ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati. A NÁLISE G RAVIMÉTRICA Analito: separado de uma amostra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUÍMICA GERAL REAÇÕES QUÍMICAS Prof. Jair Alberto.
Advertisements

REAÇÕES INORGÂNICAS.
GRAVIMETRIA.
Cálculo estequiométrico
Métodos gravimétricos
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati.
Soluções e Gases  Soluções. Maria José SousaCURSO TÉCNICO SUPERIOR VOCACIONAL EM CUIDADOS VETERINÁRIOS 2 Solução é uma mistura homogénea de duas ou mais.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá Componente Curricular : Química Analítica Qualitativa experimental Docente : Erlyson Fernandes.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, e propriedades específicas da substâncias.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
Caracterização de compostos orgânicos por métodos instrumentais de análise Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto.
Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no:
LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Química Analítica - QAN
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
a Matemática da Química
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = - Reação de óxidorredução
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Índices Físicos dos Solos
Hidrometalúrgia do Zinco
ATIVIDADE DE ÁGUA ( A W ) É A ÁGUA NÃO LIGADA QUIMICAMENTE, DISPONÍVEL PARA REAÇÕES QUÍMICAS E BIOLÓGIAS ENTRE OS CONSTITUINTES. QUANTITATIVAMENTE É.
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
MASSAS MEDIDAS.
Equilíbrios em fase aquosa
Lei de Lavoisier e de Proust
CINÉTICA QUÍMICA.
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
CARACTERÍSTICAS Os ácidos, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrehenius, são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa (qualquer solução.
Professor: Renato C Matos
Tópico 3: Preparação de soluções
Funções Químicas Base.
SOLUÇÕES Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
SOLUÇÕES ARISTIDES CIPRIANO
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Substâncias e Misturas
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Soluções.
MASSAS MEDIDAS
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
Diagramas de equilíbrio binários
Introdução Resultados e Discussões Objetivos Materiais e Métodos
Adaptação de um método de extração de alumínio, Aℓ, na forma de óxido de alumínio, Aℓ2O3, de lodo de Estação de Tratamento de Água – ETA – e avaliação.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
UESB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DQE-DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUAS E EFLUENTES DOCENTE: Dra. ANAILDES.
A droga Librium dá uma onda polarográfica em E1/2 = -0,265 V (contra o E.C.S.) em H2SO4 0,05 mol L-1. Cinqüenta mililitros de uma amostra contendo Librium.
Concentrações, diluições e misturas de soluções
Técnicas de análise em microbiologia alimentar Trabalho realizado por: Sílvia Ricardo, Mónica Lopes11ºPF2 C URSO P ROFISSIONAL T ÉCNICO DE P ROCESSAMENTO.
1 Bromatologia Bromatologia Determinação de açúcares por titulação.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
Potencial de eletrodo.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Estequiometria:.
LEIS PONDERAIS, RELAÇÕES NUMÉRICAS E ESTEQUIOMETRIA
Determinação de cátions em água de coco
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO. Conteúdo: 1. Definição 2. Principais aplicações 3. Curvas de titulação 4. Fatores que afetam a titulação 5. Métodos mais importantes.
Termoquímica João Victor Mesquita Salustiano. Termoquímica É a parte da Química que estuda as variações de energia que acompanham as reações químicas.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati

A NÁLISE G RAVIMÉTRICA Analito: separado de uma amostra

M ÉTODOS GRAVIMÉTRICOS DE ANÁLISE Gravimetria por precipitação: analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada Gravimetria de volatilização: analito é isolado dos outros constituintes da amostra pela conversão a um gás de composição química conhecida Eletrogravimetria: analito é separado pela deposição em um eletrodo por meio de uma corrente elétrica Titulação gravimétrica

V ANTAGENS a. É exata e precisa quando se usa balanças analíticas b. É fácil de controlar as possíveis fontes de erro c. Não há necessidade de calibração – medição direta d. As determinações podem ser realizadas com aparelhos relativamente baratos (mufla e cadinho de Pt – mais caros) O peso do elemento ou composto pode ser calculado a partir da fórmula química do composto e das massas atômicas dos elementos que constituem o composto pesado

GRAVIMETRIA POR PRECIPITAÇÃO ETAPAS 1. Preparo da solução 2. Precipitação 3. Digestão 4. Filtração 5. Lavagem 6. Secagem ou calcinação 7. Pesagem

GRAVIMETRIA POR PRECIPITAÇÃO

Até massa constante

GRAVIMETRIA POR PRECIPITAÇÃO

T IPOS DE PRECIPITADOS

AGENTES DE PRECIPITAÇÃO

SECAGEM E CALCINAÇÃO DOS PRECIPITADOS Aquecimento dos precipitados até massa constante Remove o solvente e qualquer espécie volátil arrastada com o precipitado (água adsorvida, água ocluída, água de hidratação) Decomposição do sólido e formação de uma substância de composição definida

SECAGEM E CALCINAÇÃO

APLICAÇÕES Maioria dos cátions orgânicos e inorgânicos Espécies neutras, como água, CO 2, SO 2 e I 2 Lactose em derivados de leite, salicilatos em preparações farmacêuticas, fenolftaleínas em laxantes, nicotina em pesticidas, colesterol em cereais, benzaldeído em extrato de amêndoas

GRAVIMETRIA POR VOLATIZAÇÃO Água: passa por um secante (aumento de massa) Água indireta: perda de massa do material (teor de umidade de cereais) – pode haver erros CO 2

GRAVIMETRIA POR VOLATIZAÇÃO

CÁLCULOS 1. O cálcio presente em uma amostra de 200,0 mL de uma água natural foi determinado pela precipitação do cátion como CaC 2 O 4. O precipitado foi filtrado, lavado e calcinado em um cadinho com uma massa de 26,6002g quando vazio. A massa do cadinho mais CaO (56,077g/mol) foi de 26,7134g. Calcule a concentração de cálcio (40,078 g/mol) nessa água em g/100mL de água.

C ÁLCULOS 2. Um minério de ferro foi analisado pela dissolução de uma amostra de 1,1324g em HCl concentrado. A solução resultante foi diluída em água e o ferro (III) foi precipitado na forma de Fe 2 O 3.xH 2 O pela adição de NH 3. Após filtração e lavagem, o resíduo foi calcinado a alta temperatura para gerar 0,5394g de Fe 2 O 3 puro (159,69 g/mol). Calcule a porcentagem de Fe (55,847 g/mol na amostra)

C ÁLCULOS 3. Uma amostra de 0,2356g contendo apenas NaCl (58,44 g/mol) e BaCl2 (208,23 g/mol) gerou 0,4637g de AgCl seco (143,32 g/mol). Calcule a porcentagem de cada composto de halogênio presente na amostra.