OS PROBLEMAS NOS DADOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PERIFERIAS METROPOLITANAS: O CASO DE SÃO GONÇALO, METRÓPOLE DO RIO DE JANEIRO Andreza Garcia de Gouveia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Advertisements

Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
O Mercado de Trabalho em Panificação Caren Machado Markus Rafael Rolin Rosana Machado Markus Wilson.
PESQUISA CURSOS INTERATIVOS DE TRANSPORTE Conceitos; Sexo; Idade; Escolaridade; Profissão; Renda Familiar; Classe Social. PARTE 5 – PESQUISA DE CARACTERIZAÇÃO.
O USO DAS LINHAS DE CRÉDITO DO PRONAF ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES DOS MUNICÍPIOS DO “CIRCUITO DAS FRUTAS” /SP E “ENTRE SERRAS E ÁGUAS” /SP UNIARA – CENTRO.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PERDAS
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE MELEIRO,
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
Trabalho final Educação: desigualdades e percepções sobre escola
OUVIDORIA PROATIVA: Projeto “A AGIR quer ouvir você!”.
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Relatório de Pesquisa Quantitativa
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Universalização – Desafio Comum para o Saneamento no Mundo
O que é Pesquisa de Mercado?
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO SANEAMENTO EM PEQUENOS MUNICÍPIOS: ENFOQUE NA MICROMEDIÇÃO Silvana da Silva Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Civil, Professora.
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
Júlio César Teixeira - UFJF Gabriel Procópio da Fonseca - UFJF
PCAP-2008 Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade, 2008.
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
ESTATÍSTICA (parte 1) população e amostra
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ. Mirta Schlindwein Lucas
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Apresentação do Trabalho e da Equipe
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Conceitos Demográficos
Ações para garantir o abastecimento de água permanente em períodos de instabilidade hídrica Milena Rossetti Técnica Química da Comusa – Serviços de Água.
ACADEMIA DE LÍDERES Competência: Liderança e Gestão de Pessoas Projeto de Aplicação 2012.
Planning and Economic Data
Documentos suplementares
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
Protocolo de observação
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Principais Bases de Micro-Dados
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
CURSO DE DIREITO TRABALHISTA.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Dados relativos à pesquisa
Evanisa Fátima Reginato Quevedo Melo Adele Stein Kuhn
Apresentação de Artigo
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Thiago Augusto Maziero
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
Pesquisa Científica
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Adubagem Caseira: Um projeto para diminuir a quantidade de lixo nos lixões a céu aberto por meio da reciclagem e adubagem orgânica Autor. Orientador: Resultados.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA – USP
Adubagem Caseira: Um projeto para diminuir a quantidade de lixo nos lixões a céu aberto por meio da reciclagem e adubagem orgânica Autor. Orientador: Resultados.
Transcrição da apresentação:

OS PROBLEMAS NOS DADOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PERIFERIAS METROPOLITANAS: O CASO DE SÃO GONÇALO, METRÓPOLE DO RIO DE JANEIRO Andreza Garcia de Gouveia (PEAMB- UERJ), Ana Lucia Britto (PROURB-UFRJ) e Rosa Maria Formiga Johnsson (PEAMB –UERJ)

Objetivos Discutir os limites das fontes de pesquisa CENSO do IBGE e os dados da pesquisa SNIS (Sistema Nacional de Informações em Saneamento) para qualificar o acesso à água nas periferias metropolitanas, entendendo acesso como a uma quantidade de água segura ( em qualidade), acessível (em termos de custo) e suficiente para satisfazer suas necessidades básicas (beber, usos domésticos e de sustento) Método Estudo empírico realizado no município de São Gonçalo pesquisa de campo no bairro do Jardim Catarina, onde consta que o abastecimento de água é predominantemente por via da rede de abastecimento público da CEDAE

Objetivos Discutir os limites das fontes de pesquisa CENSO do IBGE e os dados da pesquisa SNIS (Sistema Nacional de Informações em Saneamento) para qualificar o acesso à água nas periferias metropolitanas, entendendo acesso como a uma quantidade de água segura ( em qualidade), acessível (em termos de custo) e suficiente para satisfazer suas necessidades básicas (beber, usos domésticos e de sustento) Método Estudo empírico realizado no município de São Gonçalo pesquisa de campo no bairro do Jardim Catarina, onde consta que o abastecimento de água é predominantemente por via da rede de abastecimento público da CEDAE

