2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Transcrição da apresentação:

2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DER- CENTRO SUL 2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs 30/04/2014 ‘A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, FRENTE ÀS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS” PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ALZIRA HELD

PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Práticas de sala de aula sete grupos de fatores considerados eficazes para a educação inclusiva: Ensino Cooperativo; Aprendizagem Cooperativa; Resolução Cooperativa de Problemas; Grupos Heterogêneos;   Ensino Eficaz;   Ensino por Áreas Curriculares ; Formas Alternativas de Aprendizagem  PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ALZIRA HELD

CURRÍCULO ATIVIDADE CONTEÚDO HABILIDADES COMPETÊNCIAS METODOLOGIA DIDÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Adaptações Curriculares Estratégias para a Educação de alunos com Necessidades Educacionais Especiais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

TIPOS DE ADAPTAÇÕES CURRICULARES ELEMENTOS CURRICULARES ADAPTAÇÕES NOS ELEMENTOS CURRICULARES BÁSICOS AD ADAPTAÇÃO NOS ELEMENTOS DE ACESSO OB OBJETIVOS ADAPTAÇÕES DE MATERIAIS ADAADA O O que Ensinar CONTE CONTEÚDOS UTILIZAÇÃO DE OUTROS RECURSOS A METODOLOGIA C Como Ensinar MUDA MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO A ATIVIDADES A ESPAÇO A Como organizar TEMPOS A AGRUPAMENTO

F L E X I B D A Adaptação Curricular Enriquecimento Curricular Avaliação Diferenciada C U R I L A

Adaptações Organizativas Organização de agrupamento Agrupamento de alunos para a realização das atividades de ensino-aprendizagem Propõe conteúdos e objetivos de interesse do aluno ou diversificado, bem como disposição física de materiais didáticos e de espaço para trabalhos diversos Organização didática Organização de período Previsão de tempo

Estudo de caso, O caso refere-se a um aluno com 12 anos de idade, com síndrome de Asperger. Certo dia, um dos professores, depois de concluir que o aluno não tinha feito todos os trabalhos de casa, interrogou-o e percebeu-se que o espaço limitado no caderno o impedia de fazer todos os trabalhos de casa numa única folha. O aluno se recusava a utilizar as restantes folhas por achar que estavam reservadas às outras disciplinas. Durante as aulas também não anotava as correções porque não tinha espaço suficiente no caderno. O professor sugeriu-lhe então, que escrevesse as anotações das aulas na página direita do caderno e as correções na página esquerda. Como a solução lhe pareceu organizada, o aluno concordou e o problema ficou resolvido.

OBJETIVOS E METODOLOGIA Educação inclusiva depende, sobretudo, da ação dos professores nas salas de aula. Contudo, a ação dos professores depende da sua formação, das suas experiências, dos seus valores e atitudes, e ainda da própria situação da turma, da escola e dos fatores externos à escola.

Para atingir este objetivo formularam-se algumas perguntas-chave, sendo a principal a seguinte: como lidar com as diferenças na sala de aula? Foi considerada ainda uma questão: Quais as condições necessárias para lidar com as diferenças nas salas de aula?

METODOLOGIA OBJETIVO DIFERENTE PRÁTICAS DE SALA DE AULA EFICAZES

Comunicação das necessidades Compreensão Atenção à diversidade AMBIENTE ESCOLAR Regras sociais Rotinas Interação Comunicação das necessidades Compreensão Atenção à diversidade

REFLETIR SOBRE Utilização do espaço e do tempo. Agrupamento dos alunos Tempo e oportunidade para estar só, em duplas pequenos grupos, ou em grupos maiores com o professor. Organização temporal Rotinas que organizam a vida na escola. Flexibilização de tarefas – cada aluno pode ter seu próprio tempo de construção de aprendizagem. Pais e Educadores em atuação conjunta Planejamento, participação e reflexão compartilhada

VALORES INCLUSIVOS Igualdade Direito ESTRUTURA Participação Comunidade Alegria Amor Esperança Otimismo Beleza ESPÍRITO Respeito à diversidade Não violência Confiança Honestidade Coragem RELAÇÕES

PPI – PLANO PEDAGÓGICO INDIVIDUAL Ficha de Encaminhamento O que é um desenvolvimento inclusivo ?