Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Advertisements

Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Projeto de Extensão Unisul
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Programação Formação Continuada 2016
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA ÉTICA EM ODONTOLOGIA
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
Qualificação da atenção à saúde bucal de gestantes e recém-nascidos
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Professor Douglas Pereira da Silva
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Metodologia do Ensino Superior
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Yaneisy Guerra González
Relatórios de Auditoria
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte:
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
I Encontro de Licenciaturas da
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 01.
Universidade Federal de Pelotas
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
Realizar Formação Continuada
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
VIII Fórum Institucional de Ensino
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa

Introdução SUS Educação Permanente EAD Fortalecimento da gestão Projeto: Gestão em Saúde

Introdução O processo de trabalho no SUS e a importância das ações de planejamento em saúde Planejamento, gestão e gerenciamento: o uso de instrumento de avaliação Responsabilidade fiscal na gestão pública Licitação e contratos administrativos Monitoramento e avaliação em saúde

Introdução Porque avaliar? Objetivo: As avaliações permitem que sejam identificadas as principais falhas e potencialidades, com base nas quais as estratégias aplicadas nos cursos podem ser alteradas ou ajustadas, sempre visando o aprimoramento da modalidade. Essas avaliações devem considerar o ponto de vista de todos os agentes no processo de ensino-aprendizagem, especialmente o do aluno, foco do produto final disponibilizado. Objetivo: avaliar a satisfação dos alunos dos cursos de Gestão Pública em Saúde ofertados pela UNA-SUS/UFMA.

Metodologia Análise qualitativa, buscando-se a satisfação dos alunos em relação aos 5 (cinco) cursos realizados. Análise: 150 narrativas. Nuvens de palavras (tag clouds -Wordle™) Etapas: pré-análise exploração do material tratamento dos resultados

Apresentação e discussão dos resultados Curso 1: O processo de trabalho no SUS e a importância das ações de planejamento em saúde Esse resultado pode ser devido ao fato de o público-alvo desse curso ser gestores do SUS e à construção pedagógica desse material ter inserido vários elementos para a problematização do cotidiano de trabalho

Apresentação e discussão dos resultados Curso 2: Planejamento, gestão e gerenciamento: o uso de instrumento de avaliação Acredita-se que isso pode estar relacionado ao fato do conteúdo abordado nesse curso ter sido apresentado em forma de tutoriais, o que torna o aprendizado mais prático, uma vez que saber utilizar os instrumentos de avaliação do SUS é condição indispensável para o trabalho desses gestores.

Apresentação e discussão dos resultados Curso 3: Responsabilidade fiscal na gestão pública Observou-se uma avaliação positiva (excelente curso) e avaliações negativas relacionadas aos questionários de avaliação da aprendizagem (questionários / dificuldade) Durante as leituras foi apontado que os questionários que avaliavam a aprendizagem estavam com o nível de dificuldade alto, acredita-se que isso está relacionado com à própria temática do curso que pode não dialogar diretamente com a prática de trabalho desse aluno, ou com sua área de formação, uma vez que a maioria dos alunos desse curso (26%) tinham graduação em Enfermagem. Em contrapartida temos 10% de alunos desse curso graduados na área de Administração.

Apresentação e discussão dos resultados Curso 3: Responsabilidade fiscal na gestão pública Durante as leituras foi apontado que os questionários que avaliavam a aprendizagem estavam com o nível de dificuldade alto, acredita-se que isso está relacionado com à própria temática do curso que pode não dialogar diretamente com a prática de trabalho desse aluno, ou com sua área de formação, uma vez que a maioria dos alunos desse curso (26%) tinham graduação em Enfermagem. Em contrapartida temos 10% de alunos desse curso graduados na área de Administração.

Apresentação e discussão dos resultados Curso 4: Licitação e contratos administrativos Esse curso teve uma particularidade por ter tido uma maior participação de alunos graduados na área de Administração (12%). Acredita-se que esse fato pode estar relacionado a própria temática desse curso.

Apresentação e discussão dos resultados Curso 5: Monitoramento e avaliação em saúde Nesse curso houve uma maior participação de alunos graduados na área de Serviço Social do que nos demais (10%), supõe-se que isso pode estar relacionado ao fato de que as atividades de monitoramento e avaliação no SUS estão diretamente ligadas ao controle social, função essa que pode ser realizada por qualquer profissional do SUS, gestor ou usuários, e pode ser potencialmente uma área de interesse desses profissionais.

Considerações finais potencial para a análise qualitativa de conteúdo de textos. Resultados de fácil operacionalização. Permite o acompanhamento contínuo das narrativas de avaliação. Qualidade do material. Grau de dificuldade das atividades formativas. Feedback rápido.

OBRIGADA Coordenacaodepesquisa.unasus@gmail.com