Administração Geral Definição e história da Administração Organizações Conceitos importantes Teorias da administração Funções administrativas/processo administrativo Áreas funcionais/empresariais Níveis de decisão/atuação
Administração - Legislação Os mais de 330 mil profissionais de Administração registrados do país comemoram no dia 9 de setembro os 51 anos da regulamentação da Administração no Brasil. Contudo, sabe-se que a Administração é uma Ciência antiga. Adam Smith e Frederick Wislow Taylor, por exemplo, já tratavam do assunto nos séculos XVIII e XIX ressaltando a importância de aplicar técnicas administrativas no trabalho. Na mesma época nascia nos Estados Unidos a primeira escola de Administração do mundo e, no Brasil, a Ciência também começa a despontar entre 1930 e 1950 e, em 1965, por meio da Lei nº 4.769, a profissão é regulamentada, assim como são criados os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs).
1. Definição Chiavenato Ad – direção Minister – subordinação – aquele que presta serviço para outro Maximiano Esforço sinérgico com alto grau de racionalidade para conquista de resultado não presente de forma autônoma.
CONCEITOS Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos Funções Administrativas (variam com a teoria): planejamento, organização, liderança ou direção, controle
O Gestor/Gerente/Administrador precisa [...] saber orientar e coordenar o trabalho de seus colaboradores, indicando-lhes o que deve ser feito e também como fazê-lo. O trabalho de gestão é um dos mais importantes, pois o sucesso ou fracasso de um empreendimento está na razão direta das pessoas que o conduzem (CHIAVENATO,1982,p.1)
Administração “É o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais, de maneira eficiente e eficaz.” BATEMAN & SNELL, 1998 – P. 27 “Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.” STONER, James, 1995 – P. 5
2. Organizações São o objeto da Administração Pessoas + Recursos -> Resultado Chiavenato: Administrar é estabelecer metas e operacionalizar seu resultado através das funções PODC.
2. Uma Organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos) RECURSOS OBJETIVOS HUMANOS MATERIAIS FINACEIROS INFORMAÇÃO ESPAÇO TEMPO PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DIVISÃO DO TRABALHO PRODUTOS SERVIÇOS
As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços. As pessoas são o principal recurso das organizações. As organizações são grupos de pessoas que usam recursos: recursos materiais, como espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos, e recursos intangíveis, como tempo e conhecimentos. A divisão do trabalho é o processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização.
Organizações Divisão das organizações por setores Da Sociedade Da Economia
Sociedade
Primeiro Setor Poder público - federal, estadual , municipal - executivo, legislativo, judiciário
Segundo Setor Empreendedor Econômico privado Indústria, comércio.
Terceiro Setor Rede de organizações privadas autônomas, não voltadas à distribuição de lucros para acionistas ou diretores, atendendo propósitos públicos, embora localizada à margem do aparelho formal do Estado. Sociedade civil = ONG, OSCIP, Associações.
Paradigmas Modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso.
3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Quando as organizações resolvem problemas e são eficientes no uso dos recursos, todos ficam satisfeitos: clientes, usuários, funcionários, acionistas, a sociedade de forma geral. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos.
“Eficiência e Eficácia” Dois conceitos fundamentais sobre o desempenho das organizações Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. Eficácia significa capacidade de realizar resultados. Eficácia significa grau de realização dos objetivos. Eficácia significa capacidade de resolver problemas.
Eficiência É a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é. Eficiência significa ausência de desperdícios. Eficiência significa uso econômico de recursos. Eficiência significa menor quantidade de recursos par produzir mais resultados.
Eficiência e Eficácia Eficácia Eficiência Atingir os objetivos Fazer as coisas certas Relação entre resultados alcançados e objetivos planejados Eficiência Usar os recursos da melhor maneira possível; minimizar perdas Fazer certo as coisas Relação entre resultados alcançados e recursos empregados
Efetividade? Conceito mais amplo que busca avaliar os resultados das ações implantadas verificando os reais benefícios que as ações trarão. Verifica o impacto das ações. A efetividade é o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. Ex: Ensino Superior no Brasil
Bons Administradores são eficazes e eficientes!
O Papel da Administração É assegurar a eficiência e eficácia das organizações. As organizações podem ser extremamente ineficazes ou ineficientes, ou as duas coisas ao mesmo tempo, e criar problema em vez de resolver. Tudo depende da forma como as organizações são administradas. Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos. A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (e outro processos da gestão de pessoas), execução e controle.