ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Advertisements

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. Heny Ford.
Atos Administrativos Atos Administrativos Exemplo: Admissão e demissão de funcionários e solicitação de mercadoria.
Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos Capítulo 9 – Doar e Fluxo de Caixa Objetivo da DOAR: Objetivo da DOAR: Apresentar as informações relativas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA PROFESSOR: RONALDO PESENTE DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO.
Regime Tributário – Opção A escolha pelo regime de tributação é irretratável para todo o ano-calendário. A determinação do regime de tributação (Lucro.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 4  RESULTADO: RECEITAS E DESPESAS + OUTROS CONCEITOS E REGIMES DE CONTABILIZAÇÃO (caixa e competência) Profª: Carlas.
CURSO PRÁTICO DE ROTINAS CONTÁBEIS u IRPJ – LUCRO PRESUMIDO Código do DARF – 2089 Pessoas Jurídicas que podem optar:  As pessoas jurídicas não obrigadas.
Análise de projetos industriais, custos e receitas Cap. 12 Casarotto Cap. 5 Haroldo G. Brasil.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 8  RAZONETE, BALANCETE DE VERIFICAÇÃO E PLANO DE CONTAS Profª: Carlas C Ferreira.
BRUNI Capítulo Efeito dos tributos sobre custos e preços Gestão de Custos e Formação de Preços Adriano Leal Bruni
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016 CONTAS DE RESULTADOS LDD – UNIDADE 2 PG.69.
Auditoria do Resultado CONCEITO Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar.
Contabilidade e Custos Site: (88) ASSUNTO:
Contabilidade Básica Aula Razonete. Contabilidade – Patrimônio 2 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO Bens e Direitos PASSIVO Obrigações PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
Relatório da administração
Estoques O que incorpora o valor dos estoques no BP?
REVISÃO DIAS 04 (HOJE) e 11 DE MAIO: REVISÃO
DOAR Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
Contabilidade Avançada – Operações com Mercadorias
A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.
Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques
UNIDADE DE ENSINO 3 – SEÇÃO 4 CONTAS REDUTORAS DO ATIVO
Exercício 5.3 A Empresa Comercial Paraense dedica-se à comercialização de luminárias de luxo. Em 1º-11-X5, seu estoque estava constituído de 200 unidades.
Formação de preços de venda
1ª AULA Tópicos Introdutórios da Contabilidade e Patrimônio
Inventário Periódico.
SEÇÃO 2.4 LDD – PG 103 Disciplina: Contabilidade
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
Professor: Geovane Paulo Sornberger
Operações com Mercadorias
PEPS, UEPS e CUSTO MÉDIO 01/13.
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2015
Tópico 4: Material Direto.
Direitos = Valores a receber de terceiros
CONTABILIDADE 1º SEMESTRE 2016
Financeiro - Conta Contábil
2ª AULA O Processo Contábil
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
CONTABILIDADE COMERCIAL E FINANCEIRA
Aula 5 – Revisão e Depreciação
Análise das Demonstrações Contábeis
Gestão Financeira e de Custos. O ADMINISTRADOR FINANCEIRO.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA E FISCAL
Cobrança simples de Duplicatas
Administração Financeira
TECNOLÓGICOS FUNDAMENTOS de CUSTOS
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
Aula 6 – Revisão e Prova Presencial
Disciplina: Economia Internacional
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
Estrutura Balanço Patrimonial
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
Fundamentos de Contabilidade
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência. Heny Ford.
ATIVO E PASSIVO 18/04/2019
Lucro Real Anual e Trimestral
IR Corrente e Diferenças Temporárias
GESTÃO DE SOCIEDADES DE ADVOGADOS
Investimentos e Consolidação
Contabilidade de Custos
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Prof. MSc. Silvio Aparecido Crepaldi MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES Os métodos utilizados no Brasil são o Custo Médio e o PEPS e, em menor escala, o.
Operações com Mercadorias
Tema da Aula: PEPS, UEPS E MCM Prof. Renato Torquato.
Transcrição da apresentação:

ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO CONTABILIDADE UNIDADE DE ENSINO 3 ARE – APURAÇÃO RESULTADO DE EXERÍCIO CONTROLE DE ESTOQUE

Patrimônio BENS DIREITOS OBRIGAÇÓES

BENS E ATIVO DIREITOS PASSIVO OBRIGAÇÕES PATRIMÔNIO LÍQUIDO Divisão do patrimônio ATIVO BENS E DIREITOS PASSIVO OBRIGAÇÕES PATRIMÔNIO LÍQUIDO

ATIVO PASSIVO P.L.

