Distribuição Física.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Integração das Operações Logísticas
Advertisements

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Logística Distribuição Física.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
Logistica Empresarial Unidade 1 Subgrupo 08E: Thiago Raymon Pedro Hatsuia.
Da Logística ao Supply Chain Management O que é Logística:  Origem: palavra Francesa “loger” = “alojar”  Militares “rte de transportar, abastecer e alojar.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Apresentação Transzenite
Processo Administrativo
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados
BR-LOG Jogo de Logística
DATA WEBHOUSE NO E-BUSINESS
Gestão Estratégica de Custos
Contabilidade de Custos
CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Projetos Especiais Gerenciamento Manuseio & Desmobilizaçao Armazenagem
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
DATA WEBHOUSE NO E-BUSINESS
Estratégia Mercadológica
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Estratégia de Operações
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
RECAPITULANDO O CONCEITO
Administração de Marketing
Professor Heron Duarte
Localização das Operações
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Classificação de Materiais.
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS
Administração de Marketing
Oque é logística? Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega. Logística também vem do frânces “logistique”, que significa.
DISTRIBUIÇÃO FISICA Prof. Paulo Roberto Leite. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Matérias Primas Virgens Fabricação Distribuição Varejo Consumidor.
MargemMargem Margem Margem ESTOQUE E COMPRAS 1 MargemMargemMargemMargem Margem INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
A Importância estratégica dos estoques
Gestão da Logística de Distribuição
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
Gestão da Logística de Distribuição
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Unidade 3 –Serviço ao Cliente
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
ESTOCAGEM E ARMAZENAMENTO. Estocagem e Armazenamento 1. Fundamentos e técnicas de logística aplicada ao armazenamento e à distribuição física de mercadorias.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
CUSTOS LOGÍSTICOS.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
Curso de Administração da Frota
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Transcrição da apresentação:

Distribuição Física

Distribuição Física Ramo da logística que trata da movimentação,estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma Foco da distribuição física: preocupação com os bens acabados e semi-acabados

Distribuição Física – lida com 2 tipos de mercado: Usuários finais: usam o produto para satisfazer suas necessidades (consumidores finais) ou criam novos produtos (consumidores industriais) Intermediários: não consomem o produto, mas o oferecem para revenda, geralmente para outros intermediários ou consumidores finais. Diferença básica entre os 2: volume e perfil da compra: firmas de manufatura (usuários finais) e intermediários (distribuidores, varejistas) compram em grande quantidade enquanto que consumidores finais compram com maior frequencia e em pequenas quantidades.

Configurações estratégicas diferentes de distribuição: Entrega direta a partir de estoques de fábrica Entrega direta a partir de vendedores ou de linha de produção Entrega feita utilizando um sistema de depósito

Tarefa da administração da distribuição física se desenvolve em 3 níveis: Estratégico: Como deve ser nosso sistema de distribuição? O sistema é moldado de forma geral: Localização dos armazéns Seleção dos modais de transporte Projeto do sistema de processamento de pedidos Tático: Como o sistema de distribuição pode ser utilizado da melhor maneira possível? Preocupação com a utilização de recursos / planejamento de curto prazo: Utilização eficiente de seus equipamentos e facilidades, como: Caminhões: podem movimentar-se sem estar totalmente carregados? Armazéns:estarão totalmente ocupados? Dispositivo para transmissão de pedidos: ficará ocioso? Operacional: Refere-se às tarefas diárias que devem ser desempenhadas: Recolher produtos dos estoques armazenados Carregar caminhões para entrega Embalar produtos para carregamento.

3 conceitos importantes relacionados à distribuição física: A compensação de custos (trade-offs) O conceito do custo total O conceito do sistema total

1. A compensação de custos (trade-offs) Custos das várias atividades das firmas muitas vezes exibem características que colocam essas atividades em conflito econômico entre si Importante: buscar um balanceamento ou uma compensação desses custos conflitantes → menor custo para o sistema de distribuição como um todo.

A compensação de custos Custo de processamento de pedidos Custo total (soma dos custos de transporte, estoque e processamento de pedidos) Custo de transporte Custo $ Total de armazéns no sistema de distribuição Custo de estoque

2. O conceito de custo total Conceito de custo total e compensação de custos caminham lado a lado O conceito de custo total reconhece que os custos individuais exibem comportamentos conflitantes, devendo ser examinados coletivamente e balanceados no ótimo Importância da idéia de custo total: decisão de quais atividades da firma deveriam ser agrupadas e denominadas “distribuição física” e argumento básico para o gerenciamento coletivo das funções logísticas.

Custo total e compensação de custos na seleção do modo de transporte Custo total (soma dos custos de transporte, estoque e processamento de pedidos) Custo de transporte Custo de estoque Custo $ Alternativas de modo de transporte Trem Caminhão Avião Custo de processamento de pedidos

Exemplo de custos para diferentes tipos de transporte Classe de custo Carga aérea Caminhão Trem Transporte $756,080 $673,296 $645,216 Manutenção de estoques $378,450 $530,478 Processamento de pedidos Sem Relevância Custo total $1.134,530 $1.203,774 $1.175,694

3. O conceito do sistema total Representa uma filosofia para gerenciamento da distribuição que considera todos os fatores afetados de alguma forma pelos efeitos da decisão tomada. É uma extensão do conceito de custo total Observa os problemas de distribuição em termos abrangentes para descobrir relações que, se forem negligenciadas, poderiam levar a decisões subótimas.

Relacionamento entre Distribuição Física e Marketing Distribuição física = à outra metade do marketing Marketing é uma mistura de produto, lugar (distribuição física), promoção e preço → marketing mix A distribuição física contribui para a missão do marketing, que é gerar lucro para a empresa

Relacionamento entre Distribuição Física e Marketing Propósitos do marketing: obter demanda e atender à demanda → aqui entra a distribuição física Nível de serviço oferecido pode auxiliar, inclusive, no aumento à demanda Ao mesmo tempo esforços de marketing podem ajudar a controlar a distribuição física

Relacionamento entre distribuição física e produção A programação da produção e a movimentação de bens devem ser planejadas como um problema conjunto As atividades de distribuição física devem ser estrategicamente interligadas às funções produção e vendas da empresa → o desempenho da gerência de cada uma delas é afetado pelos níveis das atividades de distribuição

Relacionamento entre distribuição física e produção É responsabilidade da distribuição física iniciar os pedidos de ressuprimento para abastecer os estoques dos armazéns → custos de produção devem ser levados em conta, para que se trabalhe com um seqüenciamento e tamanho de lotes adequados A produção também deve considerar o custo de distribuição (principalmente neste caso transporte estocagem) nas decisões de seqüenciamento do produto O padrão da distribuição determina as quantidades e os tipos de produtos fabricados em cada uma das plantas que compõem a rede logística.