A área de estudo – São Gonçalo e Distritos

Os Bairros de São Gonçalo – Jardim Catariana – Setores Censitários do IBGE

Desenvolvimento do trabalho : levantamento de informações Primeiro Momento Dados referentes as formas de abastecimento de água no município através do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE no ano de 2010, no nível dos setores censitários. Levantamento dados do SNIS para o município de São Gonçalo Os dados da PNSB de 2008 não foram disponibilizados por distritos

Desenvolvimento do trabalho : levantamento de informações Segundo Momento Informações sobre as condições do abastecimento de água, in loco, em um setor censitário que, segundo as informações obtidas através do Censo IBGE 2010, possui a maior parte de suas residências ligadas à rede geral de abastecimento de água ( setor 330490415000020 , 178 domicílios abastecidos por rede geral) Aplicação de questionários domiciliares - com perguntas fechadas e abertas relacionadas às formas de provisão de água, às suas condições, a qualidade do serviço, as formas de esgotamento utilizadas, e, algumas questões relativas as características sócio e econômicas dos entrevistados. A amostragem foi definida de modo a representar 10% (dez por cento) do total de domicílios existentes no setor ( 18 domicílios entrevistados)

Formas de abastecimento de água Resultados (1) a predominância de baixos índices socioeconômicos, com cerca de um terço das famílias com renda familiar de apenas um salário mínimo e com mais da metade dos responsáveis pelos domicílios com grau de escolaridade restrito ao ensino fundamental. Formas de abastecimento de água

Resultados (2) Mais da metade dos entrevistados (55,5%) informaram que este abastecimento ocorre uma única vez na semana, no período noturno (83,3%) e com uma pressão considerada fraca (89,9%); uma intermitência prolongada de até 144 hs sem água, e, quando a mesma chega é sempre no período noturno e com baixa pressão, 61% consideraram a quantidade de água disponível em suas casas como insuficiente para a realização das suas tarefas diárias. Um entrevistado usuário da água da CEDAE associada com a água de um poço raso, respondeu ao ser perguntado se ferve ou filtra a água antes do consumo: “Não. Bebo água direto do poço. Nunca vi a qualidade da água, não. A CEDAE podia mandar uns técnicos pra verem, né?! Já peguei lombriga duas vezes”. a grande maioria, 77,8%, não paga conta por motivos diversos, como: por não receberem a fatura em suas residências; por não concordarem com a tarifa cobrada; por não receberem um serviço de qualidade; e, por estes, associados ao fator de já possuírem outra forma de abastecimento de água (poço) e não temerem o corte do serviço pela CEDAE. Em mais de 83% das residências entrevistadas não foram instalados hidrômetros. As tarifas mensais ultrapassam os R$100,00 - mesmo tratando-se de um bairro com baixos indicadores socioeconômicos, onde boa parte da população possui renda familiar em torno de apenas um salário mínimo.

Resultados (3) - O setor entrevistado do bairro do Jardim Catarina é préximo com a Estação de Tratamento de Água do Laranjal e a uma revendedora de água por meio de carros-pipa.

Conclusões Os dados sobre o abastecimento de água no setor inquirido podem não representar a realidade na medida em que estar ligado à rede de abastecimento pública não garante o acesso a água. Existe uma alta inadimplência no pagamento do serviço de água tratada e a transferência destes recursos financeiros para a aquisição e manutenção de formas complementares de provisão de água de cunho individual Sugere-se que o IBGE reveja seu questionário domiciliar de forma a inserir informações qualitativas do acesso à água. A situação divergente observada no município de São Gonçalo pode estar ocorrendo em outras periferias do Brasil, e, sem nenhum outro método de coleta de informações as populações destas áreas poderão sofrer com a falta de Medidas que realmente supram suas necessidades de abastecimento. dados de órgãos oficiais são utilizadas como base para diversos planejamentos territoriais e urbanos, números que não retratam a realidade podem impedir que áreas vulneráveis e deficitárias sejam objeto de estudo e planejamento, e, passem por melhoras estruturais e de gestão O Censo é uma oportunidade única de conhecer as reais condições de vida dos brasileiros e a lacuna aqui apontada merece ser considerada

Obrigada! andrezagarciadegouveia@gmail.com anabrittoster@gmail.com