A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD - cientista francês - formado em Matemática - prof. secundarista de Fís. e Quím. - filósofo da ciência
Pontos Fundamentais de seu pensamento - interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta
Pontos Fundamentais de seu pensamento - interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta - as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento)
Pontos Fundamentais de seu pensamento - interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta - as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento) - construção do conhecimento: plural, turbulenta e agressiva
Conceitos básicos de sua epistemologia
Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica
Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, compreender o passado
Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais
Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais - O desenvolvimento do conhecimento científico passa a ser compreendido por rupturas: tanto na sucessividade quanto na simultaneidade temporal
Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos
Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento”
Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento” - Senso comum, dados perceptíveis, resultados experimentais, metodologia aceita como válida, conhecimentos acumulados são exemplos de O.E
Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - Superação por atos epistemológicos: ruptura com os conhecimentos anteriores, seguidos por sua reestruturação
Contribuições para a educação
Contribuições para a educação - alerta aos educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos;
Contribuições para a educação - alerta aos educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos; - durante décadas os professores riram dos erros dos alunos. Com Bachelard surge a noção de que o erro é constitutivo do processo de construção do conhecimento. Os erros do aluno não são senão os conhecimentos de que ele dispõe para apropriar-se do saber proposto pelo professor na relação didática.
G. Bachelard “conhecemos contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal feitos, superando-se o que o próprio espírito cria obstáculos à espiritualização”