A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Assistente Técnica/Superintendente Escolar : Sandra Maria Rodrigues. Superintendentes Escolares : Eliana Bezerra de Carvalho Gomes. Maria Eliete da Silva.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS Adriana Kopeginski (UFPR) Alessandra de Paula (FACINTER) Robson Seleme (UFPR)
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Trajetória e impacto do PIBID no Paraná
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak

Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Docência Online: Funções e Competências do Professor
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Monitoramento e Avaliação
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Formação Continuada à Distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Dissertação.
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Valéria Ribeiro Collato
Formação Continuada CTPs
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

AUTORES Francisca Eudeilane Pereira Professora Formadora do Curso de Formação Maria Salete Boakari Coordenadora Geral Curso de Formação Luciane Lima Professora e Coordenadora plataforma Moodle Marcos Aurélio Diretor Acadêmico da FACEMA

QUEM SOMOS? Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA Fundada em 2009 3545 Alunos 131 Professores 14 Cursos

ONDE ESTAMOS?

Curso de Formação Continuada Online para Docentes Criado 2013 Objetivo Oferecer formação didático-pedagógica aos professores da IES e fomentar a formação docente para o exercício do ensino, pesquisa e extensão no magistério superior Ambiente Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Curso de Formação Continuada Online para Docentes ESTRUTURA 1ª ETAPA Aspectos Didáticos e Pedagógicos 2ª ETAPA Educação a Distância e Tutoria 3ª ETAPA Tipos de Pesquisa 4ª ETAPA Projeto de Pesquisa 5ª ETAPA Publicação Científica

METODOLOGIA DA PESQUISA Participantes da pesquisa: 21 professores Critério de seleção: conclusão das cinco etapas do curso Instrumento de coleta de dados: Questionário estruturado em duas partes

ANÁLISE DOS DADOS: Perfil dos Professores Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Veterinária, Serviço Social , Computação, Engenharia Civil Formação Inicial 52% mestrado 33% especialização 14% doutorado Titulação 71% mais de 5 anos 19% entre 5 e 4 anos 10% entre 3 e 2 anos Atuação Docente

ANÁLISE DOS DADOS: influencia do curso na prática pedagógica Mesmo para os profissionais com anos de experiência na docência, cabe abertura para novas possibilidades educacionais e novas saberes necessários na construção de processos educativos inovadores e dinâmicos.

ANÁLISE DOS DADOS: influencia do curso na prática pedagógica Para cada item da escala tipo Likert foi aplicado o Cálculo do Ranking Médio (RM ) RM = Média Ponderada/Nº de sujeitos * Média Ponderada é baseada na frequência das respostas Valores menores que 3 - discordantes Valores maiores que 3 - concordantes. O valor exatamente 3 - é considerado indiferente, sendo o “ponto neutro”. (Oliveira, 2005)

ANÁLISE DOS DADOS: influencia do curso na prática pedagógica 1. O curso de formação esta sendo útil para a minha prática pedagógica e docente RM 4,95

ANÁLISE DOS DADOS: influencia do curso na prática pedagógica 2. Os conhecimentos adquiridos estão sendo aplicados na minha prática docente RM 4,75

ANÁLISE DOS DADOS: influencia do curso na prática pedagógica 3. As temáticas abordadas no decorrer do curso atenderam minhas necessidades pedagógicas RM 4,76

ANÁLISE DOS DADOS: influencia do curso na prática pedagógica 4. A sequência organizacional do curso ajudou no aprimoramento da minha prática docente RM 4,95

ANÁLISE DOS DADOS: influencia do curso na prática pedagógica 5. A interação com os pares no AVA oportunizou a reflexão sobre minha prática docente RM 4,57

CONCLUSÃO Curso de Formação Online, na modalidade a distância, permite ao profissional docente, a vivência de processos formativos mais flexíveis, dinâmicos e interativos. Oportunizam a construção de espaços coletivos de troca de experiências dos saberes docentes, necessários para reflexão da prática e valorização dos saberes que cada profissional O processo de formação docente foi ponto de partida para a implantação de práticas em EaD na Instituição.