ENSINO DA NOTAÇÃO DE MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO BPMN COM A TÉCNICA DE APRENDIZAGEM STEPWISE SELF EXPLANATION Nome: David Micail do Rosário Alves.

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Transcrição da apresentação:

ENSINO DA NOTAÇÃO DE MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO BPMN COM A TÉCNICA DE APRENDIZAGEM STEPWISE SELF EXPLANATION Nome: David Micail do Rosário Alves Cardoso

Agenda  Abordagem Stepwise Self-Explanation  Objetivo  Procedimento de avaiação  Resultados  Conclusão

Abordagem Stepwise Self-Explanation Dificuldade No Aprendizado  Não possuem Habilidades.  Utilizar adequadamente conceitos aprendidos na sala de aula.  Construir programas.

Abordagem Stepwise Self-Explanation Reduzir Essas Dificuldades  Apresentação de Materiais instrucionais;  Exemplos trabalhados em videos e estruturados de acordo com FSI.  Atenção: Esses materiais são considerados muito relevante no aprendizado dos alunos iniciantes de programação e pode servir para qualquer disciplina.

Abordagem Stepwise Self-Explanation Uso Inadequado de Exemplos Trabalhados  Varios estudantes iniciantes de programação, não usa conceitos aprendidos de uma forma correta.  Deste modo, possivelmente pode ter estudantes que estudam os exemplos trabalhados de uma forma inadequado ou superficial.  Estudantes acabam não aprofundarem seus estudos nos conceitos, e consequentemente apresentando um aprendizado deficiente.

Abordagem Stepwise Self-Explanation Problemas Identificados  Segundo Aureliano(2016), existem dois problemas que podem ser resolvidos: o (i) a dificuldade de combinar as diferentes estruturas de uma linguagem de programação para construir programas sintática, semântica e logicamente corretos; o (ii) a maneira inadequada (ou insuficiente) que os estudantes estudam para uma disciplina introdutória de programação.

Abordagem Stepwise Self-Explanation Possível solução A autora propos uma abordagem Stepwise Self Splanation onde sugerio a hipote-se de que:  “Se estimularmos e orientamos o processo de auto explicação dos estudantes iniciantes enquanto eles estudam o processo de construção de programas de acordo com o FSI, tais estudantes ​ ​ vão ​ ​ construir ​ ​ programas ​ ​ sintática, ​ ​ semântica ​ ​ e ​ ​ logicamente ​ ​ mais ​ ​ corr etos."

Abordagem Stepwise Self Splanation  Sugerido por Aureliano(2016), a abordagem self splanation utiliza a auto-explicações, framewok stepwise improvement, aprendizagem cognitiva, a teoria de exemplos trabalhados em videos.  Estudantes é estimulado a refletir sobre as atividades de extensão e refinamento desempenhadas pelo professor no exemplo em videos através das questões (Aureliano, 2016).

Abordagem Stepwise Self Splanation

Objetivo  O objetivo deste trabalho é propor o ensino de BPMN com a utilização da abordagem Stepwise Self-Explanation. Alunos que já cursaram a disciplina de introdução ao BPMN (Business Process Modeling Notation) vão avaliar se a proposta é mais adequada às suas necessidades.

Procedimento de Avaliação  A amostra foi formada por alunos de graduação do curso de Sistema de Informação que estão cursando a disciplina de Gestão de Processo de Negócios no período  A ferramenta Bizagi foi utilizada pela amostra para criar os modelos à medida que o vídeo solicitava por meio das questões incorporadas.  O formulário criado do Google Forms para a aplicação do questionário. Link: yTPxQzDasJG2bnLEgDTOT7muNjRRIG9vHnk8/edithttps://docs.google.com/forms/d/1g3ggwe- yTPxQzDasJG2bnLEgDTOT7muNjRRIG9vHnk8/edit

Resultado

Conclusão  Finalizando, pode-se concluir que a abordagem SSE aplicada ao ensino de BPMN é promissora e pode ser usada de forma complementar à técnica tradicional de ensino, pois essa mesclagem poderia ser mais eficaz no processo ensino e aprendizagem de modelagem de processos de negócio com BPMN.