Ivoti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Quando falamos em aprender...
O PONTO PRETO.
Tecnologia e Educação.
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO COMO OS PROFESSORES TENTAM MOTIVAR Atribuição de pontos extras aos alunos. Professor passa uma atividade e anota quem fez Coloca.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
2ª Etapa Minha escola é noticia
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Cristina Abranches Mota Batista
Escola Comum e Inclusão
Deixar a educação mais divertida e estar mais perto dos alunos é possível! Conheça AppProva O aluno pratica conteúdos aprendidos e consegue aprimorar as.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
CURRICULO +.
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
LO QUE HACEN LOS MEJORES PROFESORES
Análise de uma ferramenta ou recurso
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
Roteiro de observação de estágio
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Sistema de Integração e Gestão de
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Autora: Graziela Langone Fonseca
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLATAFORMA ADAPTATIVA DE APRENDIZAGEM
PEI – Programa Educacional Individualizado
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa Nossa representação de COLETIVO! Aline Gonçalves Fábio Felippe Jéssica Schiller Marlene Correa Morgana Matos.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Transcrição da apresentação:

Ivoti

Qual a maior dificuldade enfrentada no trabalho do aluno dentro da escola? Tempo de planejamento Estabelecer objetivos Conhecimento Conhecimento do aluno Medo/saúde Proposta de atividades para todos Adaptar recurso ou adaptar atividade Acessibilidade Gestão do tempo para o trabalho em equipe Aluno da escola X aluno da inclusão

Qual a concepção de escola que temos no momento Qual a concepção de escola que temos no momento? A escola é um lugar para: Aprender Conviver Fazer amigos Compartilhar Trocar experiências Ensinar conteúdos e avaliar (aprovar ou não) Divertir Desafios Educar Ampliar horizontes Preparar para a vida que está fora do portão da escola

O que vocês esperam deste trabalho? Ampliar conhecimento do que existe (recursos) Norte: por onde começar, identificar o que é mais importante Como identificar prioridades Comunicação alternativa: como começar? Aprender com o erro Objetivos gerais X objetivos específicos: saber planejar, identificar soluções, avaliar

Barreiras Turmas homogêneas????? Trabalho individual? Avaliação classificatória e comparativa? Escola como um local de absorver o conteúdo? Professores como os únicos responsáveis pela aprendizagem dos alunos? Até que pontos os recursos ajudam? Qual o projeto da escola?Escola 1,2,ou 3.