INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – maio/junho

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – maio/junho 28 APRESENTAÇÃO DOS PRÉ-PROJETOS MAIO 5 Linhas de Pesquisa em Ensino de Física e Histórico da Área 12 Evolução das Pesquisas em Ensino de Física 19 26 JUNHO 2 (Novo cronograma) 9 Metodologias e Estratégias em Ensino de Física 16 (Término das aulas, continuação das atividades) 23 30 JULHO 7 14

Metodologias e Estratégias na pesquisa em Ensino de Física Procedimentos ou passos que permitam responder à pergunta de pesquisa, ou ao que se quer investigar (Ou: COMO fazer a pesquisa para obter os resultados desejados? ) Aspectos que forneçam garantia e validade para os resultados

Metodologias e Estratégias na pesquisa em Ensino de Física Observação importante: o que está sendo entendido como metodologia, nesse contexto, são os procedimentos (e não regras), que se articulam com as outras definições do projeto, que incluem O QUÊ pesquisar e POR QUÊ ou PARA QUÊ se quer investigar Nesse sentido, é um dos elementos importantes de um projeto de pesquisa, que deve ser pensado e definido junto com os demais. Refletir sobre o COMO realizar uma pesquisa pode implicar em redefinir os passos anteriores, de forma a viabilizar uma investigação possível

Características das pesquisas em Ensino de Física Investigam-se situações complexas, com muitas variáveis interdependentes Abordagens são quase sempre qualitativas, com resultados pouco precisos e não generalizáveis Os resultados dependem fortemente dos pressupostos do pesquisador As situações de pesquisa quase sempre são irreprodutíveis, como uma dada sala de aula, uma escola, um experimento, etc.

Características das pesquisas em Ensino de Física: qualitativa e aberta Qual a garantia, então, de que os resultados obtidos são válidos ou de que se trata de um bom resultado? A descrição e explicitação dos procedimentos A reprodutibilidade dos procedimentos Ou seja, a metodologia e as estratégias de pesquisa tem que ser definidas e descritas de forma que possam validar a pesquisa.

Metodologias e Estratégias na pesquisa em Ensino de Física Questão central: As metodologias são fundamentais para garantia da objetividade, ou da validade dos resultados

A escolha da estratégia depende da abordagem Metodologias e Estratégias Procedimentos ou passos que permitam responder à pergunta de pesquisa (Ou: como fazer a pesquisa para obter os resultados desejados? Aspectos que forneçam garantia e validade para os resultados A escolha da estratégia depende da abordagem

+ Abordagem/Enfoque Diagnóstico Análise Proposição Reflexões Levantamento Diagnóstico Análise Proposição Reflexões livros, materiais, artigos, software, Etc... concepções, valores, representações comportament. raciocínios, Etc... proposta curso, contexto, proposta + desenv. (Estudo de caso)

Abordagens Metodologias Levantamento de concepções, representações, etc, ... Envolvem a obtenção de informações a partir de situações reais Diagnóstico de uma situação, de uma estratégia, um caso, .. Análise de características, materiais, currículos, etc. Proposição para sala de aula e seus resultados Envolvem mais diretamente as referências e “crenças” do pesquisador Proposição para sala de aula Reflexão teórica

Metodologias e Estratégias “classificações” segundo diferentes naturezas: ABORDAGENS qualitativas ou quantitativas PESQUISAS com ou sem obtenção direta de informações ESPAÇO DO investigador como observador, como participante ativo, como condutor de um processo

Metodologias e Estratégias NATUREZA DA ABORDAGEM Pesquisa QUALITATIVA Pesquisa com dados semi-quantitativos Pesquisa QUANTITATIVA (métodos estatísticos)

Metodologias e Estratégias ESPAÇO DO INVESTIGADOR como observador, como participante ativo, como condutor de um processo de ensino Pesquisa etnográfica: estudo de caso Pesquisa participante Pesquisa-ação

Metodologias e Estratégias ESPAÇO DO INVESTIGADOR como observador, como participante ativo, como condutor de um processo de ensino ESTUDO DE CASO Semelhança com os trabalhos de campo realizados por antropólogos Objeto é o cotidiano escola (uma sala de aula, uma escola, etc.) Investiga-se UM caso, que não precisa ser típico. Não deve ser pretendida sua generalização Trata-se de interpretações em contexto, já que vão estar incluídas diferentes manifestações, comportamentos, interações, etc.,. Deve buscar envolver a coleta de informações através de diferentes instrumentos

Metodologias e Estratégias PESQUISAS COM OBTENÇÃO DIRETA DE INFORMAÇÕES (base empírica) Inquérito (informações fornecidas por pessoas) Questionários, entrevistas, grupo focal, gravações, testes, resolução de questões, etc. Observação (informações a partir de observações) Fichas de observação, gravação, “diário de bordo”, etc. Análise documental (livros, materiais, artigos, projetos, currículos, provas, etc.)

