Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Recrutamento, Seleção e integração
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Universidade Federal de Goiás
Função AGREGAR PESSOAS:
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Função Aplicação de pessoas:
Qualidade Total.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Administração Estratégica
Empresa Privada – Grandes empresas
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Auditoria da Qualidade
TRABALHO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
Nathália Alonso Raemy Rangel
Levantamento das necessidades de treinamento
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Gestão por Competências
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Planejamento Estratégico
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Atuação do RH nos Processos de Recrutamento e Seleção
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE RH II
RECRUTAMENTO INTERNO.
O Atual Papel do RH nas Organizações
RECRUTAMENTO. Definição de Recrutamento  O recrutamento é um processo que objetiva atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar.
Gestão Estratégica de Pessoas
PROCESSO SELETIVO.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Profa. Mestre Marta Ajej
Sugestão de Vídeo Parte 1
Administração de Recursos Humanos
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade

CULTURA INTERNA DAS ORGANIZAÇÕES Também conhecida como Cultura Organizacional, é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas e clima organizacional. São regras que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.

FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL Existem diversas funções que a cultura pode exercer dentro de uma organização: ela define os limites, a coerência nos atos dos empregados; dá aos funcionários uma sensação de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e sério, trazendo motivação e ainda fazendo-os se comprometer com interesses coletivos; reduz a ambigüidade, determinando exatamente como os trabalhos devem ser executados. Algumas vezes ela funciona até mesmo como um vínculo entre os funcionários e a empresa, ajudando a permanecerem unidos através de normas do que se deve fazer e dizer. Mas sua principal função é distinguir uma organização de outra.

CLIMA ORGANIZACIONAL Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar. Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos.

DESCRIÇÃO DE CARGOS A Descrição de Cargos é a base de todo o sistema de Administração de Cargos e Salários. Pois, a partir da descrição é que os cargos serão avaliados. Portanto, a descrição deverá ser sucinto, direto e claro, de maneira que qualquer um leigo leia e entenda. Por outro lado, vários outros setores da Administração de Recursos Humanos poderão ser beneficiados com a utilização da Descrição de Cargos, tais como:

DESCRIÇÃO DE CARGOS a área de Treinamento poderá desenvolver seus programas com base na avaliação das necessidades e nas especificações analisadas por meio da descrição; os programas de Seleção de Pessoal poderão basear seus critérios para grupos de funções mais específicos; plano de promoção mais realistas poderão ser desenvolvidos; o recrutamento de candidatos a emprego poderá ser orientado de maneira mais precisa; exigência do art. 2º, da Medida Provisória nº 1.523, de 11/10/96, DOU de 14/10/96, que manda entregar uma cópia da descrição de cargos (perfil profissiográfico) no ato do desligamento do empregado; outros.

RECRUTAMENTO Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O recrutamento consiste em fornecer à organização um número suficiente de pessoas, aquelas necessárias à organização para a consecução de seus objetivos, a partir de dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Ou seja, é a busca de canais competentes e efetivos, sendo estes os mais diversos, de fontes de captação de indivíduos necessários e adequados as vagas em aberto

SELEÇÃO O processo de seleção é um processo de “duas mãos”, ou seja, a empresa escolhe e é escolhida. Cabe ainda a área de Seleção avaliar o sucesso obtido no processo visando readequá-lo ser for o caso. Uma área de Recrutamento e Seleção atuando de forma mais estratégica pode, a partir do entendimento do plano estratégico da empresa e do acompanhamento dos indicadores de gestão, planejar, antecipadamente, as demandas em relação ao preenchimento de vagas.

TREINAMENTO Treina os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo, desenvolve competências, dissemina a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização; discute questões de clima organizacional, entre outros; bem como tem como tem como principais objetivos:

TREINAMENTO Preparar as pessoas para a execução de tarefas peculiares à sua organização; Mudar a atitudes das pessoas. Neste ponto esta mudança de atitude tem várias finalidades; Desenvolver novas habilidades, conceitos, etc; Transmissão de informações; Desenvolvimento de conceitos; Aumento da produtividade; Melhorar a comunicação; Diminuir o retrabalho; Melhorar o relacionamento interpessoal; Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas;

AVALIAÇÃO DE PESSOAL Avaliação de pessoal ou avaliação de desempenho, pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho.

ANALISE DE PESSOAL Toda organização necessita ser avaliada através de um sistema para poder, através de um processo de retroalimentação, rever suas estratégias e métodos de trabalho, minimizando os efeitos da tendência à entropia e melhorando suas práticas. Assim ela se recicla, oxigena-se e torna-se capaz de sobreviver em ambientes turbulentos e mutáveis.