PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
Advertisements

Projeto: Capacitação em GP
Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica Profa. Luciane R. Rua Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica 1.
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Profª Socorro Brandão Coordenadora Regional do Projeto Diretor de Turma Educar na perspectiva.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Redução da perda de alunos - aprimoramento da gestão e qualidade pedagógica. Aumento de procura - crescimento das indicações através da divulgação do.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Contador Integrado: Inovar para Simplificar. Gargalos de uma empresa contábil Alguns dos principais: - Desorganização financeira do cliente; - Muitos.
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 06 Apresentação do empreendimento social em equipe pelo método Pecha Kucha.
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 07 Poli Design Fair – o empreendimento.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Manual SGA Aluno Central de estágio.
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
Viva3V Especialista Marketing Digital
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
Projetos Cleber Matos.
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Planejamento do Projeto Exemplo
PARCERIA Com o incentivo de fortalecer qualificação e aperfeiçoamento de seus associados com o curso Gestão de Projetos EaD, Capacitação IEL SEBRAE, apresentamos.
Ciclo de vida dos Projetos
Minha terra encanta o mundo inteiro
Centro de Letras e Comunicação Reunião de Início de semestre – 18/09/2017 Bem-vindos!!!! 2017/2 Direção do CLC.
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Metodologia otimizada
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
Problem-based Learning (PBL) POLI DESIGN FAIR Testando suas ideias
PEF2405 – Fundações – 2016/2 Projeto
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Informações importantes
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Dicas para um bom trabalho em equipe
Projeto Lava Jato a Seco
Jovens Empreendedores
Sistema de Gestão Econômica:
Vendendo um produto ou serviço
GESTÃO DE Eventos 7º ADM – UDC
Modelo Toyota Valéria Castro.
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
SECRETARIA.
A definição de Modelo de Negócios
PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
Apresentação de Resultados
Kick-Off do Projeto [Projeto] [Cliente]
Capacidade. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos.
Envio de marketing Programa e-marketing Envio de marketing.
Dica: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta.
Instrumentos de planejamento e qualidade
Trabalho de Conclusão de Curso I
Aula 4.2.
Quem lidera sempre busca a excelência. Quer fazer mais e melhor.
Nome do Case: Categoria Inscrita:. Nome do Case: Categoria Inscrita:
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Problem Based Learning PBL
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Visita Técnica A Visita Técnica é um mecanismo de interação entre a ETEC/Empresa, caracterizado pelo contato no local entre os alunos e o local visitado.
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Transcrição da apresentação:

PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS Aula 09 Poli Design Fair – gestão do projeto

Avisos Dia 11 de outubro não haverá aula. Dia 25 de outubro: palestra do Eng. Daniel Toledo sobre Complexidade do Trabalho e Avaliação da Capacidade para Executá-lo.

Iniciativa Stephen Covey, six levels of initiative Here are the six levels of initiative, as summarized by Stephen Covey in Principle Centered Leadership: Wait until told Ask Recommend Act and report immediately Act and report periodically Act on own

Uma visão macro do evento: planejamento (PLAN) Definir a missão do evento Educar a comunidade? Obter patrocínio para projetos de inovação? Homenagear algum grupo de pessoas? Escolha uma missão.

Planejamento 2. Defina metas O que realmente você quer atingir? Montar uma associação com uma equipe de 20 pessoas trabalhando nela? Obter R$500 000? Mudar mentes? Excitar as pessoas com o tema? Escolha três metas (uma meta financeira, uma meta social, uma meta pessoal)

Planejamento 3. Junte uma equipe PDF PLAN DIV EXEC LOG GP

Planejamento 4. Prepare um escopo do evento O que acontecerá antes, durante e depois do evento?

Planejamento 5. Liste todos os trabalhos a serem executados, colocando-os num cronograma. Trabalhos podem ser desde pequenos projetos até pequenas tarefas. Seja completo – não deixe nada de fora.

Planejamento 6. Prepare um orçamento para o evento. Estipule um valor máximo de custo para cada trabalho. Não esqueça que o recurso mais valioso para quem é aluno da Poli é o tempo de dedicação. Cronograma em dias – tempo de dedicação em horas de um colaborador em cada trabalho.

Planejamento 7. Defina um tempo e um lugar O tempo já está definido? 10 e 11 de novembro é razoável? Como esses dias se encaixam no calendário letivo? Haverá algum impedimento ou obstáculo para a realização do evento? Onde o evento acontecerá (em detalhes)? Quantas salas utilizará?

Logística (LOG) 8. Pense em tudo que será necessário para que o evento aconteça. Equipamentos? Itens extras (água para palestrantes, crachás, brochuras)? Quantas pessoas serão necessárias na equipe logística? Imagine absolutamente tudo que pode dar errado e corrija antes. Passe para PLAN todos os trabalhos a serem feitos, e o orçamento máximo para cada trabalho.

Marketing e Divulgação (DIV) 9. Quais sãos os segmentos alvo? Alunos? Empresas? Quais empresas?

Marketing e Divulgação 10. Qual será a identidade visual do evento?

Marketing e divulgação 11. Qual material será necessário para mídia impressa? E para mídia digital? Quais serão os canais de relacionamento?

Execução 12. O que precisa ser feito de imediato? Veja com PLAN

Gestão (GES) 13. Quais são as linhas de base do projeto? Escopo (requisitos do produto) – quais já foram atendidos? Entregas programadas – quais já foram feitas? Trabalhos a serem feitos, definidos no tempo – quais já foram executados? Responsáveis por cada trabalho Gastos previstos versus gastos reais

Hoje: equipes ligadas ao mesmo subprojeto se reúnem e se coordenam Usar uma tabela ARCI para definir os papeis e o fluxo de informações. Papeis A- quem assume a responsabilidade pelo resultado (cada trabalho tem um e apenas um) R- quem realiza o trabalho (cada trabalho tem pelo menos um; pode ser o A) C- quem precisa dar o OK para que o trabalho possa começar a ser executado I- quem precisa ser informado quando o trabalho começou e quando acabou Todos estes dados sobre papeis devem ser passados para o PLAN, que organiza e passa para a GES acompanhar.

Papeis dentro da equipe Conduíte (elemento de contato com o professor) Relator (registra decisões tomadas nas reuniões de trabalho; atua como blogger se não houver um – veja papel 7) Controlador de escopo (mantem em ordem a relação de trabalhos a serem executados pela equipe, indicando quem assumiu a responsabilidade pelo resultado)

Papeis dentro da equipe Radar de riscos (lista todos os riscos associados a cada trabalho e acompanha todos eles) Gestor interno (mantem controle sobre planejamento e execução dos trabalhos) Organizador (vai atrás de modelos e formulários para ajudar os outros membros da equipe a trabalharem com uniformidade)

Papeis dentro da equipe 7. Blogger (publica semanalmente no fórum de notícias um resumo do andamento dos trabalhos da sua equipe, mas com uma pegada mais leve; o primeiro relatório tem que sair até a próxima sexta dia 7)

Trabalho em sala de aula Todas as equipes de PLAN, EXEC e GP irão se reunir formando a superequipe PEG, em uma sala a definir. As equipes de DIV e LOG irão se reunir formando a superequipe DL, em uma outra sala . Ao término da aula cada sala emitirá um relatório de decisões, que entregará para o professor. Não esqueçam de entregar uma cópia também para a outra superequipe.