Bourdieu Poder Simbólico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Didatização dos Saberes Escolares: A Transposição Didática Elio Carlos Ricardo FE-USP.
Advertisements

TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEUS AXIOMAS PROF. FERNANDA VAZ HARTMANN.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória A história do conhecimento não pode ser contada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
Projetos de aprendizagem
Psicologia: ciência e profissão.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa Mercadológica
(Karl Emil Maximilian Weber)
O que é Educação Ambiental?
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Século XIX.
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Sociologia da educação
Dra Lucieli D. P. Chaves Maio/2015
A PESQUISA EM HISTÓRIA ECONÔMICA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS Prof
BH 0203 Problemas metodológicos em Ciências Sociais – PMCS A construção do objeto e das hipóteses: empirismo e neutralidade? Pierre Boudieu. A profissão.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Psicologia e psicologia do senso comum
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
I Encontro de Licenciaturas da
Realidade e Senso Comum
18/09/2018 Práticas Judiciárias.
Estrutura da monografia segundo a norma ABNT
Patrimônio Material e Imaterial:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Sem uma teoria, a literatura é o obvio.
Aula 4 Burocracia Weberiana.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia e psicologia do senso comum
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
História da Psicologia
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
Cartografia: ciência ou arte?
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Metodologia de Pesquisa
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
(Karl Emil Maximilian Weber)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
PROJETO DE PESQUISA.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Bourdieu Poder Simbólico

SISTEMAS SIMBÓLICOS INSTRUMENTOS DE CONHECIMENTO Formas de CONSTRUÇÃO DO MUNDO FORMAS SIMBÓLICAS

SISTEMAS SIMBÓLICOS ESRUTURAS ESTRUTURANTES INSTRUMENTOS DE CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO (re)CONSTRUÇÃO DA REALIDADE

PODER SISTEMAS SIMBÓLICOS TORNAM POSSÍVEL O CONSENSO CONFORMISMO LÓGICO EFEITO DE EVIDÊNCIA/NATURALIZAÇÃO

ANÁLISE MARXISTA PRIVILÉGIO DAS FUNÇÕES POLÍTICAS/ECONÔMCAS DOS SISTEMAS SIMBÓLICOS PERSPECTIVA – ANÁLISE DA ESTRUTURA LÓGICA E FUNÇÃO GNOSEOLÓGICA RELAÇÕES DE COMUNICAÇÃO/RELAÇÕES DE PODER/SISTEMAS IDEOLÓGICOS “LEGÍTIMOS”

EFICÁCIA OS SISTEMAS SIMBÓLICOS SÃO EFICIENTES POIS “DISSIMULADOS” FAZER VER/FAZER CRER – VISÕES DE MUNDO (PALAVRAS/BAKHTIN; MCM ESCOLA FRANKFURT) A PALAVRA É O LUGAR PRIVILEGIADO DE PRÉ-CONSTRUÍDOS

METODOLOGIAS / CAMINHOS DESCONFIAR DA EVIDÊNCIA CEGA ANÁLISE OPERA COM CATEGORIAS X FETICHISMOS FÔLEGO (ANÁLISE DE ASPECTOS DIVERSOS, PRIVILÉGIO ASPECTOS ESPECÍFICOS) ex. Durval

OBJETO NÃO OPOR “TEORIA” X “METODOLOGIA” “ESCOLA” NÃO É “TÉCNICA” (EXS) POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO “TEORIAS” E PROCEDIMENTOS (EX. ad e entrevistas)

CUIDADOS Excesso de dados, obscurecimento do objeto Arrogância transforma-se em fetichismo c categorias/teorias;recusas sectárias Rigidez x rigor

ORIGENS DO ESTUDO Pode surgir de uma problemática “espontânea” mas ultrapassar este momento ESTRANHAMENTO ESTRATÉGIA PESQUISA FORMULAR UM PROGRAMA COM QUESTÕES NORTEADORAS

SISTEMAS A PARTIR DESTAS QUESTÕES SURGEM RELAÇÕES RUPTURA 2 – HISTÓRIA SOCIAL DOS PROBLEMAS, OBJETOS E INSTRUMENTOS/PROCESSOS PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DA REALIDADE

EXEMPLOS OBJETOS “RESÍDUOS” X CONSTRUÇÃO DO OBJETO, TORNAR RELEVANTE/DEMONSTRAÇÃO GUINZBURG CONVERTER PROBLEMAS “ABSTRATOS” EM “PRÁTICOS” METODOLOGIA E PRÁTICA (QUESTIONÁRIOS, ANÁLISE CONTEÚDO ETC)

PARTE II ATITUDE CRÍTICA – INVESTIGAÇÃO X POSIÇÃO DEFENSIVA; CRÍTICAS UNIVERSAIS PESQUISAR – RISCO, EXOSIÇÃO/CRÍTICA A RELEVÂNCIA DO OBJETO NÃO GARANTE LEGITIMIDADE X CONSTRUÇÃO OBJETO E EFICÁCIA MODELO

OBRIGADA!

ARMADILHAS A PESQUISA TORNAR-SE TRANSCRIÇÃO DO SENSO COMUM CONSCITOS SEMI-CONSTRUÍDOS (SEMPROBLEMATIZAÇÃO) IR A CAMPO SEM BASE TEÓRICA OPOSIÇÕES FICTÍCIAS MÉTODOS ; ADESÃO INGÊNUA;COMPLEMENTARES/EXCLUDENTES (MACRO/MICRO;QUANTITATIVO/QUALITATIV O; ESTRUTURAL/HISTÓRICO)