APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert luis.ebert@uniasselvi.com.br
No contexto atual, discussões acerca de... Modelos EaD (Semipresencial, On line, Flex,..) Tendências educacionais (Por projetos, Sala de aula invertida, Ensino adaptativo,...) Eficácia de aprendizagem – qual o real ganho?
Makers & Iniciação Científica Existe diferença? Possível no EaD? Melhora a eficácia?
É necessário gerar curiosidade antes da exposição massiva de conteúdos!!
Perguntas... Todos os modelos EaD permitem? Replicável em escala? Articulação juntos aos polos? Quando implantar no modelo acadêmico? O modelo funciona? – é necessário mensurar e entender a eficácia!!
Ainda não temos os Fab Labs Ainda não temos os Fab Labs... mas conseguimos implantar a IC efetivamente... Incentivando a participação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa; Colocando a mão na massa Estimulando o engajamento Aprendendo de forma cooperativa e orientada
Assim, é possível... Aprimorar o processo de formação de profissionais para o mercado de trabalho Melhorar a qualidade de ensino de graduação Diminuir os índices de reprovação na graduação Preparar o acadêmico para programas Stricto-Sensu
Para uma instituição universitária se torna obrigatória! Lei 9.394 / 1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional No Capítulo IV – da Educação Superior, no artigo 43, estabelece que: incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
Por que fazer IC na IES?
Na prática: 1. Seminários interdisciplinares: Termos de referência de acordo com o módulo cursado (interdisciplinaridade); Tipologia da prática (documental, de campo...); Plano da prática; Paper e socialização.
Na prática: 2. Projetos de pesquisa orientados: Linhas de pesquisa Orientação Projeto Publicação
Socializa que é bom... Uma proposta JOIA!! 90.000 acadêmicos; 5.047 artigos; 2.505 trabalhos aprovados; 14.618 participações em debates virtuais; 115.775 alunos e pessoas da comunidade envolvidos em cursos de formação continuada.
Bolsas IC na EaD / Órgãos de Fomento X
Revista Maiêutica ...para todos cursos de graduação EaD da UNIASSELVI! http://publicação.uniasselvi.com.br
Aumento de 57% na produção de artigos, se compararmos a 2ª edição com a 1ª edição da revista on-line. Isso demonstra forte interesse no nosso público acadêmico (alunos, docentes e tutores) em relação a produção científica.
Contato: luis.ebert@uniasselvi.com.br Muito Obrigado!! Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Núcleo de Iniciação Científica - NUIC Prof. Dr. Luis Augusto Ebert Contato: luis.ebert@uniasselvi.com.br