Metodologias e Estratégias (aspectos comuns) Elaboração de hipóteses Descrição dos procedimentos Caracterização/descrição dos contextos Delimitação de “amostras” (e justificativa) Apresentação e descrição dos instrumentos de coleta de informações e a forma de sua aplicação Apresentação e descrição dos dados obtidos, de forma assim como de sua análise e resultados Observação de princípios éticos e respeito aos envolvidos

Exemplo 1: Análise de livro didático O que significa “analisar”? Qual a hipótese que está sendo considerada? Como definir a amostra dos livros a serem analisados? Como será feita a análise? Os resultados podem fazer reconsiderar a hipótese? Qual o sentido do resultado a ser obtido? (Todo o processo deve ser apresentado e descrito inicialmente, como ponto de partida)

Exemplo 2: Inquérito de concepções Qual a hipótese que está sendo considerada? Quais concepções podem vir a ser identificadas? Como definir a amostra de sujeitos a serem envolvidos? Quais as características desses sujeitos (quem são)? Qual o instrumento de coleta de dados (descrição)? Em que condições foram desenvolvidos os inquéritos? Como serão analisadas as informações obtidas? Os resultados podem fazer reconsiderar a hipótese? Qual o sentido do resultado a ser obtido? (Todo o processo deve ser apresentado e descrito inicialmente, como ponto de partida)

Metodologia para o desenvolvimento de propostas Pressupostos (Concepções implícitas, aspectos teóricos dessas concepções) Objetivos bem específicos (sinalizadores) Estrutura da proposta a ser desenvolvida (articulação de objetivos e pressupostos) Desenvolvimento da proposta propriamente dita (atenção aos sinalizadores) e vínculos com a sala de aula Natureza dos resultados esperados

Pressupostos ou ponto de partida – qualquer proposta tem uma motivação: algo novo a ser introduzido, algo inexistente ou não já contemplado. Implica em uma intenção. Justificativa dos pressupostos (informações concretas) – através de diagnósticos, descrição de situações, análise de outras propostas, ... Identificação do ponto de vista que dá sentido à discussão (teórico) Definir claramente o objetivo da proposta, comparando-a e situando-a em relação a outras propostas já existentes. Definir objetivos precisos e bem demarcados, em função da natureza do produto que se deseja obter. Identificar possíveis sinalizadores dos objetivos, assim como aspectos a serem destacados ou privilegiados, em diferentes níveis (conhecimentos, competências, objetivos formativos, etc.) Explicitar a proposta em termos da articulação dos pressupostos e dos objetivos, com subsídios teórico/metodológicos. Planejar o desenvolvimento da proposta, definindo público-alvo, forma de utilização, conhecimentos prévios implícitos e levantando suas características: extensão, formato de apresentação, etc. Discutir a seleção e organização dos conhecimentos, construindo uma estrutura de desenvolvimento adequada (índice). Analisá-la em contraponto com outras possibilidades.

Desenvolvimento da proposta: indicação dos sinalizadores Desenvolver a proposta, contemplando linguagem, produção gráfica e encaminhamentos coerentes com os objetivos. Incluir atividades que possam vir a ser realizadas, certificando-se que são coerentes com os sinalizadores. EXPLICITAR OS ASPECTOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM Natureza dos resultados esperados: encaminhamentos e objetivos Discutir, ainda que não seja possível a testagem, os resultados esperados ou a serem obtidos e as características desenvolvidas que correspondem aos objetivos.

Aspectos sobre as reflexões teóricas Definir claramente o objetivo da pesquisa, certificando-se da natureza e relevância dos resultados a serem obtidos. Levantar hipóteses sobre possíveis resultados desejados, identificando aspectos a serem destacados ou privilegiados, sempre em função dos objetivos mais gerais e das questões educacionais. Explicitar a expectativa e os elementos que justificam a pesquisa, assim como possíveis formas pelas quais as hipóteses possam ser contestáveis (se for o caso). Esboçar referências teóricas que orientem a seleção das idéias a serem pesquisadas ou do material a ser lido e analisado (pressupostos) Apresentar de forma clara e explícita as idéias incorporadas a partir da fala de seus autores/proponentes, destacando, em separado, as considerações que estão sendo desenvolvidas pelo pesquisador. Apresentar de forma clara os resultados decorrentes Discutir as formas pelas quais esses resultados podem trazer contribuições para as práticas de ensino-aprendizagem.