PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Advertisements

CIEA - quem somos?. COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CIEA Comissão tripartite, constituída por 18 instituições que desenvolvem ações.
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Coordenação de Planejamento e Orçamento. COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO a) atentar diariamente para as normas orçamentárias estabelecidas pelo.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
Discussão no Forgrad – Sul Ponta Grossa, julho de 2016.
Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.
Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
V.1.0 Proposta de Institucionalização da EaD Esforço Docente e Estrutura Grupo de Trabalho de Institucionalização da Educação a Distância do FDE/Conif.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Plano de Permanência e Êxito
PANORAMA da oferta de cursos do ifb – 2016 e 2017
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Prática da LDB nas instituições de ensino
Educação Superior em Ibero-américa
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Base Nacional Comum Curricular
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Reunião do Colégio de Dirigentes INDICADORES NA REDE FEDERAL DE EPCT
COMISSÃO INTERNA DE SISTEMATIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO
Operacionalização da função de coordenação do ES pela DNES e DPCTESTP
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto Consultora da Rede CEDES
39º COLD – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016 CAMPUS ITACOATIARA
Planejamento 2017 PRÓ-REITORIA DE ENSINO
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Ana Maria Nhampule Maputo, 01 de Julho de 2015
A Pró-Reitoria de Ensino do IFCE
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
11ª Reunião Ordinária do FORTI – Salvador/BA
internacionalização das IES – UENP
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
FONAPRACE Regional Sudeste UFOP.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Educação a Distância no IFCE
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
PRÓ-REITRORIA DE ENSINO
IV Conferência Estadual
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Para Elas  .
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro II Encontro da Assistência Estudantil A Construção Histórica e as marcas identitárias e políticas do Programa Nacional de Assistência Estudantil.

História de Lutas e Conquistas no Âmbito da rede federal

Data Tema Dez/2008 Transformação dos CEFETs em IF 2010 Assinatura do Termo de Metas Julho/2010 Publicação do Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre PNAES. Dezembro/2010 Realização do I Seminário Nacional Construção de Diretrizes para Assistência Estudantil na Rede EPCT que aconteceu em Fortaleza/CE. Encaminhamento deste seminário: Criação de Decreto específico para a Rede Encaminhamento deste seminário: Criação de Decreto específico para a Rede Federal de EPCT e criação das diretrizes operacionais. Janeiro e fevereiro/2011 Elaboração decreto e diretrizes nacionais para AE da Rede EPCT pelo GT Nacional de Assistência Estudantil. Encaminhamentos do I Seminário Nacional Construção de Diretrizes para Assistência Estudantil na Rede EPCT) Março/2011 Apresentação da minuta de decreto e diretrizes elaborado pelo GT no FDE, encaminhado ao CONIF e a SETEC.

Ago/2011 Realização do I Encontro Sistêmico de AE da Região SUL (sediado no IFSul) Nov/2011 Realização do II Encontro Sistêmico de AE da Região SUL (sediado no IFSC) Dez/2011 Realização do II Encontro de AE do IFAL com participantes de vários IFs do Nordeste (prévia para encontro regional) Ago/2012 Promulgação da LEI Nº 12.711, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Out/2012 DECRETO Nº 7.824, que regulamenta a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Fev/2013 Reunião de gestores de Assistência estudantil da região Sul e IFMG com a presidência do CONIF solicitando uma discussão sobre a Assistência estudantil na Rede de EPCT. Mar/2013 Publicação do acórdão nº 506/2013 do TCU, que recomenda à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológico que recomenda à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológico (SETEC/MEC) que realize planos, em conjunto com os Institutos Federais, para melhorar a estrutura e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A decisão foi baseada no relatório de auditoria realizado pelo TCU e que apontou problemas de evasão e retenção de estudantes, carência de docentes, falta de infraestrutura e de apoio ao desenvolvimento de pesquisa e extensão.

Mar/2013 Realização do Seminário dos Gestores de Assistência estudantil da Rede Federal de EPCT, realizado em Goiânia-GO Abril/2013 31º Reunião ordinária do CONIF que deliberou sobre o trabalho desenvolvido em Goiânia e formação do GT de Assistência Estudantil com participação das Câmaras técnicas (Ensino, Pesquisa e Extensão), dos Fóruns (FED, FORPOG, FORPROEXT) do CONIF e dos gestores de assistências estudantil do IFSul e IFMG. Maio/2013 Portaria nº 389 que cria o Programa de Bolsa Permanência (PBP) Junho/2013 Reunião do Grupo de Trabalho do CONIF para elaborar um documento unificando as propostas e discussões sobre assistência estudantil.

Os pontos que se buscava... Concepção da Assistência Estudantil; Público da Assistência estudantil; Princípios da assistência Estudantil; A Assistência estudantil na perspectiva multidisciplinar; Articulação das linhas de ações da Assistência estudantil com Ensino, Pesquisa e Extensão; Diretrizes da Assistência Estudantil; Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi instituído pela Portaria Normativa/MEC nº 39/2007, tendo sido regulamentado pelo Decreto nº 7.234/2012. DESTAQUES: No artigo primeiro do mesmo Decreto encontra-se estabelecido o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Mas em seu artigo 4º destaca que: “ As ações de assistência estudantil serão executadas por instituições federais de ensino superior, abrangendo os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente”

Desafios a necessidade que a Rede EPCT construa mecanismos ou eleja indicadores comuns de acompanhamento e avaliação para que as instituições façam uso dos mesmos na tomada de decisão;, que cada instituição da Rede EPCT regulamente a AE conforme decreto do PNAES; Articular a politica de assistência com ensino, pesquisa e extensão Articular a politica de assistência com as politicas de ingressos – particularmente as cotas e que seja implantado um sistema informatizado e integrado que garanta aferir indicadores de e para ingresso, permanência e êxito do aluno da Rede Federal de EPCT. necessidade de estabelecer políticas de assistência estudantil que favoreçam a permanência e o êxito no percurso formativo e na inserção sócio profissional dos estudantes.

Perspectivas no IFPA PAE – programa de assistência estudantil por campus Formulário de Acompanhamento das Ações de assistência Estudantil Plano de Trabalho Anual Fortalecer politicas de acesso, permanência e inclusão no IFPA Atender os alunos com especificidades e/ou desigualdades educacionais através da politica de permanência e inclusão social no IFPA Interação equipes: Assistência, CPE e Equipe Pedagógica - análise socioeducacional conjunta e elaboração de ações conjuntas e distintas.

Política para redução de desigualdades sociais e ampliação da participação do estudante na vida acadêmica.

Obrigada Contatos: proreitor.proen@ifpa.edu.br proen.ifpa.edu.br