Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

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Transcrição da apresentação:

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Alta Velocidade: O Projecto Português Prioridades, Prazos, Traçados, Experiências Europeias Comparáveis Álvaro Costa Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

As políticas europeias de transportes privilegiam de forma clara o modo ferroviário, pela capacidade de proporcionar alternativas ao modo rodoviário, de forma ambientalmente mais sustentável. 2/3 dos projectos da Rede Transeuropeia de Transportes são, ou estão relacionados, com a ferrovia Fonte: Comissão Europeia

Evolução do comprimento da rede de alta velocidade na Europa (*) Desde 1990 que o comprimento da rede de alta velocidade europeia tem vindo a crescer a um ritmo anual bastante elevado (10% ao ano)… Evolução do comprimento da rede de alta velocidade na Europa (*) (km, 1990 a 2007) + 10% (tcma) (*) – RENFE, SNCF, Trenitalia, Eurostar UK, SNCB e DB Fonte: Union Internationale des Chemins de Fer

Evolução do número de passageiros em de alta velocidade na Europa (*) … com reflexos no número de pkm a viajar em alta velocidade (onde se inclui o transporte em velocidade alta). Tem vindo a crescer a um ritmo de 11% ao ano nas últimas duas décadas. Evolução do número de passageiros em de alta velocidade na Europa (*) (pkm, 1990 a 2007) + 11% (tcma) (*) – abrange todo o tráfego em material circulante de alta-velocidade (incluindo comboios pendulares com capacidade de atingir velocidades de 200 km/h) Fonte: Union Internationale des Chemins de Fer

A aposta dos vários países tem sido na construção, ou reaproveitamento de linhas, para receber comboios de velocidades acima dos 250 km/h. Percentagem da rede ferroviária nacional capaz de receber comboios a velocidades acima dos 250 km/h (%, 1990, 2000 e 2007) Fonte: Union Internationale des Chemins de Fer

As perspectivas de crescimento da rede de alta velocidade (acima de 250 km/h) estão localizadas essencialmente em França, Alemanha e Espanha, aparecendo Portugal também com um número significativo de km planeados. Evolução da rede de alta velocidade (e velocidade alta) na Europa de 2008 a 2025 Fonte: Union Internationale des Chemins de Fer

É neste contexto de forte expansão de redes AV que surge a rede portuguesa de Alta Velocidade, constituída por 2 grandes eixos (Lisboa – Porto – Vigo e Lisboa – Madrid). Fonte: Rave

Os desafios da Rede Portuguesa de Alta Velocidade O que ainda há para decidir tem de o ser à luz do conceito de “SERVIÇO DE TRANSPORTES”: Serviços ferroviários (programas operacionais) Mercadorias Concorrência com outros modos de transporte

A ligação Lisboa – Porto, para ser competitiva, deve ter frequências, nas horas de ponta de, 30 min, e dificilmente acomodará mais do que uma paragem intermédia. As ligações Madrid – Sevilla ou Madrid- Barcelona, têm frequências proximas dos 30 min na ponta da manha, e o número de paragens intermédias varia entre 0 e 4 no caso Madrid-Barcelona, para uma distância de 600km e 0 e 3 no caso do Madrid-Sevilha para uma distância de 500km. Fonte: Rave

Cronograma Porto - Vigo Lisboa - Porto Lisboa - Madrid 2010 2013 2015 Fonte: Rave

Comparação das alternativas actuais de viagem Sendo a AV um competidor natural do modo Aéreo para distâncias entre 300 a 600km, a ligação a Madrid é aquela que apresenta maiores barreiras para a entrada de um novo modo, devido aos baixos preços médios praticados. Comparação das alternativas actuais de viagem Vigo Aut. Comb. Avião tempo 1h20 3h20 5h30min custo 22€ 12,75€ 300€ Aut. Comb. Avião Porto tempo 4h20 - 4h(1) custo 75€ - 300€ Aut. Comb. Avião tempo 3h 2h30 30min custo 50€ 25€ 97€ Madrid Aut. Comb. Avião Lisboa tempo 6h 9h30 1h10 custo (1) Escala em Madrid 71€ 59€ 19€ Preços para viagens de ida – passagens aéreas para um dia de semana (4ª feira) na última semana de Julho Fonte: Sites das companhias

Comparação das alternativas actuais de viagem Analisando o modo ferroviário convencional, fica claro que a ligação Porto Vigo, permitirá revolucionar as ligações em TP entre as duas cidades, ao passo que introduzirá mais capacidade na sobrecarregada linha do Norte. Comparação das alternativas actuais de viagem Vigo Aut. Comb. Avião tempo 1h20 3h20 5h30 custo 22€ 12,75€ 300€ Aut. Comb. Avião Porto tempo 4h20 - 4h(1) custo 75€ - 300€ Aut. Comb. Avião tempo 3h 2h30 30min custo 50€ 25€ 97€ Madrid Aut. Comb. Avião Lisboa tempo 6h 9h30 1h10 custo (1) Escala em Madrid 71€ 59€ 19€ Preços para viagens de ida – passagens aéreas para um dia de semana (4ª feira) na última semana de Julho Fonte: Sites das companhias

Conclusões - O eixo Lisboa – Porto – Vigo apresenta um papel estratégico na consolidação da fachada atlântica, quer pela criação de uma alternativa de transporte público viável entre Porto –Vigo, quer pelo aumento de capacidade no eixo ferroviário Lisboa – Porto, que hoje já apresenta sinais de congestionamento; No eixo Lisboa – Madrid existe um incumbente com uma grande vantagem competitiva – o modo Aéreo, e com capacidade para adaptação à procura; Face à incerteza de evolução dos mercados, o faseamento previsto deveria ser reanalisado, antecipando o eixo Lisboa – Porto, em detrimento do eixo Lisboa – Madrid (sendo necessária concertação com o Governo Espanhol)