Disciplina: Administração Mercadológica I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
Advertisements

O processo de pesquisa de mercado
Pesquisas Diego Bolsi Martins
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Capítulo 4 Condução de pesquisa de marketing e previsão da demanda
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 4 Condução de pesquisa de marketing.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
A Tomada de Decisão sob a perspectiva dos estagiários de Secretariado Executivo numa autarquia federal Vanderlucio Silva de Lima
FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR - CAMPUS I CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Metodologia Científica
ESTATÍSTICA POPULAÇÃO X AMOSTRA
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
O que é Pesquisa de Mercado?
Elaboração de um projeto de pesquisa
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Grupo 3 – Estudos Quantitativos
Visão Geral dos Tipos de Pesquisa
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Prof. Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton
DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2
Abordagens Mistas e Triangulação
ESTATÍSTICA (parte 1) população e amostra
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Como encaminhar uma pesquisa?
Desenhos de Estudo em Epidemiologia Ocupacional
METODOLOGIA DE PESQUISA
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
GÊNERO ENTREVISTA.
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
Organização de um Relatório
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos
Relatório de resultados do processo quantitativo
PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Princípios de marketing
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
A PESQUISA QUALITATIVA
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO: Autor(es):.
Conhecimento e Pesquisa
Entendendo o Método Científico
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
E. M. Dr. Leandro Franceschini
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Pesquisa Científica
O Significado de Pesquisar
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Administração Mercadológica I Turma: Administração – quinto semestre Prof. Milton Farina Tema: Pesquisa de Marketing Cap. 4 Adm Marketing – Kotler/Keller Primeiro Semestre - 13/04/ 2010 Copyright © 2006 by Pearson Education

É a elaboração, a coleta, a análise e O que é pesquisa de marketing? É a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de institutos de pesquisa de marketing Institutos de pesquisa Institutos de pesquisa de marketing customizada Institutos de pesquisa de marketing especializados em determinados tipos de serviços Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Figura 4.1 O processo de pesquisa de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Etapa 1 Definição do problema Definição das alternativas de decisão Definição dos objetivos da pesquisa Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Etapa 2 Fontes de dados Abordagens de pesquisa Instrumentos de pesquisa Plano de amostragem Métodos de contato Copyright © 2006 by Pearson Education

Abordagens de pesquisa Pesquisa por observação Pesquisa de grupo de foco Levantamentos Dados comportamentais Pesquisa experimental Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Sessão de grupo de foco Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Instrumentos de pesquisa Questionários Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education O certo e o errado dos questionários Certifique-se de que as perguntas não sejam tendenciosas Faça perguntas simples Faça perguntas específicas Evite jargões Evite palavras sofisticadas Evite palavras ambíguas Evite perguntas que incluam uma negação Evite perguntas hipotéticas Não use palavras de som ambíguo Use faixas de valores para perguntas delicadas Cetifique-se de que as múltiplas escolhas não se sobreponham Inclua o item “outros” em perguntas com respostas predefinidas Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Dicotômica Para programar esta viagem, você ligou pessoalmente para a American?  Sim  Não Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Múltipla escolha Com quem você está viajando neste vôo?  Ninguém Cônjuge Cônjuge e filhos Apenas filhos Colegas de trabalho/Amigos/Parentes Estou participando de uma excursão Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Escala Likert As companhias aéreas menores geralmente oferecem melhores serviços que as grandes.  Discordo totalmente Discordo Não concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Diferencial semântico American Grande ……………………………...……………..…….Pequena Experiente………………….………….………...… Inexperiente Moderna………………………..…………...……. ..…Antiquada Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Escala de importância Para mim, a comida servida a bordo é _________:  Extremamente importante Muito importante De alguma importância Pouco importante Totalmente sem importância Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Escala de classificação A comida servida pela American é ________.  Excelente Muito boa Boa Razoável Ruim Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Escala de intenção de compra Se um serviço de Internet a bordo estivesse disponível em um vôo longo, eu __________:  Certamente usaria Provavelmente usaria Não tenho certeza se usaria Provavelmente não usaria Certamente não usaria Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Completamente não estruturada Qual sua opinião sobre a American? Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Associação de palavras Qual é a primeira palavra que lhe vem à mente quando ouve: Companhia aérea ________________________ American _____________________ Viagem ________________________ Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Complemento de frase Quando escolho uma companhia aérea, o que mais pesa na minha decisão é ______________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Complemento de história “Voei pela American há alguns dias. Notei que as partes externa e interna da aeronave ostentavam cores muito vivas. Isso suscitou os seguintes pensamentos e sentimentos em mim…” (Agora complete a história.) Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Tipos de pergunta – Complemento de figura Copyright © 2006 by Pearson Education

Pesquisa qualitativa Observação direta Fotograma Acompanhamento do consumidor Diário de anotações Entrevistas com usuários extremos Análises de narrativas Grupos não focados Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Instrumentos mecânicos Galvanômetros Taquistoscópios Câmeras oculares Audímetros GPS Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Plano de amostragem Unidade de amostragem: quem será pesquisado? Tamanho da amostra: quantas pessoas devem ser entrevistadas? Procedimento de amostragem: como os entrevistados devem ser selecionados? Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Amostras probabilística e não probabilística Probabilística Amostra aleatória simples Amostra aleatória estratificada Amostra por agrupamento Não probabilística Amostra de conveniência Amostra de julgamento Amostra por quotas Copyright © 2006 by Pearson Education

Questionário por correio Métodos de contato Questionário por correio Entrevistas por telefone Entrevistas pessoais Entrevistas on-line Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Características da boa pesquisa de marketing Método científico Criatividade Métodos múltiplos Interdependência de modelos e dados Valor e custo das informações Ceticismo saudável Marketing ético Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education Escala de probabilidade de compra Você pretende adquirir um automóvel nos próximos seis meses? 0,00 Nenhuma probabilidade 0,20 Ligeira probabilidade 0,40 Probabilidade razoável 0,60 Boa probabilidade 0,80 Alta probabilidade 1,00 Com certeza Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education RESUMO 1- As empresas podem conduzir sua pesquisa de marketing ou contratar outras organizações para fazer isso por elas. A boa pesquisa de marketing se caracteriza por método científico, criatividade, métodos múltiplos, interdependência de modelos e dados, valor e custo das informações, ceticismo saudável e marketing ético. Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education RESUMO 2- O processo de pesquisa consiste em definir o problema, as alternativas de decisão e o objetivo da pesquisa, desenvolver o plano de pesquisa, coletar e analisar as informações, apresentar os resultados à gerência e tomar as decisões. Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education RESUMO 3- Ao conduzir as pesquisas, as empresas têm de decidir entre coletar suas informações e fazer uso das já existentes. Também devem decidir quanto à abordagem a ser adotada (por observação, grupo de foco, levantamentos, dados comportamentais ou experimental) e ao instrumento de pesquisa (questionários, pesquisa qualitativa ou instrumentos mecânicos) que serão utilizados. Além disso, devem determinar um plano de amostragem e os métodos de contato. Copyright © 2006 by Pearson Education