A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Advertisements

Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Método Científico – Parte I
Elaboração de um projeto de pesquisa
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Gestão democrática; Lei da mordaça; Reforma do Ensino Médio
Metodologia do Ensino de Física I
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Formação para Educação Integral:
Introdução ao estudo da Psicologia
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Thomas Kuhn ( ) nasceu em Cincinnati, Ohio, EUA.  Cursou física na Universidade de Harvard. PRINCIPAIS.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
METODOLOGIA DA PESQUISA
TÍTULO SEMINÁRIO TEMÁTICO Disciplina: CBD0264 Informação, Ciência & Tecnologia IC&T Abril, 2015 Alunos: Orientação: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
O QUE É CIÊNCIA PARA VOCÊ ?
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Formação de professores de ciências no Brasil
SUSAN LEIBIG INSTITUTE.
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Problemas e problematizações
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Estudando para o Enem de forma Invertida
Epistemologia de BACHELARD.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
COMUNICAÇÃO CONHECIMENTO TECNOLOGIA E EaD na moderniadade
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
A ciência na Idade Média
Psicologia e educação: compartilhando saberes
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
O ideal de Direitos Humanos, a Secularização e Christian Thomasius.
O CONTRATO (DO LIVRO) DIDÁTICO
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
CURSO DE FUNDAMENTOS & METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Transcrição da apresentação:

A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD - cientista francês - formado em Matemática - prof. secundarista de Fís. e Quím. - filósofo da ciência

Pontos Fundamentais de seu pensamento - interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta

Pontos Fundamentais de seu pensamento - interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta - as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento)

Pontos Fundamentais de seu pensamento - interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta - as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento) - construção do conhecimento: plural, turbulenta e agressiva

Conceitos básicos de sua epistemologia

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, compreender o passado

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais - O desenvolvimento do conhecimento científico passa a ser compreendido por rupturas: tanto na sucessividade quanto na simultaneidade temporal

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento”

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento” - Senso comum, dados perceptíveis, resultados experimentais, metodologia aceita como válida, conhecimentos acumulados são exemplos de O.E

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - Superação por atos epistemológicos: ruptura com os conhecimentos anteriores, seguidos por sua reestruturação

Contribuições para a educação

Contribuições para a educação - alerta aos educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos;

Contribuições para a educação - alerta aos educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos; - durante décadas os professores riram dos erros dos alunos. Com Bachelard surge a noção de que o erro é constitutivo do processo de construção do conhecimento. Os erros do aluno não são senão os conhecimentos de que ele dispõe para apropriar-se do saber proposto pelo professor na relação didática.

G. Bachelard “conhecemos contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal feitos, superando-se o que o próprio espírito cria obstáculos à espiritualização”