BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Pedagogia da pesquisa-ação
Metodologia de Pesquisa
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Programa aluno pesquisador
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Cristiane jonas Francisconi
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Projeto de Intervenção
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Aline Moreira dos Santos
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Universidade Federal do Amapá
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Encontro Estadual de Formação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
A VIVÊNCIA DOS ADOLESCENTES EM RELAÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TUBARÃO-SC, (Art. 170), Ciências Humanas. BARBOSA,
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Inclusão que bicho é esse?
O Poder na Escola 2007.
Orientadora: Alessandra de Oliveira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
Como elaborar um plano de aula
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Participação da Família no Ambiente Escolar
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Estrutura do projeto de monografia
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Formação continuada ANO 2015
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Saberes docentes.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação EDU03080 Docente: Profª. Dra. Liliana Maria Passerino Discente: Karina Popko Dominguez BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: Estratégias de prevenção e intervenção das escolas

Problema: Como as equipes pedagógicas estão lidando com o bullying dentro das escolas? Objetivo Geral: Verificar junto às escolas públicas e privadas da zona norte de Porto Alegre como e se são promovidas as ações contra o bullying.

Objetivos Específicos: Analisar quais as estratégias utilizadas para prevenir esse problema; Identificar as estratégias de intervenção das escolas quando o bullying é identificado; Identificar quais as percepções das escolas quanto ao cyberbullying; Verificar como ocorre a integração das escolas com as famílias para a prevenção e contenção deste problema;

Justificativa A escola como espaço formal de ensino, tem grande importância na vida de crianças e adolescentes, e o bullying vem sendo um dos principais problemas no cotidiano escolar e que, aparentemente os professores e gestores não estão conseguindo lidar;

Segundo Maria Lourdes, “para desenvolver um projeto de intervenção sobre o bullying em contexto escolar, será necessário que a escola reconheça a existência do problema. É primordial que ela defina como prioridade na esfera de seu projeto educativo e que haja simultaneamente um sentimento de partilha e de compromisso coletivo, com a formação de um grupo de trabalho para sistematizar a respectiva intervenção, tendo em conta as prioridades definidas.” (apud PEREIRA, 2008, 2002, p. 138)

Autor Título Ano Relação com a pesquisa Jane Middelton-Moz; Mary Lee Zawadski BULLYING Estratégias de sobrevivência para crianças e adultos 2008 Diferentes estudos de caso de pessoas que sofreram bullying Maria Lourdes Gisi; Romilda Teodora Ens BULLYING nas escolas 2011 O texto aborda o fenômeno bullying, desde sua definição, manifestações, causas e conseqüências. Marilise Brockstedt Lech AGRESSÃO NA ESCOLA: como entender e lidar com esta questão 2007 Ideais relacionadas as competências docentes para lidar com as situações de indisciplina e agressão de estudantes dentro da sala de aula. Deborah Cristina Antunes Bullying: razão instrumental e preconceito 2010 Traz uma análise aprofundada sobre o conceito de bullying, bem como os fatores que acarretam esse fenômeno, e as relações de bullying e preconceito.

Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, que utilizará o método de estudo de caso; Será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e observações indiretas com as equipes pedagógicas de dez escolas (públicas e privadas) da zona norte de Porto Alegre ; A análise final dos dados coletados serão relacionadas às preposições teóricas e interpretadas em conjunto a fim de estabelecer novas percepções sobre o assunto;

Cronograma Atividade Ago/12 Set/12 Out/12 Nov/12 Dez/12 Levantamento bibliográfico Análise da bibliografia Coleta de assinaturas para o termo de consentimento Aplicação do questionário Análise dos dados coletados Relatório e considerações finais