Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar

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Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor Coelho e Marta Marchante

Base para a 1ª formulação do perfil 6 Focus groups realizados em 2011, 2012 e 2013 em Lisboa e Porto Resultados do Censo dos Psicólogos INTRODUZIR A TABELA DAS TAREFAS IDEIAIS?

Funções ideais N ideal Ranking aconselhamento/acompanhamento aos alunos 229 1 avaliações psicológicas 199 2 orientação vocacional 104 3 programas de prevenção primária 103 4 acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais 30 5 aconselhamento/colaboração com corpo docente 37 6 consultas/aconselhamento com pais, EE’s e familiares 25 7 atividades de promoção cognitiva e/ou de competências escolares 12 8 ações de sensibilização para alunos 9 colaboração com outros técnicos 10 articulação com serviços externos 11 formação para a comunidade educativa seleção de alunos 13 responsabilidades administrativas 14 Fonte: Censo sobre a situação profissional dos psicólogos escolares

Proposta levada a discussão “Contribuir para o desenvolvimento adequado e integral dos alunos, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico, nomeadamente através de: 1 - Apoio a alunos sob a forma de acompanhamento psicológico e aconselhamento; 2 - Participação nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar, tendo em vista a elaboração de programas educativos individuais, e acompanhamento da sua concretização; 3 – Desenvolvimento de programas e ações de aconselhamento/orientação vocacional a nível individual, ou de grupo, que promovam o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar, bem como acompanhamento e apoio nas escolhas vocacionais e de percurso académico/profissional dos alunos; 4 - Colaboração no levantamento de necessidades da comunidade educativa, participando também na conceção e definição de estratégias para desenvolver ações de prevenção primária (ações de sensibilização, programas de promoção da saúde, promoção cognitiva, programas de desenvolvimento socioemocional; programas de promoção de competências escolares);

Proposta levada a discussão 5 – Colaboração nos processos de identificação das respostas específicas diferenciadas e na intervenção junto de alunos com Necessidades Educativas Especiais; 6 - Colaboração com o corpo docente, através da participação em experiências pedagógicas ou projetos de investigação, na conceção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo e acompanhar o desenvolvimento de projetos; 7 - Aconselhamento e formação de pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e outros agentes da comunidade escolar, promovendo a articulação com os recursos da comunidade; 8 - Colaboração com outros técnicos que desenvolvam trabalho de apoio aos alunos e articulação com os serviços externos que promovam o desenvolvimento psicológico e/ou psicopedagógico dos alunos.”

Sessões de debate Coimbra (28/2/2014) – 6 participantes Porto (1/3/2014) – 21 participantes Lisboa (11/3/2014) – 57 participantes Évora (25/3/2014) – 8 participantes Faro (2/4/2014) – 20 participantes Covilhã (29/4/2014) – 22 participantes Braga (22/5/2014) – 4 participantes Açores (30/5/2014) – 27 participantes Leiria (16/4/2014) – 56 participantes Cascais (6/6/2014) – 13 participantes

Perfil de atribuições “O psicólogo a realizar intervenção em contexto escolar, goza de autonomia técnica e científica, regendo as suas práticas pelo código ético e deontológico que regula a profissão e deve contribuir para o desenvolvimento adequado e integral dos alunos, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico, nomeadamente através de: 1 - Apoio a alunos sob a forma de acompanhamento psicológico e aconselhamento psicológico individual ou em grupo, e quando necessário proceder aos encaminhamentos apropriados; 2 - Realização de processos de avaliação psicológica, individualizada ou em grupo, considerando a promoção do ajustamento entre os alunos, as suas necessidades e as respostas educativas disponibilizadas pelos agrupamentos escolares, com o fim de promover o sucesso escolar;

Perfil de atribuições 3 – Apoio ao desenvolvimento vocacional dos alunos, através de consulta psicológica vocacional ou programas de desenvolvimento vocacional a nível individual e/ou de grupo; que promovam o acompanhamento do aluno ao longo do seu percurso escolar, bem como acompanhamento e apoio nas escolhas vocacionais e de percurso académico e /ou profissional dos alunos; 4 - Colaboração no levantamento de necessidades da comunidade educativa, participando também na conceção e definição de estratégias para desenvolver ações de prevenção (ações de sensibilização, programas de promoção da saúde, promoção cognitiva, programas de desenvolvimento socioemocional; programas de promoção de competências escolares, entre outros); 5 – Colaboração nos processos de avaliação e identificação das respostas específicas diferenciadas, bem como na intervenção junto de alunos com Necessidades Educativas Especiais;

Perfil de atribuições 6 - Colaboração com os órgãos de gestão dos agrupamentos, participação na definição e implementação do projeto educativo, participação na conceção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo e acompanhamento do desenvolvimento de projetos; 7 - Aconselhamento e formação de pais e encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e outros agentes da comunidade escolar, promovendo a articulação com os recursos da comunidade; 8 - Colaboração com outros técnicos que desenvolvam trabalho de apoio aos alunos e articulação com serviços externos à escola que promovam o desenvolvimento psicológico e/ou psicopedagógico dos alunos.”