Aquecimento Desportivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

O STRESS PRODUTIVO.
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Federação Portuguesa de Atletismo
Faculdade de Ciências do Desporto e de
Hipertrofia – Hiperplasia
O AQUECIMENTO E OS FATORES FISIOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES 1- O FLUXO SANGUÍNEO: Em repouso, cerca de 20% do fluxo sangüíneo encontra-se localizado na musculatura,
Sania de Sousa Cançado Fisioterapeuta
Qualidades profissionais
EXERCÍCIO AERÓBICO Docente : Kalline Camboim Cinesioterapia
O movimento e o exercício
Tarefa e Actividade Comentário Fundamentos de Didáctica da Matemática2006/2007 Prof. Dr. João Pedro Ponte Catarina Ribeiro Sílvia Semana.
DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL
O que saber - Princípios do Treinamento
O QUE SABER.
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Os tipo de exercício físico
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Exercícios Físicos.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
UM ESTILO DE VIDA ATIVO PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO
DICA DE SAÚDE – MARÇO 2012 Fonte: Aspectos anatômicos: as mulheres, devido a uma maturação mais rápida do esqueleto e a.
Fonte: Redação Meia Fina
Comunicação e inteligência empresarial
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
A importância do Alongamento para Saúde
Educação Física Aquecimento.
Aquecimento e Condicionamento Físico
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Centro Medicina Desportiva De Lisboa
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
Como manter uma Boa Postura?
Atividade Física na Terceira Idade
Nutrição do Trabalhador
Benefício de dentro para fora
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Trabalho de Atletismo Unidade III
Escola Secundária Ferreira Dias Agualva
Água é Vida!.
Atribuições das Unidades Organizacionais
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
Fisioterapia Trabalho realizado por: Marcelo Amorim Marcelo Paiva
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz.
Os Perigos do corpo perfeito
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
ESCOLA SECUNDÁRIA C/3ºCICLO PADRE ANTÓNIO VIEIRA ANO LECTIVO 2008/2009 BIOLOGIA 12º Elementos do grupo: Andreia Franco nº4 Elisa Fernandes nº9 Joana Marino.
Adaptação/Treino.
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
VARIÁVEIS DA PRESCRIÇÃO TREINAMENTO DE FORÇA
Emanuel Pires Cef oi Nº4. COMO A ERGONOMIA PODE NOS AJUDAR? Sendo ERGONOMIA a ciência que estuda toda e qualquer actividade física e mental com menos.
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
ACADÊMICA: SHALINE ANZOLIN PROFESSORA: KÁTIA PEREIRA DA COSTA CRUZ
Conceitos de Treinamento por Categoria.
Aproveite as férias e o início do ano novo para treinar ao ar livre e manter a boa forma (04/01) Fonte: minhavida.com.br DICA DE SAÚDE – JANEIRO 2012 Metabolismo.
Psicologia no desporto
Avaliando a aptidão física
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Palestrantes (Simulação): Dra. Natália Regina Felipe Dra. Raynara Silva Souto.
ALONGAMENTO.
PSICOLOGIA DESPORTIVA Ocupa-se de… O comportamento do indivíduo nas situações de prática desportiva; Os fenómenos psicológicos ligados ao desempenho do.
Transcrição da apresentação:

Aquecimento Desportivo Educação Física

O que é o aquecimento desportivo, e para que serve? O aquecimento desportivo é muito importante e consiste numa série de exercícios que servem para preparar o organismo para a prática desportiva, seja ela competitiva, de treino ou de lazer. Estes exercícios para além de preparem o organismo para a prática desportiva, evitam lesões graves e atenuam as dores musculares/corporais. A maioria das pessoas que começam a sua prática desportiva, amadores, dizem que o aquecimento é uma perda de energia, o que não é verdade. Estudos realizados mostram que 6 em 10 pessoas que começam o seu programa desportivo, o abandona nas primeiras 6 semana por causa de uma lesão provocada pela ausência de um aquecimento prévio.

Quais as vantagens? O aquecimento desportivo aumenta o metabolismo celular, além de prevenir muitas lesões. Como o aquecimento desportivo aumenta a temperatura dos músculos, estes possuem uma maior flexibilidade, possibilitando uma maior facilidade na realização de exercícios.

Existem vários tipos de aquecimento? Existe o passivo e o activo. o activo ainda tem o geral especifico

Passivo Possibilita a elevação da temperatura corporal, mas dado que não exige solicitações físicas do indivíduo, não envolve dispêndio de energia. Deve ser utilizado como complemento do aquecimento activo e nunca como substituto, pois as suas consequências reflectem-se ao nível muscular, não possibilitando, por isso, um aumento do desempenho atlético, nem actuando como profiláctico de eventuais lesões.

Activo Este tipo de aquecimento necessita de um envolvimento desportivo na sua realização. Aqui existem dois tipos de aquecimento diferentes, o geral e o específico. Este aquecimento é individual, pois o individuo que o realiza tem de tomar atenção às necessidades do seu organismo e as suas dificuldades. .) Aquecimento geral Os principais objectivos fisiológicos deste tipo de aquecimento são o aumento da temperatura corporal e muscular e a preparação do sistema cardiovascular e respiratório para a actividade física e para o desempenho.

) Aquecimento específico .) Aquecimento específico O aquecimento específico deve ser realizado após o aquecimento geral. Este tipo de aquecimento é fundamental nas modalidades desportivas coordenativas. Consiste em exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na actividade posterior, ou seja, possuem características semelhantes àquelas que vão realizar na prova

Factores que influenciam o aquecimento ·) Idade Variação do tempo e da intensidade de acordo com a idade. Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser, ou seja, mais longo. .) Estado físico Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade. É indicado nunca fazer actividades ou exercícios os quais não se está acostumado. ·) Disposição Psíquica A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento. ·) Período do dia Pela manhã o aquecimento deve ser mais gradual e mais longo e durante à tarde o aquecimento pode ser mais curto. Já a noite deve ter características similares ao da manhã.    

8ºB Disciplina: Educação Física Professor: Dr. Paulo Marcolino Ano Lectivo: 2006/2007 8ºB Realizado por: Marcelo Lopes Nº 15 Jason Costa Nº 11