Natureza das Contas Ativo Contas devedores (Débito) Passivo Contas credoras (Crédito) Obs. Exceto para as contas redutoras

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ATIVO   PASSIVO DÉBITO CRÉDITO Aumentou valores Diminuiu valores + Debita - Credita Aumentou valores Diminuiu valores + Credita - Debita

ATIVO O Ativo representa os itens positivos do patrimônio; os que trazem benefícios e proporcionam ganhos para a empresa. PASSIVO O Passivo também é denominado “Passivo Exigível” O Passivo evidencia o grau de endividamento da empresa. PATRIMÔNIO LÍQUIDO Diferença entre o Ativo e o Passivo, representa o investimentos dos sócios na empresa.

Divisão do patrimônio / Origem e Aplicação ATIVO Aplicação PASSIVO Origem PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Origem e Aplicação dos Recursos ATIVO Aplicação PASSIVO Origem Externa Capital de Terceiro PATRIMÔNIO LÍQUIDO Origem Interna Capital Próprio

Recursos Capital de terceiros Passivo Exigível Capital Próprio Origem Externo Capital de terceiros Interno Capital Próprio Aplicação Bens e Direitos Passivo Exigível PL Ativo

Contas de Resultado Receitas São todos os valores recebidos pela empresa, bem como aqueles que ainda tenha o direito de receber, fruto das operações. Qualquer entrada só será considerada como receita se provocar um aumento no Ativo ou uma diminuição do Passivo Exigível. Despesas Representam a utilização ou consumo de bens e serviços no processo de geração de receitas. Qualquer gasto efetuado ou ainda devido, somente será considerado despesa se provocar uma diminuição do Ativo ou um aumento do Passivo exigível.

Contas de Resultado RECEITAS CUSTOS E DESPESAS AUMENTA DIMINUI O ATIVO AUMENTA O PASSIVO

Resultado Representa a diferença entre as Receitas e as Despesas de um determinado período. Lucro Total das receitas > Total das despesas Prejuízo Total das receitas < Total das despesas Obs. O resultado apurado ( lucro ou prejuízo ) representa a remuneração do capital investido pelos proprietários da empresa.

CONTAS PATRIMONIAIS CONTAS DE RESULTADO BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS

ARE - APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO .Objetivo da apuração do resultado do exercício As receitas e despesas de uma empresa representam, respectivamente, acréscimo e diminuição de seu patrimônio líquido. Essas receitas e despesas são controladas em contas específicas que, em geral, são de grande volume, chamadas contas de resultado. Ao final de cada exercício, é necessário que essas contas sejam encerradas para que: Possa ser conhecido o resultado do exercício; Transferência do Lucro/Prejuízo para a conta PL

ARE - APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO O encerramento das contas de receitas e despesas consiste em fazer um lançamento em todas as contas envolvidas de modo a deixá-las com saldo igual a zero, cuja contrapartida seria dada em uma única conta, denominada “Resultado do exercício”. Consequentemente, as receitas serão creditadas e as despesas, debitadas na conta “Resultado do exercício”. A diferença entre os débitos e créditos da conta “Resultado do exercício” será: Lucro - Saldo credor; Prejuízo - Saldo devedor. Naturalmente, se o total das receitas for igual ao das despesas, a empresa não terá obtido nem lucro nem prejuízo, isto é, obterá resultado nulo.

