Contexto Nacional mortes por causas do aparelho circulatório;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
Advertisements

Projeto de promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico, e tratamento às IST, HIV/aids e hepatites virais para as populações chave e demais.
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Viviane Conceição de Oliveira Antonello Orientador: Leonardo Pozza
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Orientadora: Daniela Nunes
Proposta de amostra Amostra: 50 regiões Todas as UFs representadas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Marcus Vinicius Hettwer
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Saúde.
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Contexto Nacional As Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no Brasil e as que geram maior custo de internações hospitalares. 13,5%
Contexto Nacional mortes por causas do aparelho circulatório;
Fabrina Annoni Wolfarth
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
Projeto dos Fatores de Risco para AVE
HOMEM AO MAR – VISÃO DE TODOS OS TRIPULANTES
CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde Referência e Contra Referência Dr. Domingos Guilherme Napoli Gerente Médico da CROSS.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Fortalecendo a Rede Cegonha em São Francisco do Conde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Especializando: Mirtha Regina Cabrales Alvarez.
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
CENÁRIO TRATAMENTO DO GLAUCOMA
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Panorama da Saúde Mental e suas Propostas de Atuação na Coordenadoria
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Projeto financiado com recursos do PPSUS 2004
Integração Público e Privado?
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
Transcrição da apresentação:

Contexto Nacional 253.424 mortes por causas do aparelho circulatório; 106.661 óbitos por doenças isquêmicas do coração; 99.959 mortes por doenças cerebrovasculares; 86.804 por doenças hipertensivas;

Contexto Local (2013) 323 mortes; 161 por isquemias; 110 por doenças cerebrovasculares; 52 por causas hipertensivas;

Contexto Local (2016) Persistem as mortes por doenças do coração; Carência de recursos médicos no município; Custos elevados de deslocamento no Estado; Suspensão do Hospital Beneficiência Portuguesa; De 300 leitos-SUS (2013), restaram 90; Sta. Casa e São Paulo priorizam convênios.

Projeto Bate Coração Ações/atividades propostas para o curto prazo: - atender pacientes hipertensos; - realizar consultas médicas de cardiologia; - realizar exames cardiológicos (ecocardiograma; eletrocardiograma; teste ergométrico; holter de frequência cardíaca 24 horas); - diagnóstico precoce p/doenças cardiovasculares. - análise e elaboração de laudos;

Projeto Bate Coração Ações/atividades propostas para o médio prazo: - construir ambulatório de cardiologia; - criar centro de pesquisa em cardiologia; - oferecer outras especialidades médicas.

Projeto Bate Coração Ações/atividades propostas para o longo prazo: construir hospital de referência no tratamento das doenças do coração.

Projeto Bate Coração Objetivo: Oferecer atendimento médico, gratuito, qualificado e humanizado, na especialidade de cardiologia (preventiva e tratamento) à população carente. Ao ler o objetivo acabo confundindo-o com ação. Me parece que o atendimento é uma ação. Seria o objetivo algo do tipo: realizar o diagnóstico e prevenir o avanço de doenças cardiovasculares (ou algo do tipo)?

Projeto Bate Coração Público-alvo: População carente do município de Araraquara e região.

Projeto Bate Coração Público-atendido: Pacientes encaminhados pelos postos de saúde do município de Araraquara e região.

Projeto Bate Coração Resultados Esperados: Quantitativos: Ampliar o número de pacientes atendidos e de exames cardiológicos realizados. Qualitativos: Melhorar o grau de satisfação dos pacientes com a qualidade do atendimento oferecido pelo Instituto.

Projeto Bate Coração Possíveis Indicadores de Impacto: Curto prazo: Redução do tempo de espera na fila do SUS para a realização de exames cardiológicos. Longo Prazo: Redução das taxas de mortalidade por doenças do coração no município de Araraquara e região.

Projeto Bate Coração Possíveis Grupos de Tratamento e Controle: Grupo Tratamento: 20 pacientes que procuraram os postos de saúde do município de Araraquara, no mês de abril de 2016, foram encaminhados ao Instituto Procordis e examinados; Grupo Controle: 20 pacientes atendidos nos postos de saúde, mas que não foram encaminhados ao Instituto para a realização dos exames cardiológicos e nem a outro ambulatório conveniado pela Prefeitura. Para que esse grupo de controle seja realmente comparável ao grupo de tratamento, é preciso que eles não tenham subsitituído o programa por nenhum outro.

Projeto Bate Coração Possíveis Vieses de Seleção: Agentes dos postos de saúde encaminham os casos mais urgentes ou determinados pelo MP; Agentes dos postos de saúde definem prioridade por ordem de chegada; Secretarias Municipais de Saúde dispõem de orçamentos diferentes para autorizar o atendimento dos pedidos de exame cardiológico.

Projeto Bate Coração – fontes e referências http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/hospital-beneficencia-portuguesa-suspende-atendimentos-em-araraquara-sp/4746542/ Ministério da Saúde: Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE). Ministério da Saúde: Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). Instituto Procordis. Planejamento Estratégico 2015.