Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA Profa. Ms. Erika Bataglia
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Psicopedagogia Clínica Institucional
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Construtivismo em Sala de Aula
Teoria Psicogenética de Piaget
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Psicologia Educacional.
Características de um bom professor de biologia
Desmistificando a Psicologia Organizacional
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PSICOPEDAGOGIA.
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Fundação de Atendimento de
Rosemeyre Floriano Carvalho Duarte Vanessa Mendes Cardoso Da Silva
DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Psicopedagogo clínico
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Educação Especial Aula 9
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Psicopedagogia Institucional
Construindo a cultura educacional inclusiva
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Concepções em Educação Matemática
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Universidade Federal de Alagoas
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Termo de Terminalidade
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia Carla Emanuelle Fundamentos da Psicopedagogia Carla Emanuelle

“ A Psicopedagogia é uma (nova) área de atuação profissional que tem, ou melhor, que busca uma identidade e que requer uma formação de nível interdisciplinar” (Lino de Macedo, 1992)

Psicopedagogia “Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os” ( Scoz, 1992)

Posiciona-se para compreender os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas.

O Psicopedagogo É um pesquisador permanente, um sujeito que, a cada movimento, ação e conduta enquanto profissional, busca alternativas para os dilemas, tensões,limites que lhe surgem, vislumbrando sempre novas possibilidades.

E AINDA ENQUANTO PESQUISADOR... Compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento,tais como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Sociologia, a Pedagogia, a Neurologia, a Neuropedagogia, entre outros.

RESGATE HISTÓRICO O Movimento da prática Psicopedagógica no Brasil sofreu grande influência das idéias desenvolvidas na Argentina; O corpo teórico que constitui a fundamentação da psicopedagogia no Brasil é formado por grandes nomes argentinos: Sara Paín,Jorge Visca, Alícia Fernandez e outros; A Psicopedagogia nasceu na Europa,no século XIX;

RESGATE HISTÓRICO A prática psicopedagógica desenvolveu-se na França que, influenciou a prática Argentina, que por sua vez, influenciou a prática Brasileira; George Mauco foi o fundador do primeiro centro médico-psicopedagógico na França; Primeiras articulações entre a medicina, a psicologia, psicanálise e pedagogia para a solução dos problemas de comportamento e de aprendizagem.

RESGATE HISTÓRICO O termo Psicopedagogia curativa foi adotado por Janine Mery para caracterizar a ação terapêutica dos aspectos Pedagógicos e Psicológicos no tratamento de crianças com fracasso escolar; O séc. XIX marcou o interesse de vários estudiosos em compreender e atender os portadores de deficiências sensoriais, debilidade mental e outros problemas relacionados à aprendizagem. Os pioneiros no tratamento das dificuldades de aprendizagem.

TRÊS CONOTAÇÕES DE ATUAÇÃO Prática clínica: consultório individual-grupal –familiar,em instituições educativas e sanitárias; Construção teórica: permeada pela prática de forma que, a partir desta, a teoria psicopedagógica possa ser tecida; Tratamento psicopedagógico – didático: se constitui num espaço para a construção do olhar e da escuta clínica – a análise do próprio aprender –que configuram a atitude psicopedagógica.

ETIOLOGIA

PSICOPEDAGOGO CLÍNICO Reelabora o processo de aprendizagem Propicia a construção do saber Devolve ao sujeito o prazer de aprender Pp –testemunha- “insigth” Resgate da autonomia Cardápio individual- flexível Há folga para trabalhar o desejo Espaço para rastrear a meta Objetivo – dirigido para a história do sujeito – rede situações familiares Uso da metodologia clínica Está dirigida à história do sujeito porque a demanda é a cura.

PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL Administra ansiedades Cria clima harmonioso nos grupos de trabalho Colabora com a construção do conhecimento Identifica obstáculos no processo de aprendizagem e desenvolvimento Implanta recursos preventivos,conscientizando os conflitos de fragmentação do conteúdo e da não formação de grupos Se dirige ao aluno como aprendente e ao professor como ensinante Clareia papéis e tarefas no grupo

“O objeto da psicopedagogia não é então, no meu ponto de vista, o conteúdo ensinado ou o conteúdo apreendido ou não-aprendido. São os posicionamento ensinantes e aprendentes, e a intersecção problemática (nunca harmônica) mas necessária, entre o conhecer e o saber.” (Fernàndez, 2001, p.55)

APRENDIZAGEM

A APRENDIZAGEM Visca APRENDIZAGEM

Aprendizagem é o resultado de uma construção(princípio construtivista) dada em virtude de uma interação(princípio interacionista) que coloco em jogo a pessoa total (princípio estruturalista). (Visca, 1987)

A partir do conhecimento do processo de aquisição da aprendizagem, o especialista em psicopedagogia consegue detectar que situações podem estar influenciando negativamente este processo, ou  que mecanismos o aprendiz  está utilizando que podem estar dificultando  sua aprendizagem. É importante observamos e analisarmos o sistema familiar, escolar e social em que está inserida, além do seu próprio processo de aprendizagem, para podermos detectar o que pode estar obstaculizando esta aquisição.

Uma dificuldade de aprendizagem não é vista como patogenia e sim como um obstáculo que pode estar dificultando este processo Estes obstáculos são classificados como epistêmico, epistemofílico, epistemológico e funcional.

Obstáculo Epistêmico - refere-se a estrutura cognitiva do aprendiz, que deriva do nível de operatividade da estrutura cognitiva alcançada, ou seja ninguém pode aprender além do que sua estrutura cognitiva permite. Obstáculo Epistemofílico - é utilizado para designar o vínculo afetivo que o aprendiz estabelece com os objetos e situações de aprendizagem.

Obstáculo Epistemológico - está relacionado ao meio cultural em que o aprendiz está inserido. Quando uma criança de um meio cultural desfavorecido é inserida em outro com melhores condições, poderá apresentar o que denominamos de obstáculo epistemológico. Crianças que acompanham os pais em países diferentes do seu de origem, poderão demonstrar uma dificuldade inicial de adaptação ao idioma e costumes

Obstáculo Funcional Corresponde às diferenças de funcionalidade da estrutura do pensamento, como as desigualdades entre os aspectos figurativos e operativos, as formas de oscilações deste pensamento, a impossibilidade de usar certas justificativas, ... enfim, de que maneira o pensamento do aprendiz acontece.

ENTÃO A PSICOPEDAGOGIA Identifica os aspectos que poderão estar obstaculizando a aprendizagem e inicia-se o processo de modificação destes obstáculos, através da atuação do psicopedagogo.

Atividade Avaliativa 1- Em sua opinião, o olhar psicopedagógico traz avanços para a atuação de educadores? Por quê? 2- Durante muito tempo adotamos uma postura medicalizante do fracasso escolar quando, na verdade, a aprendizagem não se processa somente no plano biológico, nem se resolve plenamente pela ajuda de profissionais vinculados à área da saúde. Quais são os outros aspectos e como eles interferem no ato de aprender? 3- Quais são as áreas de atuação da Psicopedagogia no Brasil? Quais as características de cada uma delas? 4- Na sua opinião, de que maneira as práticas pedagógicas podem interferir na aprendizagem dos alunos?

Atividade Reflexiva Você está vendo neste módulo vários aspectos acerca da abrangência da Psicopedagogia e sobre o seu objeto de estudo. A Psicopedagogia em sua construção histórica, recebeu influências de muitas áreas, porém tem a nomenclatura fazendo referência à Psicologia e Pedagogia. Portanto reflita e comente sobre a seguinte afirmativa: “A Psicopedagogia utiliza-se de diversas lentes e agentes para compreender o processo de aprender do ser humano.”