Método Científico – Parte II Dr. Paulo Rogério Martins Lopes

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Transcrição da apresentação:

Método Científico – Parte II Dr. Paulo Rogério Martins Lopes Apresentação Método Científico – Parte II Setembro/2016 Dr. Paulo Rogério Martins Lopes © 2016 Martins Lopes Advocacia

Problema USP (1994) : O elevador de um edifício de 10 andares parte do térreo com 4 pessoas: 2 mulheres, 1 homem e 1 criança. No 4º andar sai 1 mulher e entram 3 homens. No 7º andar, saem 2 pessoas. Sabendo-se que houve apenas mais uma parada no 9º andar onde não desceu nenhuma criança e que o elevador chegou ao 10º andar com 11 pessoas, pergunta-se: Qual é a idade do ascensorista? 2

Gabaritos Apresentados Resolveram o problema apresentado 454 80% Responderam que não sabem ou deixaram em branco 102 18% Indicaram que os dados não correspondem à pergunta 11 2% 3

Finalidades da Pesquisa As principais finalidades da pesquisa são descobrir respostas para questões que nos instigam, bem como tentar conhecer e explicar fenômenos da realidade. 4

Horizontes de Pesquisa Como forma de construção de conhecimento, a pesquisa oferece uma multiplicidade de horizontes. Costuma-se classificá-la em dois grandes grupos, quais sejam: 5

Pesquisa-Ação Metodologia desenvolvida pelo Ford Teaching Project (1973-1976), sendo hoje a mais utilizada em ambientes de alto complexidade, que tem como objetivo a intervenção ou transformação de uma realidade. Opta por trabalhar com a pesquisa e com a ação em conjunto, o que significa que devemos CONHECER para AGIR. Esse tipo de investigação surgiu para acabar com a dicotomia: teoria X prática. Trata-se de inserir a pesquisa na prática e de socializar o conhecimento. Por isso, tal estudo aproxima muito o sujeito de seu objeto de pesquisa. 6

Escolas de Pensamento Contemporâneo Toda ciência contemporânea têm sido influenciada por três escolas de pensamento: 7

Fenomenologia A fenomenologia surgiu no início do século XX e se caracteriza por se opor à separação entre o sujeito produtor do conhecimento e o próprio conhecimento. Entende que a verdade é provisória até que um novo fato mostre outra realidade. Por isso não existe uma descrição pura da realidade. Trata-se de descrever um fenômeno, e não de explicá-lo ou analisá-lo a partir da história de vida do pesquisador, que influencia sua observação. Essa tendência é totalmente orientada para o objeto. 8

Estruturalismo O Estruturalismo ganhou força na segunda metade do século XX e propõe uma noção de estrutura para explicar a realidade: os fatos humanos assumem a forma de sistemas, que criam seus próprios elementos. Entende que não podemos estudar um fato separadamente, já que qualquer fenômeno compõe um todo que influenciará todas as suas partes. Considerando tal inter-relação das partes do objeto, o método estruturalista é tratado como analítico-comparativo. Afinal, procura alcançar as leis universais que explicam o funcionamento dos fenômenos humanos. 9

Marxismo O marxismo abarca três aspectos principais: o materialismo dialético, o materialismo histórico e a economia política. Baseia-se na filosofia de Hegel, que compreendia que os fatos humanos são resultado das relações do homem com a natureza na luta pela sobrevivência. Para mantê-las, o grupo social formula ideias, valores e símbolos, que vão caracterizar e unir esse conjunto de pessoas. O marxismo sistematiza a nova visão de mundo baseada no capitalismo, tendo o trabalho como seu foco principal. Em termos de doutrina, podemos dividir essa vertente em duas teorias: As condições socioeconômicas – infraestrutura – determinam a cultura, o regime político, a moral e os costumes – superestrutura. As verdades científicas representam graus de saber que são limitados pela história. O materialismo dialético considera que transformações históricas são dadas por problemas e das crises dos sistemas econômicos, que provocam lutas, reflexões e novas formas de ordenação da sociedade, de modo a atender a novas demandas. 10

Aplicação do Método Científico Identificação de causas de problemas; Estudos da aplicação de conhecimentos sobre tecnologias(Ex: inteligência artificial); Observações sobre transformações ocorridas na realidade e impactos sobre o ambiente e atividades; Desenvolvimento de novas atividades em alinhamento ao negócio; Trabalho com grupos multidisciplinares(Ex:devops).

Problema do Ascensorista Em busca de uma formalização que expresse a idade do ascensorista, alguns chegaram à seguinte solução: (4 x 10) - 11 = 40 - 11= 29 (nº de pessoas que partiram do térreo x nº de andares) – nº de pessoas que chegaram ao 10º andar. Achei! O ascensorista tem 29 anos! 12

Solução Por que os alunos agiram desse modo, como se o ensino da Matemática os tivesse transformado em autômatos, respondendo de modo absurdo a questões absurdas?

Para maiores informações: Site Link Martins Lopes Advocacia www.martinslopesadvocacia.com.br Desenho animado Método Científico https://www.youtube.com/watch?v=dGnd9vF_s2A

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