POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prática de Ensino: Educação Básica
Advertisements

Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Uma Escola do Tamanho do Brasil
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
A EDUCAÇÃO BÁSICA: ORGANIZAÇÃO, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS.
Discussão no Forgrad – Sul Ponta Grossa, julho de 2016.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Sistema Municipal de Ensino Competências da Secretaria e do Conselho
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATITUDE, COMPROMISSO E DEMANDA SOCIAL.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º de 20 de dezembro de 1996.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
2.1 EDUCAÇÃO ESPECIAL: inclusão e exclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas A partir do processo de democratização da escola, se evidencia.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Princípios Economia Solidária
Significado Etimológico
Prática da LDB nas instituições de ensino
Base Nacional Comum Curricular
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Centro Educacional Unificado
Diagnóstico da Cidade de São Paulo e Estratégia
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
ARRANJOS COLABORATIVOS COMO POTENCIAIS INDUTORES DE CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS ARTICULADAS PARA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO José Fernandes de Lima Professor.
Participação como estratégia de governança democrática
Seminário Internacional Educação, Pobreza e Desenvolvimento
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
O Projeto Político-Pedagógico da escola
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sistema Único de Saúde SUS
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
O QUE É O PEDAGOGO.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Lei de Diretrizes e Bases da Educação. INTRODUÇÃO Lei 9.394/96 Também conhecida como “Lei Darcy Ribeiro” “Esta lei procura libertar os educadores brasileiros.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Estrutura Administrativa
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
Plano Nacional de Educação. História  Manifesto em março de realidade educacional “sem unidade de plano e sem espírito de continuidade”, enfim. att.Fernanda
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Rearranjo estrutural das políticas sociais: os anos 2003 a 2010
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.

O ESTADO E A SOCIEDADE

QUESTÕES Como o Estado atua para preservar as relações no conjunto da sociedade de classes? Quais as relações de interesses na determinação das ações do Estado?

ETMOLOGIA Política - origem grega, politikó, que exprime a condição de participação da pessoa que é livre nas decisões sobre os rumos da cidade, a pólis. Pública - origem latina, pública, e significa povo, do povo.

O QUE É POLITICA? É o processo social através do qual o poder coletivo é gerado, organizado, distribuído e usado nos sistemas sociais. Na maioria das sociedades é organizado sobretudo em torno da instituição do Estado, embora este fenômeno seja relativamente recente.

O QUE É ESTADO? É a expressão política soberana, independente e organizada de uma sociedade estabelecida em um território determinado submetida à autoridade pública.

O QUE SÃO POLITICAS PÚBLICAS SOCIAIS? “ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.” (HOFLING, 2001)

O “ESTADO EM AÇÃO” É o Estado implantando um projeto de governo, através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade. (Gobert, Muller, 1987); Política pública é tudo o que um governo faz e deixa de fazer, com todos os impactos de suas ações e de suas omissões. (Azevedo, 2003)

O QUE EDUCAÇÃO? É concebida como uma prática social concreta, construída e mediada pelos homens como sujeitos de seus processos históricos. Desta forma, sua força reside na mudança e libertação. (Perspectiva freiriana).

A EXCLUSÃO NO MUNDO 125 milhões de crianças não frequentam a escola, sendo que as meninas são dois terços desse grupo; 150 milhões de crianças abandonam a escola antes de aprender a ler ou escrever; 12 milhões de crianças morrem por doenças ligadas à pobreza todos os anos; um em cada quatro adultos nos países em desenvolvimento não sabe ler nem escrever; dois terços são mulheres; apenas cerca de 1% dos deficientes físicos frequentam algum tipo de escola na maioria dos países em desenvolvimento.

A POLÍTICA EDUCACIONAL É um processo que só existe quando a educação assume uma forma organizada, sequencial, ditada e definida de acordo com as finalidades e os interesses que se tem em relação aos aprendizes envolvidos nesse processo. É um dos instrumentos para se projetar a formação dos tipos de pessoas que uma sociedade necessita. políticas públicas educacionais dizem respeito à educação escolar.

O SISTEMA EDUCACIONAL É a forma de como se organiza a educação regular no Brasil. Essa organização se dá em sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Constituição Federal de 1988, com a Emenda Constitucional n.º 14, de 1996 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituída pela lei nº 9394, de 1996, são as leis maiores que regulamentam o atual sistema educacional brasileiro.

ESTRUT. DO SISTEMA.EDUC. EDUCAÇÃO BÁSICA – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Conforme a legislação vigente, os municípios atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Os Estados e o Distrito Federal, no Ensino Fundamental e Médio EDUCAÇÃO SUPERIOR. O governo federal exerce, função redistributiva e supletiva. Compete prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Cabe ao governo federal organizar o sistema de educação superior.

POLITICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS FINANCIAMENTO- FUNDEB; EDUC. INFANTIL – expansão da oferta; ENSINO MÉDIO – consolidação; educação profissional e tecnológica; VALORIZAÇÃO DOCENTE – Formação superior e piso salarial; EDUCAÇÃO ESPECIAL – inclusão; UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO Á ESCOLA; EDUCAÇÃO SUPERIOR – expansão. Rede Federal de Educação Profissional – expansão.

DÍADES DA POLÍTICA EDUCACIONAL PÚBLICO X PRIVADO; CENTRALIZAÇÃO X ESCENTRALIZAÇÃO; QUANTIDADE X QUALIDADE.

DESAFIOS GESTÃO DE POLITICAS PUBLICAS: colaboração; EDUCAÇÃO BÁSICA – acesso e permanência; EDUCAÇÃO SUPERIOR – democratização; SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO; PNE – 10% do PIB para Educação.

CONCLUSÃO A política pública em educação pode ampliar a participação social ao diminuir as desigualdades sociais. Tais mudanças necessitam elevar a distribuição de renda. Quando as políticas educacionais estão atreladas às políticas públicas sociais ganham os cidadãos e a sociedade.