RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Orientação Importante:
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Curso - Avaliação e Aprendizagem
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Ferramentas da educação online
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Joinville - SC, mês de ano
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Manuais Administrativos
A prática pedagógica do portfólio como método avaliativo no curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD Katiuscia Mello Figuerôa - UNINTER.
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Contextualização: escola e alunos
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório de Autoavaliação Institucional Referência: exercício de 2016 CÂMPUS SUZANO Endereço: Av. Mogi da Cruzes,
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Elisabeth Hafner Facin
Formação Continuada CTPs
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DOS RESULTADOS Miguel Carlos Damasco dos Santos Associação Educacional Dom Bosco TC 112

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL Sumário 1. Introdução 2. Referencial Teórico 3. Disciplinas Presenciais 4. Disciplinas Semipresenciais 5. Relato de Experiência 6. Análise dos Resultados 7. Considerações Finais 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 1. Introdução Evolução da EaD e Portaria dos 20% Recursos da Web 2.0 na EaD Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) Grupo de Estudo de Metodologias Ativas da Aprendizagem (GEMA2) Preocupação com a aprendizagem dos alunos 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 1. Introdução Objetivos: Relatar uma experiência sobre a aplicação de metodologias ativas, colaborativas e de ferramentas de EaD em duas disciplinas presenciais em cursos de graduação. Fazer uma reflexão sobre os resultados obtidos com a utilização dessas técnicas e recursos tecnológicos interativos. 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 2. Referencial Teórico Metodologias Ativas: Contribuem para tornar o aluno protagonista de sua própria aprendizagem, evitando que ele fique “passivamente esperando que o conhecimento seja entregue” (LITTO, 2010). Aprendizagens Colaborativas: Auxiliam para que o aluno possa construir o seu conhecimento com maior profundidade, através de atividades colaborativas (PALLOF & PRATT, 2002). 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 2. Referencial Teórico Personalização: Emprego de ensino híbrido visando “melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas” (BACICH et al, 2015). Contextualização: Desenvolvimento de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem com desafios, atividades complexas e contextualizadas (MORAN, 2015). 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 2. Referencial Teórico Sala de Aula Invertida: Realização de atividades que caracterizam o processo como uma técnica de sala de aula invertida (BERGMAN e SAMS, 2016) e (VALENTE, 2017). Papel do Professor: Papel alterado durante o processo, traçando estratégias diferenciadas no ensino presencial, com o intuito de aproximar o aluno da tecnologia, pesquisa e projetos (HORN & STAKER, 2015). 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

3. Disciplinas Presenciais Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Curso: Administração Introdução aos Sistemas de Informação (ISI) Curso: Sistemas de Informação Avaliação da Aprendizagem: A cargo do professor SIG e ISI em 2015 Trabalhos: 3,0 pontos Individual: 1,0 ponto Em grupo: 2,0 pontos Prova Escrita: 7,0 pontos 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

4. Disciplinas Semipresenciais Núcleo de Educação a Distância (NEAD) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Tipos de Disciplinas Semipresenciais Tipo I: encontro bimestral Tipo II: encontros quinzenais Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Semipresencial: Tecnologia em Logística – Tipo I Administração: previsão para semipresencial em 2017 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

4. Disciplinas Semipresenciais Avaliação da Aprendizagem: Tipo I: Atividades: 4,0 pontos Fórum: 1,0 ponto - Teste On-line: 1,0 ponto Chat: 1,0 pontos - Encontro presencial com trabalho: 1,0 ponto Prova Escrita: 6,0 pontos Tipo II: Atividades: 3,0 pontos Fórum: 1,0 ponto - Teste On-line: 1,0 ponto - Trabalho: 1,0 ponto Prova Escrita: 7,0 pontos 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

5. Relato de Experiência Preparação Inicial: Orientação aos alunos sobre o processo Convencimento e quebra de resistências Cadastramento no AVA e instruções de uso Ferramenta Escolha: grupo e tema 4º Bimestre Unidades Didáticas Grupos Temas Alunos: SIG Alunos: ISI   Aplicações da Inteligência Artificial 1 Ciências Cognitivas 15 10 2 Interfaces Naturais 14 9 Desafios da Tecnologia da Informação 3 Controles de Segurança 4 Questões Éticas e Sociais 8 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 5. Relato de Experiência Sequência para cada Unidade Didática: Ferramentas Página e Lição: texto, vídeos e sites Ferramenta Questionário: teste on-line Professor: verifica aspectos que merecem revisão Aula presencial: revisão de pontos críticos metodologia ativa (diferente para cada tema) Ferramenta Fórum: Fórum de Discussão 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 5. Relato de Experiência Final do Bimestre: Ferramenta Wiki: trabalho final de cada grupo Ferramenta Chat: dúvidas sobre o trabalho final Ferramenta Página: trabalhos corrigidos disponibilizados para todos os alunos Ferramenta Escolha: prova Com ou Sem consulta Prova Bimestral: uma questão referente a cada tema Google Forms: pesquisa sobre o processo 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Semana Unidade Moodle Atividade Local 1 Todas --- - Aviso aos alunos Sala de aula - Cadastro - Cadastramento do AVA  AVA - Escolha - Escolha do grupo AVA - Orientações sobre AVA 2 Aplicações da Inteligência Artificial - Página - Lição - Questionário - Acesso a vídeos - Leitura: apostila e slides - Teste on-line 3 - Encontro presencial - Peer Instruction - Fórum - Debater a unidade 4 Desafios da Tecnologia da Informação 5 - Immediate Feedback Assessment Techinique 6 - Retificação da aprendizagem - Tarefa - Pedidos do Trabalho (estudo de caso) 7 - Chat - Debate por grupo - Wiki - Montagem da resposta - Votação sobre a prova 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Metodologias (1º lugar) Aprendizagem Colaborativa Sala de Aula Invertida