RECEITAS > CUSTOS E DESPESAS = LUCRO RECEITAS < CUSTOS E DESPESAS = PREJUÍZO

Receita Despesas Exemplo Vendas Juros Recebidos Aluguel Recebido Juros Pagos Material de escritório CMV Impostos Depreciação

CUSTOS x DESPESAS Gastos NA PRODUÇÃO CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO DESPESAS

CUSTOS DIRETOS INDIRETOS

Sistema de Inventário Periódico Quando não há controle do estoque, ou esse controle não é confiável. Nesse caso a empresa deve optar por um inventário levantado no final de cada período contábil.

PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai Custo Médio MÉTODOS DE CONTROLE DE ESTOQUE Permanentes PEPS – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai FIFO – First In, First Out UEPS – Último que Entra, Primeiro que Sai LIFO – Last In, First Out Custo Médio Custo pela média

02/09 VENDA DE 10 UN 03/09 VENDA DA 08 UN

02/09 VENDA DE 10 UN 03/09 VENDA DA 08 UN

02/09 VENDA DE 10 UN 03/09 VENDA DA 08 UN

Fatos que alteram o valor do Estoque Devolução – Compra ou Venda A devolução anula a operação efetuada anteriormente, por isso, deve ser lançada na respectiva coluna de origem. Abatimento nas Compras – Deve ser lançado reduzido a entrada. Abatimento nas Vendas – NÃO deve ser lançado na ficha de estoque

Tributação - Compras Impostos incidentes sobre as vendas ICMS 18,00% IPI 10% PIS 1,65% COFINS 7,65% Obs. Alíquotas fixas utilizadas apenas para fins didáticos Quando a empresa é optante pelo LUCRO PRESUMIDO, ela pode recuperar ICMS e IPI. Quando a empresa é optante pelo LUCRO REAL, ela pode recuperar ICMS, IPI, PIS e COFINS. Em alguns casos a empresa pode fazer a opção pelo forma de tributação, em outros casos ela está obrigada.

Tributação - Compras Impostos incidentes sobre as vendas ICMS 18,00% IPI 10% PIS 1,65% COFINS 7,60% Obs. Alíquota fixas utilizadas apenas para fins didáticos Quando a empresa compra para utilizar no processo produtivo ela pode recuperar IPI e ICMS. Quando a empresa compra para comercializar ela pode recuperar apenas o ICMS. O valor do IPI será integrado ao valor do estoque.

Exemplo Compra 11.000,00 - IPI (1.000,00) - ICMS (1.800,00) = Estoque 8.200,00

Contabilização Industria (Lucro Presumido) Matéria Prima

Exemplo Compra 11.000,00 - ICMS (1.800,00) = Estoque 9.200,00

Contabilização Comércio (Lucro Presumido)

Exemplo Compra 11.000,00 - IPI (1.000,00) - ICMS (1.800,00) - PIS (165,00) - COFINS (760,00) = Estoque 7.275,00

Contabilização Industria (Lucro Real) Matéria Prima

Exemplo Compra 11.000,00 - ICMS (1.800,00) - PIS (165,00) - COFINS (760,00) = Estoque 8.275,00

Contabilização Comércio (Lucro Real)

Exercício Efetuar os seguintes lançamentos: Integralização de capital social 20.000,00 Aquisição a prazo de móveis 12.000,00 Compra a prazo de mercadoria para revenda 15.000,00 Venda a prazo de 50% estoque de mercadoria 25.000,00 Calcular os impostos e apurar o ICMS a Pagar PEPS – MÉTODO APURAÇÃO ESTOQUE

Exercício Um empresa comercial, optante pela forma de tributação do Lucro Presumido, realizou as seguintes operações: Obs: Só ICMS a recuperar Compra a prazo de 10 unid. R$ 120,00 cada = R$ 1.200,00 Compra a prazo de 10 unid. R$ 150,00 cada = R$ 1.500,00 Venda a prazo de 15 unid. R$ 320,00 cada = R$4.800,00 Tarefas: Lançar as op. na ficha de estoque (PEPS/UEPS/Custo Médio)