REDAÇÃO Mais um tipo de texto
O texto - quem o escreve - ligado a identidade; Escrever não é uma atividade que está fora do indivíduo; Existe um mito = redação é um texto diferenciado do que produzimos durante a nossa vida escolar.
Fica a dica "Escrever exige 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sim senhor, escrever é trabalho árduo. Textos são cortados, aumentados, virados pelo avesso, amassados. Texto só brilha depois de muito apanhar" (Dad Squarisi e Arlete Salvador)
Obvio que existe uma estrutura que pode e deve ser usada Obvio que existe uma estrutura que pode e deve ser usada. E a estrutura que será apresentada será a do: ENEM
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA Pode parecer repetitivo, redundante, mas não é, pois dissertar de forma argumentativa é realmente defender um ponto de vista.
Segundo Weston, argumentar é: expressar um conjunto de razões e provas que fundamentam uma conclusão, com razão, os pontos de vista. Não basta apenas afirmá-los.
O ENEM ALERTA: Defender o ponto de vista: não basta mostrar a realidade, tenho que tentar resolver, como?; Argumentar: convencer o leitor; Dissertar: expressar opinião - deixar claro seu ponto de vista, sem usar EU; Imparcial/Objetivo; Propor uma intervenção: inovadora e relacionada ao tema; Fugir do senso comum - tentativa de não repetir aquilo que dito e que não foi pensado.
O que se propõe defender: EXEQUÍVEL RAZOÁVEL O que se propõe defender: Deve ser mesmo pensado? Pode acontecer de fato? É possível que se fazer de tal forma?
EXEMPLO Não pode cair no senso comum (clichê) Precisa ser aplicável. "As prisões estão cheias, por isso vamos bombardeá-las". É razoável? Fere os direitos humanos?
Quem escreve não precisa tomar partido da situação governamental. O escritor tem que dar resposta ao que ele realmente acredita. Tem que convencer primeiro a si mesmo.
DIREITOS E VALORES HUMANOS Principio de autonomia: Todo homem deve ter capacidade decidir sobre sua existência; O homem deve ser o fim de todas as coisas, não pode ser usado como instrumento; Coisa possui preço - objeto de troca; Homem possui dignidade - não pode ser objeto de troca.
EXEMPLO Reforma agrária é constitucional, se eu optar por ir contra eu tenho que saber sustentar; Cuidado com os temas! Abordá-los sem ferir os direitos humanos e o que rege a constituição; Tem que se levar em conta o que constitui a base do nosso argumento.
TEMA: Trabalho infantil Como resolvo o problema? Colocar a própria temática na forma interrogativa . Como resolver o trabalho infantil no Brasil?
COMO CAMINHO? Tema macro; Dignidade humana; Direito humanos; Inscrição de um sujeito histórico; Preciso dar a resposta, mas não posso responder com frases que saem de lugar nenhum e chegam a nenhum lugar.
QUAL SERIA UMA PRIMEIRA ABORDAGEM? Educação de qualidade; Que todos tivessem direito e acesso a essa educação; Valido, mas mostra apenas uma realidade.
Defender um ponto de vista Trazer a sua bagagem de leitura que nesse momento não pode ser esquecida; A leitura do jornal, das crônicas diárias, das conversas trocadas (ler pelo menos 10 folhas/dia); Para umas pessoas essa questão vai estar muito próxima e para outras não;
Como podemos aproximar para promover um texto que resolva a questão?; Temos que pensar e talvez combinar; Falamos sobre constituição, diretos, valores humanos, junto com a minha experiência e produzo um texto dissertativo argumentativo? Ou deixo a minha experiência de lado?
TEMA ESPELHO: IMAGEM REFLETIDA Proposta de Redação TEMA ESPELHO: IMAGEM REFLETIDA
Referência Bibliográfica Aula livre - Redação http://www.youtube.com/watch?v=tL0fVYDqTQE Aluna dá dicas http://www.youtube.com/watch?v=c-Mt9R46Nw4 WESTON, Anthony. A construção do argumento. Tradução: Alexandre Feitosa Rosas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.