A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

AUTONOMIA DO DIREITO AMBIENTAL Princípios Próprios; Assento Constitucional; Legislação Infraconstitucional; Tratamento Acadêmico.
Os 3 RS. O que são os 3 rs ? Também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer.
DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
Responsabilidade Civil do Estado Constituição Federal, art. 37, parágrafo 6º.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
Guilherme Heidy Hirata Lucas Jacometi Matheus Cavaletti Murilo Mateus Raphael Costa Ponce Rodrigo Schmidt.
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL. Princípios norteadores do Direito Ambiental “Os princípios ambientais insculpidos na Lei Maior estão voltados para a.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Princípios do Direito Ambiental Legislação aplicadas as Áreas Naturais protegidas.
Um Plano de Contingência é um documento institucional com a finalidade de fornecer orientações procedimentais quando da necessidade de mitigação de danos.
Educação Ambiental Prof.ª Jackeline Cardoso Bahé Mst Engenharia Ambiental e Doutoranda em Meio Ambiente 2009.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
1 ECOLOGIA E DS.
O direito ambiental e a sustentabilidade no mercado de Minas Gerais
XII CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS
Direito da Infância e da Adolescência
MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA
Poluição no Ar e Poluição do Solo
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Planejamento de Sistemas Complexos
Instrumentos de Defesa do Consumidor
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
Economia Solidária no Brasil
Acesso à Justiça.
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
Ordenamento e Planeamento Territorial
Prof. José Cláudio Carneiro Filho
A PERSONALIDADE JURÍDICA DO ESTADO
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
Profª. MSc. Bruna Feitosa S. de Araújo
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
O conceito básico da Agenda 21
Profª. MSc. Bruna Feitosa S. de Araújo
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
2˚Ciclo Direito Empresarial FATEC Carapicuíba
FACULDADE DO SUL DA BAHIA - FASB O ENTENDIMENTO DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS NO QUE TANGE OS CRIMES CONTRA A FAUNA. ANNA LUÍSA D. DE PAULA. AMANDA SILVA GOUVÊA.
PATOLOGIA DO CONCRETO.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
ECONOMIA O que é? Ciência Humana Origem: Mercantilismo 1700 D.C.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
SUSTENTABILIDADE.
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Direitos humanos dos povos indígenas
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS
Prof. Marcelo Salles da Silva
GESTÃO AMBIENTAL – TENDÊNCIAS (ECOPRODUÇÃO) Prof. Dr. Francisco Chaves
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
Personalidade e capacidade jurídica
DISCIPLINA: Gestão Ambiental DEFINIÇÃO DE GESTÃO E GERENCIAMENTO.
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Longitudinalidade Continuidade do Cuidado. Atenção Primária ATENÇÃO BÁSICA  Conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a.
Poder, dominação e Política
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
Transcrição da apresentação:

A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável Desenvolver economicamente; Preservar o meio ambiente; Oportunizar a melhoria da qualidade de vida. A Produção e os Consumos Sustentáveis A problemática do culto ao consumismo ( a criação de necessidades desnecessárias)

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o seu meio físico; É portanto o “estudo da casa”.

MEIO AMBIENTE Conceito É a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimentos equilibrado da vida em todas as suas formas. Conceito Legal Lei 6938/81 art.3º: É o conjunto de condições lei

DIREITO DO AMBIENTE É o complexo de princípios e normas reguladoras das atividades humanas que, direta ou indiretamente, possam afetar a sanidade do ambiente em sua dimensão global, visando à sua sustentabilidade para as presentes e futuras gerações.

O desenvolvimento sustentável implica a conjugação de três perspectivas, quais são? Exemplifique. (5 linhas) Conceitue direito ambiental, exemplificando quais atividades humanas podem afetar a qualidade do meio ambiente na região da grande Florianópolis? (5 linhas) Quais elementos reunidos propiciam a formação do meio ambiente? Explicando-os. (5 linhas) Que condutas sociais podem ser tomadas para a melhoria da qualidade ambiental, cite pelo menos três. Por que a questão ambiental é importante na vida em sociedade, esta, qualificada como atual/moderna? (5 linhas)

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL É aquilo que se torna primeiro. Designa início, começo, ponto-de-partida. São as proposições básicas, fundamentais, típicas, que condicionam todas as estruturas subsequentes.

Princípio Do Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado Nortear toda a legislação subjacente, e dar uma nova conotação a todas as leis em vigor, no sentido de favorecer uma interpretação coerente com a orientação político-institucional então inaugurada.

Princípio do Natureza Pública da Proteção Ambiental É o estabelecimento da ordem pública ambiental, tendo por fonte básica a lei, e segundo a qual o Estado asseguraria o equilíbrio harmonioso entre o homem e seu ambiente.

Princípio do Controle do Poluidor pelo Poder Público É a faculdade de ação dos órgãos e entidades públicas em exercer o seu poder de polícia administrativa ao limitar o exercício dos direitos individuais, visando o bem estar da coletividade.

Princípio do Poluidor Pagador Imputa-se ao poluidor o custo social da poluição por ele gerada, através de um mecanismo de responsabilidade por dano ecológico. POLUIU PAGOU

Princípio da Prevenção Diante da pouca valia da simples reparação, sempre incerta e excessivamente onerosa, a prevenção é a melhor, quando não única, solução.

A sociedade de risco é uma teoria desenvolvida, tendo em vista a complexidade social atual. Como ela pode ser explicada? (5 linhas). A instalação de uma termelétrica, pode implicar a aplicação de alguns princípios do direito ambiental, no que tange a fundamentação jurídica da sua possibilidade, cite três e explique a implicação destes ao caso (5 linhas). Qual a diferença entre o princípio da prevenção e o princípio da precaução, no sentido de sua utilização para a fundamentação jurídica? (4 linhas). Que dispositivos de lei evidenciam o princípio do poluidor pagador no ordenamento jurídico brasileiro? (4 linhas).