – Fabricação Automática TeSP – Tecnologia Automóvel Fundamentos de Matemática ECTS: 5 Horas de.
Advertisements

Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Conexões de Saberes em articulação com o Escola Aberta Neide Lima, Núbia Nunes e José Eliada.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Projeto TRILHAS de Leitura
Educação Híbrida na Escola.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Gestão de Pessoas GPS 34 Prof. Marcio Costa
Base Nacional Comum Curricular
Graduação em Enfermagem - EAD
Leitura e Documentação
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Redação técnico-científica
1º semestre Plano de Formação
Coordenação: Luciana Danielli
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS
Redação Empresarial.
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Professor (a) orientador
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
Teacher: Cristiane Cruz
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Projeto de Monografia Ana Thereza Meirelles
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
DIRETRIZES CURRICULARES
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Trabalhos científicos
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
Orientações Gerais para alunos e orientadores
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO Uso das tic’s na aprendizagem ativa

Ensino híbrido no Direito Histórico do case – como tudo começou? Parceria Catálogo qualificado da Editora Saraiva; Consultoria educacional da Hoper; Experiência com gestão educacional em um grande número de IES; Foco nas DCN e nos indicadores do IACG. Educação básica - Tarefas para casa, sequência dos estudos fora do âmbito escolar; Maus resultados no ENADE e no Exame de Ordem; Aprimorar a competência de leitura e escrita dos alunos; Desafio da inovação em um curso antigo (Decreto Imperial de 1827) e apegado ao ensino tradicional. Inspiração Ampliação do acesso aos livros Conteúdo dos livros no formato impresso e digital; Alunos compõem uma biblioteca pessoal completa ao longo do curso Atividades convidam o aluno a ler, pensar e escrever.

Ensino híbrido no Direito Diretrizes Curriculares Nacionais Estruturação do conteúdo Uso efetivo das TICs Protagonismo discente Base para a escolha das disciplinas atendidas (ramos do direito e outras áreas do saber); Foco nas habilidades e competências exigidas; Atendimento às exigências do art. 9º, parágrafo único. Organização curricular clara para gestores, professores e alunos; Conteúdo alinhado com atividades de aprendizagem; Estudo de recorrência de ementas de diversos cursos ; Respeito às ementas do curso atendido (contexto educacional). As atividades são oferecidas em uma plataforma online customizada para a IES, acessadas em qualquer hora e lugar; Acervo virtual com, no mínimo, dois títulos por disciplina. Lista de periódicos abertos (indexados e correntes); Referencial teórico diversificado. Visibilidade da trajetória de aprendizagem na disciplina e no curso; Amplo acesso aos conteúdos atualizados dos livros e dos periódicos para estudos e pesquisas; Leitura dirigida do conteúdo, com propósitos claros e predeterminados; Postura ativa.

Ensino híbrido no Direito As atividades, etapa por etapa: Clara definição do tema a ser estudado dentro do contexto da disciplina; Definição prévia de objetivos de aprendizagem, de acordo com o tema; Sugestão de leituras (livros e artigos científicos) do referencial teórico disponível a partir da Plataforma – capítulo específico, itens e subitens; Acesso a outros materiais de apoio em múltiplas linguagens: legislação, jurisprudência, quadros sinóticos, vídeos públicos sobre o tema, gráficos, etc. Definição da entrega atrelada às Habilidades e Competências exigidas nas DCN: Preenchimento de quadros, redação de pareceres sobre casos (reais ou fictícios), relatório de pesquisa jurisprudencial, dissertações dirigidas sobre o tema, resenhas de artigos científicos.

Ensino híbrido no Direito Possibilidades de uso das atividades de aprendizagem em sala (relato das experiências nas IES parceiras): Correção oral do(s) tema(s) da aula anterior pelo docente: interesse dos alunos na revisão das aulas; Apresentação das respostas pelos discentes e revisão por pares: postura e expressão para comunicação, justificativas das opiniões e respostas com empatia às ideias dos outros; Documentação do progresso do discente antes e depois da aula: estudantes adotam postura mais ativa em sala de aula pois já leram e pensaram previamente sobre o conteúdo lecionado após a aula conseguem observar o que – e como – mudou o que haviam pensado; Caderno eletrônico de aprendizagem: fonte de consulta individual para novos estudos com a correlação entre os temas e a legislação e doutrina sobre o assunto.

Ensino híbrido no Direito