VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
O PLANO DE MARKETING.
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Sistema de Informação Gerencial
Consultoria Empresarial
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Administração Estratégica
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 02
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Planejamento de comunicação.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
CARTÃO DE VISITAS DO “BUSINESS PLAN”
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS – O que é e como fazer?
Departamento Jurídico-Financeiro
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
Planejamento de marketing
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Funções de administração
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Administração de Recursos Humanos II
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
O PLANO DE MARKETING.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Gabriel Bastos Machado
Planejamento Estratégico
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e Responsabilidade Social
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Planejamento Organizacional Integrado
Carlos Visão Global Social
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Uma Metodologia para a Analise da Concorrência
Comportamento Organizacional Introdução
O que é Planejamento de Marketing? Plano de Marketing
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
GESTÃO ORGANIZACIONAL
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO O GERENTE DE VENDAS CLEBER DOMINGUES

INTRODUÇÃO A partir do ambiente globalizado (1970), nota-se crescente importância para o “CLIENTE”. Esta situação impõe as organizações uma postura forte e agressiva com relação ao marketing e vendas. Nunca se viu níveis de competitividade tão altos como agora. É, portanto, necessário “políticas de vendas” claras e bem definidas.

No contexto organizacional globalizado a figura do gerente de vendas é fundamental. Assim sendo, o espectro do cargo vai além do conhecimento na área de vendas. Compreendendo o todo da organização. Além disso, deve ter boa compreensão do mercado de atuação da empresa e compatibilidade com as estratégias do marketing. Observando o macroambiente, com vistas ao cumprimento dos objetivos da empresa.

Administração O gerente de vendas deve buscar a compatibilização das diretrizes e metas da empresa e as ações de vendas. Para tanto lança mão de Incentivos Financeiros, Incentivos não Financeiros, Premiações, com vistas ao atingimento de cotas de vendas e dos objetivos organizacionais.

Cargo Considerando que a área de vendas necessita mais do que inteligência e conhecimento. Fazendo-se necessário uma série de quesitos e vivências práticas. O cargo de gerente de vendas especificamente apresenta as características básicas dimensionadas.

Perfil do Gerente de Vendas Profunda experiência de todos os setores de vendas, especialmente na área de contas especiais. Conhecimento amplo de todos os ramos de negócio onde a empresa opera, com particular detalhe aos comerciantes mais influentes em cada ramo.

Perfil do Gerente de Vendas Ser elemento profundamente respeitado pelos demais gerentes da empresa. Boa compreensão da política de marketing de todos os produtos, de preferência se tiver sido gerente de produto, titular ou assistente, em algum estágio de sua carreira.

Perfil do Gerente de Vendas Conhecimento de técnicas analíticas e quantitativas pelas quais os fatores de comércio possam ser medidos e capacidade comprovada de utilização dessas técnicas. Experiência e capacidade de julgamento.

Funções do Gerente de Vendas O gerente de vendas é a ponte entre o marketing e vendas. Graças à sua experiência pessoal e contatos estreitos com colegas de campo e de contas especiais, possui conhecimento e compreensão detalhados do que a organização de vendas pode ou não fazer e do que o comércio aceitará ou recusará.

Funções do Gerente de Vendas Proporciona a base dos subsídios à equipe de planejamento de marketing. Em sentido contrário, transmite os resultados do processo de planejamento de marketing ao departamento de vendas, para providências executivas.

Funções do Gerente de Vendas Deste modo generalizado, suas funções são assim descritas: Inicia ou obtém do departamento de vendas as estratégias de vendas destinadas a categorias importantes do comércio ou clientes isolados. Obtém provas, baseados em fatos, dos resultados de diversas formas de operação de venda e atividades nas lojas.

Funções do Gerente de Vendas Colhe as opiniões de todos os integrantes categorizados do departamento de vendas quanto aos meios a serem empregados para desenvolver as vendas de grupo de produtos e quanto aos recursos necessários. Garante que estas opiniões sejam plenamente levadas em consideração na elaboração de planos e estratégias de MKT.

Funções do Gerente de Vendas Determina a exequibilidade dos objetivos de marketing e os meios mais eficientes de atingi-los por intermédio da equipe de vendas. Contribui para a elaboração das estratégias de promoção e preços.

Funções do Gerente de Vendas Preparam estratégias de vendas, merchandising e distribuição para cada grupo de produtos. Desenvolve objetivos de vendas para cada grupo de produtos. Define os serviços de venda e distribuição necessários para cada grupo de produtos.

Funções do Gerente de Vendas Prepara, ou manda preparar, planos pormenorizados de vendas e merchandising para alcançar tais objetivos. Quando for preciso, requisita o investimento necessário para implementar esses planos. Controla o andamento dos planos de vendas e do fornecimento de serviços de venda e distribuição, tomando as providências de correção quando e se forem necessários.

Funções do Gerente de Vendas Participa na determinação dos custos de vendas a serem atribuídos a cada grupo de produtos.

Esta é a importância da atribuição e do posicionamento dos departamentos de vendas no complexo mercadológico. Estamos cada vez mais dentro da área de distribuição e, portanto, é indispensável que os homens que tem obrigação de conhecer comércio e distribuição falem sobre os problemas desse setor de mercado, procurando adequar os planos de marketing à realidade em que vivemos. Isto é tanto mais importante quanto mais o preço fica forte como elemento de diferenciação de produtos e marcas.

Se as vendas não forem colocadas em pé de igualdade com os outros setores empresariais, não é possível, ou não faz muito sentido, falar em Marketing Integrado.