III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Programa aluno pesquisador
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
Sensibilização no IF-SC
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Capacitação dos professores
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Perguntas de Modelação
Comunidade de Aprendizagem
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Clóvis Danilo Emanuel Fábio. Projeto Inicial x Execução.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
ESTUDO DO MEIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Cristiane Jonas Francisconi
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Documentos e Propostas legais
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA

Franciane Zanetti Campanerut - IQ USP Colégio Nossa Senhora das Dores Uma Proposta de Estudo do Meio para uma abordagem de Conteúdos Químicos Franciane Zanetti Campanerut - IQ USP Eliane Branco Haddad Colégio Nossa Senhora das Dores

Justificativa Teórica  Estudo do meio: método de apreensão do real no entendimento dos problemas ambientais e na mudança de comportamentos, visualizando soluções no âmbito das iniciativas individuais e coletivas.  É um processo de pesquisa ambiental, no interior da sala de aula e fora dela, de forma associada a sua disciplina escolar.  Estudos do Meio estratégia que possibilita uma interação maior com o meio ambiente, há uma construção mais evidente, mais profunda de relações entre o conhecimento químico e o mundo.

Objetivos  Demonstrar que é possível estudar Química em um contexto social.  Discutir as etapas para a realização de um Estudo do Meio.  Integrar a Química com outras áreas do conhecimento.  Proporcionar aos alunos uma articulação entre a sua aprendizagem, e formação para a pesquisa e a extensão – levar conhecimento acadêmico para a comunidade.

Procedimentos  Leitura de textos e discussões em reuniões pedagógicas.  Visita do grupo de educadores aos locais idealizados como propícios para o estudo dos conteúdos disciplinares programados para as turmas pertinentes: Ubatuba, Parati, a Usina Nuclear de Angra dos Reis e a Petrobrás  Confecção do Caderno de Estudo do Meio: dados sobre as visitas, dados geográficos, textos, as aulas, o roteiro das visitas e todas as outras informações

Problematização.  Sala de aula: Química Orgânica, tópico hidrocarbonetos, solicitação de uma pesquisa.  Já que os combustíveis fósseis estão se esgotando, será melhor substituirmos a energia desse tipo de combustível pela energia nuclear. Você concorda com essa afirmação? Que argumentos, a favor ou contra, você tem a colocar?

Preparação efetiva do trabalho  Com antecedência de cerca de três semanas ao Estudo do Meio, os alunos deverão ser convocados em contraturno, para preparar o Estudo do Meio.  A preparação se dá com a divisão dos alunos em equipes de trabalho, a saber:  Equipe responsável pelas fotografias  Equipe responsável pela filmagem  Equipe responsável pelos desenho  Equipe responsável pelo relato diário  Equipe responsável pelas entrevistas  Equipe responsável pelo apoio ao grupo

Desenvolvimento  Na partida, os alunos recebem o caderno de Estudo do Meio, para ser completado à medida que as visitas vão se sucedendo:  Visita à Usina Nuclear de Angra dos Reis: filme, explicações, visita aos laboratórios.  Retorno à Pousada: aula previamente preparada pela professora, sobre radioatividade e o aproveitamento da energia nuclear. Professores de Biologia, Física e Matemática, para fazerem intervenções, dadas questões dos alunos.

Usina Nuclear de Angra dos Reis

Ao fim da aula, realizam-se e as atividades propostas no Caderno de Estudo do Meio ( fazem parte da avaliação). Atividade para retorno à escola: dissertação sobre a Energia Nuclear e a Ética na Ciência, que deve ser apoiada no texto presente no caderno de Estudo do Meio  Visita à Petrobrás, em São Sebastião: segue os moldes da Usina de Angra.  Voltando à Pousada nova aula, agora sobre o petróleo e suas aplicações, a indústria petroquímica e o uso do petróleo e de hidrocarbonetos e os impactos para o meio ambiente.

Terminal da Petrobrás – São Sebastião

De Volta a Escola Produto final  Atividades em aula, contemplando todos os alunos  Alunos que não participam da viagem de Estudo do Meio: trabalho de pesquisa a respeito da radioatividade e da energia nuclear Produto final  Alunos: apresentação de toda a documentação (fotos, entrevistas, roteiro da viagem, edição de filmes, desenhos), trabalho que a equipe produziu.

Exposição do trabalho aos pais  Desenvolvimento da capacidade de comunicação, interpretando gráficos e tabelas, favorecendo a oralidade.  Possibilidade de entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais, na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Conclusão  Exige grande dedicação dos professores, da coordenação,toda a equipe escolar, dos pais e dos alunos.  Economicamente é mais caro do que permanecer na escola, mas, se bem planejado e sem terceirização dos serviços, é viável e a relação custo-benefício é baixa, pois o ganho no sentido de crescimento pessoal, pedagógico e profissional é bem maior que o investimento.

 Estudo do Meio: não há o trabalho de Química, ou Física, ou Matemática, ou Biologia, ou qualquer outro, e sim o trabalho do Estudo efetuado, que engloba todas as áreas envolvidas e demonstra, mais uma vez que a fragmentação é um grande engano.

Pesquisa Ambiental gerando o saber químico