Unidade 7 CUSTEIO VARIÁVEL.

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Unidade 7 CUSTEIO VARIÁVEL

Definição e origem do custeio variável Nesta metodologia, apropriam-se aos produtos e/ou serviços somente os custos variáveis, sendo que os custos fixos são separados e considerados como despesas do período. Os custos variáveis são, em geral, características intrínsecas dos produtos/serviços, ou passíveis de identificação, uma vez que representam os componentes (insumos) diretos dos produtos e/ou serviços. Como resultado disso, tem-se que a mensuração dos custos dos produtos e/ou serviços é composta de menor arbitrariedade e de melhor comparabilidade que a sistemática do custeio por absorção.

Definição e origem do custeio variável Necessidade de análise da rentabilidade dos produtos e/ou serviços isenta de subjetividade. Foca no “não rateio” dos custos. Alguns argumentos favoráveis a esta metodologia: Os custos fixos pertencem à empresa Subjetividade dos critérios de rateio O custo depende do volume de produção

MC = Preço de Venda – Custo Variável Margem de Contribuição MC = Preço de Venda – Custo Variável Representa a capacidade que o produto tem para cobrir Custos Fixos e contribuir para o lucro do período Vendas ........ (-) CV ........ = MC ........ (-) CF ........ = Lucro ........ Demonstração do Resultado

Principais características do custeio variável Não é aceito pelo fisco brasileiro; Apropria somente os custos variáveis (ou diretos) aos produtos e/ou serviços; Não atende aos conceitos de administração por responsabilidade, uma vez que não aloca custos aos departamentos; Não possui subjetividade quanto a alocação dos custos diretos aos produtos e/ou serviços; Atende aos aspectos gerenciais voltados para o âmbito econômico de curto prazo; e Devido a simplicidade, é de fácil entendimento por parte dos tomadores de decisão.

O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. Quadro 17 – pág. 115 Itens de custo Produto (cerâmica) A B C D Massa 28.125 18.750 26.250 11.250 Esmalte 11.400 7.600 13.300 5.700 Mão-de-obra direta 22.500 18.000 15.750 9.000 Total 62.025 42.350 55.300 25.950 Custos diretos de produção

O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. Quadro 18 – pág. 115 Itens de custo Produto (cerâmica) A B C D Massa 28.125 18.750 26.250 11.250 Esmalte 11.400 7.600 13.300 5.700 Total 39.525 26.350 39.550 16.950 Quantidade Total (m2) 30.000 20.000 35.000 15.000 Custo Variável ($/m2) 1,3175 1,1300 Custos variáveis de produção

O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. Quadro 19 – pág. 116 Produto (cerâmica) A B C D Preço de Venda Unitário 6,80 4,80 5,20 3,70 Custo Variável ($/m2) 1,3175 1,1300 Margem de Contribuição 5,4825 3,4825 4,0700 2,5700 Ordem 1º 3º 2º 4º Margem de Contribuição unitária por produto

O caso da Indústria Cerâmica Palhoça Ltda. pág. 117 e 118 Ordem de Lucratividade Produto A B C D Rateio dos custos indiretos com base na MOD 2º 4º 1º 3º Rateio dos custos indiretos com base na Massa Rateio dos custos indiretos com base nos custos diretos Custeio por Absorção com Departamentalização Custeio Baseado em Atividades Resumo: Quadros 20, 21 e 22