plano anual de capacitação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
Advertisements

PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DO CEFET-MG E DA UFMG Lucas Mina Garaschenco Sheila Batista dos Santos.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE - PES Audiência Pública LC 141/2012.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Síntese das Propostas GT Bolsas de Assistência Estudantil e Metodologias de Seleção em Santo André/SP UFABC – 10 a 12/04/2013 GT: Bolsas de Assistência.
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Introdução ao Comportamento Organizacional
AUTOAVALIAÇÃO.
Pet-Saúde graduaSUS - Enfermagem
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Docência do Ensino Superior
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
DESIGN DIDATICO DIGITAL
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
Leitura na escola e na comunidade
Relatório de Autoavaliação Institucional
Planejamento de estratégias:
O que é Educação Ambiental?
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Treinamento e Desenvolvimento
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Avaliar desempenho de servidores
MEDALHA PAULO FREIRE.
A Institucionalização da avaliação da extensão universitária: A proposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Rossana Maria Souto Maior Serrano, Maria.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PMO, Programas e Portfólio Prof. Cláudio Quartaroli.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Treinamento e Desenvolvimento
Planejamento de Recursos Humanos
Manuais Administrativos
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Metodologia da Pesquisa
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Avaliar desempenho de servidores
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
Plano de Gestão da Escola
Nome ou título do caso Nome da Organização.
CONSELHO DE ESTADUAL DA SAÚDE
Planejamento Financeiro e Orçamentário
PROJETO DE PESQUISA.
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

plano anual de capacitação OBJETIVO: Estabelecer uma metodologia que subsidie o planejamento das ações de capacitação, em consonância com o padrão adotado pelo Plano Anual de Capacitação Fiocruz e diretrizes do MPOG.

plano anual de capacitação O fortalecimento das ações por meio da capacitação é uma diretriz: do Plano Quadrienal Fiocruz - 2011/2014 da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) - Decreto 5.707 de 23/02/2006 Portaria MPOG 208 de 25/07/2006

plano anual de capacitação Para estabelecer as ações de capacitação utiliza-se como instrumentos o Plano Anual de Capacitação e Relatório de Execução do Plano Anual de Capacitação. Anualmente o Plano Anual de Capacitação e o Relatório Anual de Execução do Plano de Capacitação, deve ser encaminhado ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), de acordo com estabelecido com a PNDP.

plano anual de capacitação

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO FIOCRUZ PLANOS DE CAPACITAÇÃO DAS UNIDADES PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO FIOCRUZ Elaborado ANUALMENTE pela Diretoria de Recursos Humanos (DIREH)

Fatores Críticos de Sucesso Ter entendimento dos objetivos estratégicos da Unidade Conhecer o Plano Quadrienal da Fiocruz Garantir o envolvimento dos gestores na elaboração do Plano Anual de Capacitação Criar alternativas que garantam a execução do Plano Anual de Capacitação Criar alternativas para a capacitação dos terceirizados, sem ferir a legislação Pensar as ações de educação formal como parte integrante do plano Manter acompanhamento sistemático do Plano de Capacitação junto aos gestores

Premissas PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO FIOCRUZ Desenvolver conhecimentos alinhados aos objetivos estratégicos da instituição Considerar a capacitação como um processo de melhoria contínua Envolver o maior número de trabalhadores possíveis, considerando projetos específicos para os diferentes níveis de atuação Alinhar o planejamento da capacitação ao desenvolvimento do servidor na carreira de acordo com o Plano Fiocruz. Valorizar os talentos e recursos da própria instituição, sempre que possível Interagir com a área de planejamento de forma a sincronizar o planejamento da capacitação com o período de aprovação orçamentária Envolver as chefias no processo de planejamento da capacitação dos servidores.

Plano Anual de Capacitação - Metodologia Objetivos/ Projetos Estratégicos Conhecimentos a serem desenvolvidos Estratégias de Aprendizagem a serem utilizadas Público Alvo Ações de capacitação Consolidação e aprovação Monitora-mento Análise dos resultados

Plano anual de capacitação fiocruz 2014 O formulário “Levantamento de Conhecimentos Necessários” consiste na organização dos conhecimentos apresentados como demanda pelas áreas, consolidados em uma planilha que os relacione aos objetivos estratégicos definidos como prioritários para cada área. Cada GESTOR deverá se reunir com sua equipe, com vistas a identificar os conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos trabalhadores de seu setor para o alcance de suas metas.

