Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.

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Transcrição da apresentação:

Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010

Produtos do mestrado profissional Qual deve ser o produto final do mestrado profissional? Qual o tipo / especificidade do produto final desenvolvido em seu curso? Nos nossos cursos, o produto final tem sido uma dissertação, com conteúdos aplicados à resolução de problemas encontrados na prática profissional. O produto final não precisa necessariamente ser uma dissertação. Não pode eximir, entretanto, o aluno do domínio básico de ferramentas metodológicas próprias da atividade acadêmica.

Que nível de qualidade estamos alcançando? Percebida como boa. O acompanhamento e avaliação sistemática dos cursos de mestrado profissional ainda é uma lacuna a ser trabalhada. Produtos do mestrado profissional

Como tem sido a implementação? Os trabalhos dos egressos têm sido incorporados? Para a maioria dos cursos ainda é cedo para dizer. Em geral as informações disponíveis chegam através de notícias enviadas pelos próprios alunos; alguns cursos fazem acompanhamento eventual. Não existe um mecanismo formal de acompanhamento através da Escola.

Processo de orientação Tempo de orientação / prazo para defesa Os cursos atuais têm duração entre 18 e 24 meses. O período de 24 meses é preferido: · o esforço necessário é o mesmo que para o acadêmico · os orientadores são designados após o início do curso · os alunos não têm tempo por terem que atender necessidades do seu trabalho · os alunos têm um tempo razoável de afastamento da área acadêmica · a orientação à distância dificulta o processo

Dificuldades com relação à orientação à distância disponibilização de materiais para leitura, que muitas vezes são enviados pelas dificuldades de acesso local à informação inexperiência e dificuldades na disponibilização de recursos de ensino a distância e de meios diretos de contato orientador aluno tipo videoconferências, Skype etc inexistência de infra-estrutura de apoio como chats, depósito de documentos, gerenciadores de trabalho em grupo etc. em nível institucional > EAD pode ser útil na condução de soluções Processo de orientação

dificuldade para estabelecimento da relação de orientação uma vez que não há, por limitação de orçamentos, oportunidade de ter um contato pessoal inicial (em geral o contato só se dá na qualificação e na defesa) Dificuldades com relação à orientação à distância (cont) desigualdade de qualidade do acesso á internet nos diversos locais Processo de orientação

Dificuldades com relação à distância As barreiras culturais para atuação em áreas tão distantes em todos os sentidos penalizam as relações, principalmente quando se trabalha à distância. A orientação seria facilitada se os orientadores tivessem podido viajar para o local do curso e ter contato direto com a realidade dos alunos e dos materiais de que dispunham para definir seus projetos de pesquisa. Processo de orientação

Sim, é a garantia para a Escola de que ele está capacitado para orientar, mantem o curso em bons patamares de avaliação pela CAPES porém a flexibilidade dada atualmente é importante: às vezes não encontramos orientadores credenciados que trabalhem com o problema que as organizações clientes trazem. E o MP visa atender as demandas do cliente – obviamente dentro do tema do curso. Credenciamento de orientadores Em sua opinião, o credenciamento no mestrado profissional deve acompanhar o credenciamento do acadêmico?

Não, deveria ser feito de acordo com as necessidades específicas do curso necessidade de combinar o acúmulo/ a experiência acadêmica com a profissional novos produtos Deve levar em consideração a participação dos docentes externos que tem produção e trabalham em parceria no mestrado. maior participação de orientadores de fora da área, e também de orientadores não doutores, mas com expertise