Tecnologias (2º lugar) Plickers Immediate Feedback Assessment Technique

Avaliação da Aprendizagem: 5. Relato de Experiência Avaliação da Aprendizagem: Atividades - 4,0 pontos, sendo: 2 testes on-line: 0,5 ponto cada 2 atividades nos encontros: 0,5 ponto cada 2 fóruns de discussão: 0,5 ponto cada 1 Trabalho do grupo: 1,0 ponto (avaliação diferenciada para cada aluno) Prova Escrita Presencial - 6,0 pontos 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

6. Análise dos Resultados Não houve comparação em Sistemas de Informação, pois a grade do curso era diferente em 2015. Comparação do 4º Bimestre de 2015 e de 2016 de SIG na Administração: A média da prova em 2016 foi maior mesmo com peso inferior ao de 2015. 2015: 7,0 2016: 6,0 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

6. Análise dos Resultados As médias obtidas no quarto bimestre de 2016 foram as seguintes para cada um dos dois cursos: 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

6. Análise dos Resultados Resultados do questionário de pesquisa aplicado nos alunos no final do bimestre: 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

6. Análise dos Resultados Vantagens mencionadas pelos alunos: PH: “Melhor que ficar só ouvindo o prof falar”. AM: “Minha média subiu e consegui passar sem fazer a prova final”. Desvantagens citadas: MC: “Muitos trabalhos toda semana valendo nota no final do ano”. RD: “Não tenho tempo. Temos outras matérias”. 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 7. Considerações Finais As médias das turmas melhoraram em relação aos anos anteriores, havendo maior participação dos alunos nos encontros, ocasião em que puderam construir o seu conhecimento de maneira colaborativa. Com a experiência adquirida, os mesmos métodos e técnicas podem ser aplicados em outras matérias presenciais ou on-line, para levantar outras questões, visando comprovar a possível eficácia do processo. 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 7. Considerações Finais Na pesquisa, constatamos que a maioria dos alunos foi favorável à utilização desses métodos: Principais razões da aprovação: a motivação, a participação ativa e o resultado da sua aprendizagem. Os pontos com destaque negativo ou com ressalvas, devem ser analisados para que sejam feitas as correções de rumo necessárias para não prejudicar os alunos: Pontos citados como negativos: a quantidade de atividades em pouco tempo e a preocupação também com as outras matérias no final do ano. 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL 7. Considerações Finais - Aumento da carga de trabalho do professor: quantidade de tarefas num curto espaço de tempo; preparação das atividades e escolha das ferramentas; acompanhamento de todas as atividades; avaliação de cada aluno em oito tarefas distintas. - Como o professor adquiriu mais experiência com as técnicas empregadas, em 2017 a matéria SIG de Administração passou a ser semipresencial. - Melhoramentos em SIG para Tecnologia em Logística. 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL Referências BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. (orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. BATES, Tony. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016. BERGMAN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016. HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015. LITTO, Fredric M. Aprendizagem a distância. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010. MORAN, José. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Publicado em: 2015. MORESI, Eduardo. (org.). Metodologia da pesquisa. UCB. Disponível em: <http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf> Publicado em: mar 2003. PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Estimulando a Aprendizagem Colaborativa. In: Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002. SANTOS, Miguel C. Damasco dos. Contribuições para uma Aprendizagem Ativa e Colaborativa: relato de experiência em EaD. 20º CIAED. Curitiba-PR, 2014. VALENTE, José A. Aprendizagem Ativa no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Disponível em: <http://www.pucsp.br/sites/default/files/img/aci/27-8_agurdar_proec_textopara280814.pdf > Acesso em: 10 fev 2017. 13/09/2018 METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS INTERATIVOS DE EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Obrigado pela atenção! Miguel Damasco A educação é cada vez mais híbrida, porque não acontece só no espaço físico da sala de aula, mas nos múltiplos espaços do cotidiano, que incluem os digitais. (MORAN) Obrigado pela atenção! Miguel Damasco www.profdamasco.site.br.com contato@profdamasco.site.br.com