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2014 FORMULÁRIO

- Elaboração do Plano Anual de Capacitação - METODOLOGIA - Elaboração do Plano Anual de Capacitação - Objetivos Estratégicos – O objetivo de planejar a capacitação deve estar alinhada aos objetivos institucionais e a análise do Plano Quadrienal (PQ) da Unidade. Conhecimentos Necessários – Foco no conhecimento necessário para o desenvolvimento dos servidores com vista ao alcance dos objetivos organizacionais.

- Elaboração do Plano Anual de Capacitação - METODOLOGIA - Elaboração do Plano Anual de Capacitação - Estratégia de Capacitação – Devem ser entendidas como processo de definição e decisão sobre as “ações” mais adequadas para ampliar os conhecimentos e alcance dos objetivos estratégico. Cada uma delas esta relacionada a determinada modalidade de capacitação, conforme apresentado no quadro a seguir. Definição das Ações de Capacitação – Deve considerar as possibilidade de valorização do aprendizado e difusão do conhecimento internamente, portanto: Muitas AÇÕES podem ser ministrada pelos servidores com expertise (Sem custo para Instituição) = Parcerias com as Unidades

ESTRATÉGIAS E AÇÕES ESTRATÉGIAS AÇÕES Estratégia de Cooperação: Conjunto de ações que tenham como finalidade buscar o compartilhamento e a colaboração na construção de conhecimento e experiências sobre um determinado tema Visitas técnicas: Visita supervisionada à uma organização de referência em determinada prática ou técnica visando o seu conhecimento.   Intercambio: Troca de experiência profissional, com objetivos e duração pré-definidos. Auto formação: Forma de aprendizagem autônoma, com finalidade pré-definida e alinhada às necessidades organizacionais. Estratégia de Organização: conjunto de ações que crie condições para classificação e hierarquização de dados e elaboração analítica. Grupo Formal de Estudo: Grupo constituído por tempo determinado, com o objetivo de aprofundar, analisar e discutir um tema. Estratégia de Elaboração: Conjunto de ações de capaz de estabelecer relações entre diferentes conteúdos e desenvolver a capacidade para elaboração de sínteses. Seminário; Congresso; Encontros; Conferências; Fórum; Palestras: Reunião formal que objetiva a atualização, e/ou o debate e/ou a divulgação e/ou a apresentação de conceitos e/ou técnicas centrados num tema básico, que pode ser desdobrados em subtemas. Estratégia de Criatividade: Conjunto de ações pautadas no dialogo para revisão, avaliação e aplicação de hipóteses e ideias em busca de resultados. Oficinas de trabalho: Ação destinada à abordagem de tema específico e elaboração conjunta de trabalho sobre o tema discutido. Evento dividido em duas partes: teórica e prática. Grupo de Trabalho: Grupo constituído por tempo determinado, com o objetivo de elaborar e/ou rever um processo ou produto de trabalho, concluído com um relatório que explicite a metodologia e os conhecimentos desenvolvidos. Estratégia de Recordação: Conjunto de ações para fortalecimento e memorização de conhecimentos, habilidade e atitudes. Curso: Capacitação voltada ao ensino de conteúdos de cunho predominantemente cognitivos. Treinamento em serviço: Capacitação com objetivo pré-definido, realizada no próprio local de trabalho, voltada ao desenvolvimento ou aprimoramento de competências técnicas.

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2014 Cronograma Etapa Responsável Período Divulgação do início do processo de elaboração do PAC SERCAP Agosto/13 Elaboração do PAC SERCAP e SRH das Unidades Setembro/13 e Outubro/13 Consolidação dos Planos das Unidades Novembro/13 Divulgação do PAC Fiocruz DIREH / DDRH / SERCAP Dezembro/13 Encaminhar o PAC Fiocruz para o MPOG Execução do PAC Fiocruz SRH das Unidades Janeiro/14 a Dezembro/14 Ajustes no PAC Fiocruz Junho/14

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2014 O propósito deste documento é estabelecer diretrizes que orientem a elaboração do Plano Anual de Capacitação da Unidade, seguindo os padrões adotados pela Direh na elaboração do Plano Anual de Capacitação Fiocruz, em consonância com as diretrizes da instituição e do MPOG.