(Ministério da Educação e Cultura)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
Praticas de Ensino EAD Educação à distancia Componentes: Ana Paula, Aparecida, Bárbara e Carlos Augusto e Jezuel.Apresentação 03/11/2009 Profª Julia yoko.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência.
EaD: Educação à distância;Ferramentas mais utilizadas. Candida Cristina Bertão 2011.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Angelita Marçal Flores
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Docência Online: Funções e Competências do Professor
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Metodologia do Ensino de Física I
Pós-Graduação Arquitetura de Informação
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
SINAES ENADE.
DADOS DE AUTO-AVALIAÇÃO
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
USO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NOS TREINAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DETERMINADOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS – NRs Andréa César – SEE/PE.
Imersivas e Interativas
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Jeferson Fagundes Viviane Goi Diego Dias.
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
Ensino Médio Integrado
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Gestão da Logística de Distribuição
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Serviços Agregados à Telefonia
Introdução à Lógica de Programação
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
O que é Educação Ambiental?
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
A elaboração e implementação dos REA para a BVS-EPS, como um programa educativo, para gestão, mediação, uso e acessibilidade das informações em saúde Autores:
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
Formação Continuada CTPs
Reflexividade e formação de professores
Metodologia do Ensino de Física I
Transcrição da apresentação:

(Ministério da Educação e Cultura) Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. (Ministério da Educação e Cultura) http://teleduc.reitoria.unesp.br

O PERFIL DOS alunos QUE ADEREM AO CURSO À DISTÂNCIA: Quem são os alunos que fazem um curso EaD, e quais as vantagens em EaD? Qualquer aluno consegue fazer um curso EaD?

A maioria dos alunos que se matriculam em algum curso EaD, buscam um aperfeiçoamento, os cursos de ensino a distância são voltados para aqueles que estão fora das áreas concentradas de escolas e universidades, além de ajudar aqueles outros que estão em um centro urbano, mas que não dispõem de tempo, meio de transporte, que moram longe ou que não têm uma rotina fixa, o aluno virtual precisa ser autodidata, responsável e saber conduzir sua agenda de estudo de maneira que as tarefas sejam realizadas sem a necessidade de cobrança por parte do professor.

A utilização dos métodos tradicionais de acesso à capacitação – exclusivamente presenciais - dadas as restrições de custo, tempo, distância e disponibilidade, já não atendem aos desafios educacionais e de treinamento da área de capacitação e formação de professores. Os elevados custos, diretos e indiretos, associados aos deslocamentos e hospedagens, e as dificuldades relacionadas aos afastamentos dos locais de trabalho para participação em cursos presenciais, restringem de forma dramática o acesso à educação a um grupo muito reduzido de pessoas.

Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.    Outro conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações. A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação.

Educação a distância não é um "fast-food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual.

Contato: secretarialibras@gmail.com