Sistemas de Informação EM MARKETING

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Informação Capítulo 2
Advertisements

Sistemas de Informação
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
A Alltech dispõe de um software de gestão empresarial (ERP), constituído de módulos integrados que compartilham dados entre si.
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
CIM – Computer Integrated Manufacturing Prof. Dr. Airton Nabarrete FEI / IECAT.
Tecnologia da informação e comunicação
Sistemas de Informação Capítulo 1
Sistemas de Informação
Perspectiva Moderna da Administração
Disciplina: Sistemas de Informação
MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
Contabilidade de Custos
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Fone/fax.: (11)
AUDITORIA.
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
Gestão estratégica.
Aprendizagem do Século XXI
Disciplina: Sistemas de Informação
Sistema sócio técnico aberto
Professora Ms. Mayara Abadia Contato:
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
Teoria da Contingência
TEORIA DOS SISTEMAS .
Desenvolvimento Organizacional
Trabalho de Administração de Empresas
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Tema 1 Controle gerencial, contabilidade gerencial e controladoria
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Ponto de Partida: Da Visão Sistêmica.
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Teoria dos Sistemas Contribuições e conceitos Anderson Bianka Andressa CarliJéssicaLuanMagnóliaRosildaSaraPriscila.
Teoria geral da administração Aula 12: Teoria sistémica Prof. Diovani Milhorim Aula 12: Teoria sistémica Prof. Diovani Milhorim Prof. Pedro Xavier da Penha.
Curso Técnico em Agroecologia
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Relacionamento com os fornecedores
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES
Execução e Controle
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão da Logística de Distribuição
Professora Patricia Matsuda
Gestão da Logística de Distribuição
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação EM MARKETING PROF. JADIEL MESTRE BEL. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESP. REDES CONVERGENTES ESP. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR WHATSAPP(81)99162-8805 WWW.JADIELMESTRE.PRO.BR JADIELMESTRE@CESAC.EDU.BR

Sistemas Não apenas da área computacional. Visão agregativa após 2ª Guerra Mundial. Termo usado para entender melhor os elementos de qualquer área através de um exame de seus itens internos e externos. TGS: Teoria Geral de Sistemas Objetivo e Totalidade, visão ampla dos aspectos ligados a determinado assunto.

Sistema Conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Exemplos: Sistema de Telecomunicações; Sistema Urbano; Sistema Bancário, etc.

Sistema (conceitos) Um sistema pode ser composto por diversos sub-sistema para facilitar seu entendimento e gerenciamento. Sub-sistema: sistema menor que possui seus próprios elementos e fazem parte de um sistema maior.

Sistema (conceitos) Sistema Urbano Sistema de Saúde Sistema de transporte Sistema de Eletricidade Sistema de Esporte e Cultura Sistema de Saúde Sistema de Água e Esgoto Sistema Urbano

Tipos de sistemas Sistema Fechado: não dependem e não sofrem influência de fatores externos. Exemplos: Relógio, máquina. Sistema Aberto: depende e sofre influência de fatores internos e externos a ele. Exemplos: Sistemas biológicos, sistemas sociais.

Empresa  Sistema Aberto A Empresa A empresa excede suas atividades internas e é necessário a criação de um modelo sintetizado das diversas funções com as suas relações entre o ambiente interno e externo. Empresa  Sistema Aberto Tal visão ressalta que o ambiente em que vive a empresa é essencialmente dinâmico, fazendo com que um sistema organizacional, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente.

O Sistema Aberto Empresa Sistema Empresa Processamento Entradas Matéria-prima Trabalhadores Equipamentos, etc. Saídas Produtos, Bens ou Serviços Ambiente Economia Recursos Naturais Política Concorrência Leis, Conceitos e Padrões Sociedade Tecnologia

Visão sistêmica na empresa Compreende 3 escolas ideológicas: Cibernética e administração; Teoria matemática da administração; Teoria de sistemas. Cibernética: Conjunto formado pelos processos e sistemas que transformam a informação e a concretizam em processos físicos, fisiológicos, psicológicos etc.

Visão sistêmica na empresa O vínculo da Cibernética com a Administração se faz nos pontos de controle com realimentação. Realimentação: Mecanismo para comparar as saídas do sistema com um padrão para desenvolver mecanismos reguladores que aproximem a saída de um padrão estabelecido.

Organização empresarial É caracterizada como um sistema aberto. O que impõe a necessidade de uma realimentação no sistema para que a mesma possa ter agilidade de resposta às flutuações com o intuito de sobreviver no ambiente onde se encontra.

Estruturação sistêmica da empresa Dados: Conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada. Informação: São os dados organizados e classificados para suprir um objetivo específico.

Estruturação sistêmica da empresa Sistema de Informação: É todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades. Permite ainda: Manter o fluxo de informações na empresa; Criar relacionamentos entre os sub-sistemas (departamentos).

Por que tal visão? Para a empresa os maiores problemas para a tomada de decisões são: Disponibilidade da informação; Rapidez de degradação de informação. Só um Sistema de Informação pode manter uma base concreta para um bom processo de tomada de decisões. Decisões bem tomadas = Estabilidade.

Tecnologia da Informação Base estrutural para um ambiente onde os dados possam ser corretamente coletados e as informações corretamente processadas e distribuídas em toda a organização.

Indicadores Para poder medir o rendimento empresarial com relação a sua capacidade de resposta utiliza-se os indicadores abaixo: Eficiência: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema internos. Eficácia: Indicador da capacidade que uma empresa tem de resolver problema externos.

Classificação de Sistemas Nível de Responsabilidade de decisão Sistemas Empresariais Básicos Sistemas de Automação de Escritório Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Suporte a Decisão Sistemas de Suporte Executivo Sistemas Especialistas Quantidade de pessoas envolvidas