O financiamento do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Advertisements

Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
CRISE ECONÔMICA ATUAL VERSUS LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Apresentação: Moisés Hoegenn Diretoria de Controle dos Municípios - DMU Tribunal de Contas.
B RASIL 2035 Incertezas– Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
MINISTÉRIO DA SAÚDE Mais gestão, mais prevenção Comissão de Assuntos Sociais Senado Federal - 06 de Julho de 2016.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Membro do Conselho Nacional de Educação
Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da ECT
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Aula 8: Plano Nacional de Educação
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Figura 01: Determinantes dos sistemas de Inovação
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
CONJUNTURA MACROECONÔMICA E REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Cenário Macro Preconceito e Complacência
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Universidade Federal de Pelotas
SEMINÁRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA REUNI GESTÃO ADMINISTRATIVA Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Seminário INEP Plano Nacional de Educação: desafios para monitoramento e avaliação de metas e estratégias Educação Infantil Lívia Fraga Vieira 11 e 12.
30anos CENPEC.
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
Plano Nacional de Educação: Perspectivas e Desafios
Plano Nacional de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
A Política Nacional de Atenção Básica
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
32° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: estratégias de luta
SECAD Novembro de 2007 Ministério da Educação Secretaria de Educação
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
3.2 – Instrumentos de política macroeconômica
[Curso] Financiamento da educação no PNE
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
A Nova Política Nacional de Atenção Básica
Economia, política e valorização dos profissionais da Educação
Políticas Macroeconômicas: Monetária e Fiscal
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
Gestão em Saúde – Gestão do SUS Financiamento
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
XVII Encontro da SRRS do ANDES – SN
Mauro Guimarães Junqueira Presidente - Conasems
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
Dívida pública, reforma da previdência e direitos sociais no brasil
Auditoria na Dívida Pública
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
O Impacto no custeio dos RPPS com a mudança na taxa de juros
Transcrição da apresentação:

O financiamento do PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020 Frederico Melo DIEESE Professor do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local - UNA

O PNE 2011-2020 Art. 2º São diretrizes do PNE - 2011/2020: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais; IV - melhoria da qualidade do ensino; V - formação para o trabalho; VI - promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; IX - valorização dos profissionais da educação; e X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.

O PNE 2011-2020 Art. 5º A meta de ampliação progressiva do investimento público em educação será avaliada no quarto ano de vigência dessa Lei, podendo ser revista, conforme o caso, para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas do PNE - 2011/2020. Anexo ao Projeto de lei: 20 metas e respectivas estratégias Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país.

O PNE 2011-2020 Meta 20 - Estratégias: 20.1) Garantir fonte de financiamento permanente e sustentável para todas as etapas e modalidades da educação pública. 20.2) Aperfeiçoar e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadação da contribuição social do salário-educação. 20.3) Destinar recursos do Fundo Social ao desenvolvimento do ensino. 20.4) Fortalecer os mecanismos e os instrumentos que promovam a transparência e o controle social na utilização dos recursos públicos aplicados em educação. 20.5) Definir o custo aluno-qualidade da educação básica à luz da ampliação do investimento público em educação. 20.6) Desenvolver e acompanhar regularmente indicadores de investimento e tipo de despesa per capita por aluno em todas as etapas da educação pública.

PNE Artigo de Gastão Vieira (PMDB-MA), Ângelo Vanhoni (PT-PR) e Newton Lima (PT-SP) na Folha de São Paulo de 6/jun/2011 Síntese do PNE: “ampliação de oportunidades e melhoria da qualidade”. “(...) o desafio de expandir a educação com qualidade só produz bons resultados quando se combinam recursos adequados, salários atrativos e gestão eficiente.”

PNE Estabelece um compromisso do Estado: Não há sanção, nem cláusula vinculatória ou obrigatória. “(...) regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.” Necessidade de aprovação da “Lei de Responsabilidade Educacional” PNE 2001-2010: proposta do Congresso já previa 7% do PIB para educação – vetado pelo Governo da época.

PNE Projeto de Lei do PNE 3.000 emendas Vanhoni (relator): 8% do PIB incluindo bolsas (para ensino superior e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec) Proposta: passar de 5% do PIB para 7% ou 8% ou 10% do PIB PIB em crescimento  crescimento ainda maior do valor monetário

PNE Diferenças principais entre cálculos do MEC e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação Custo-aluno (MEC) versus custo-aluno-qualidade (Campanha) Metas não contabilizadas pelo MEC Peso da educação pública e da educação presencial (maiores na Campanha) MEC propõe 7% do PIB para educação pública; Campanha propõe 10%

Gráfico: Evolução dos gastos públicos com educação – 1995-2009 - Brasil Fonte: IPEA. (Comunicados do Ipea nº 124, dez/2011)

Gráfico: Evolução e projeção dos gastos públicos com educação para 10% PIB – 1995-2020 - Brasil Fonte: IPEA. Cálculos próprios. Estimativa de crescimento do PIB 4% ao ano.

Gráfico: Projeção dos gastos públicos com educação para 7% e 10% PIB – 2009-2020 - Brasil Fonte: Cálculos próprios. Estimativa de crescimento do PIB 4% ao ano.

Estado: políticas públicas e disputas A questão demográfica Mudanças do perfil etário da população  recombinações de necessidades e pressões  mudanças de políticas Redução (relativa e absoluta) de crianças e adolescentes e aumento dos idosos Página IBGE com mudança na estrutura etária: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2008/piramide/piramide.shtm

Estado: políticas públicas e disputas De 5% para 10% do PIB Gastos do governo em relação ao PIB Juros: 5,6% Previdência: 6,8% Bolsa Família: 0,4% LOAS: 0,6% Pessoal: 4,3% Investimentos: 1% (Fonte: Ministério da Fazenda. Economia Brasileira em Perspectiva, fev/2012)

Estado: políticas públicas e disputas Fontes possíveis de financiamento (IPEA): Tributários Elevação, instituição, diminuição de renúncias e elisão Pré-Sal Folga fiscal (por redução da taxa de juros) Outras fontes não tributárias Empréstimos (BNDES e internacionais), parcerias Melhorias de gestão e controle social IPEA. Financiamento da educação: necessidades e possibilidades. Brasília: Ipea, 14 de dezembro de 2011. (Comunicados do Ipea nº 124)

7% do PIB: expansão precária da oferta educacional (Campanha) versus Estado: políticas públicas e disputas 7% do PIB: expansão precária da oferta educacional (Campanha) versus 10% do PIB: proposta fantasiosa e deletéria (editorial FSP, 22/ago/2011) Institucionalidade complexa Como vincular as esferas de governo? Ex.: questão do piso dos professores: os casos de MG e RS

Estado: políticas públicas e disputas Educação como falso consenso na sociedade brasileira diferenças aparecem no conteúdo da educação, na forma de financiamento, na presença do setor público, na remuneração dos profissionais etc. A reivindicação da vinculação ao PIB não pode ser desvinculada de cláusulas de obrigatoriedade e/ou sanção.