Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Centro Educacional Unificado
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Instituições envolvidas Participantes:
Formação para Educação Integral:
Coordenação: Vani Kenski
Projeto Político Pedagógico - PPP
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Documentos e Propostas legais
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Ler e Escrever: Desafio de todos
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Ministério da Educação / República de Angola
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes TERRITÓRIO ESCOLA Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes

Território Escola Propõe percursos educativos para assegurar a educação integral de crianças e adolescentes envolvendo escolas e outros espaços de aprendizagem

Propostas I – Reflexões sobre as práticas pedagógicas existentes,buscando estreitar vínculos entre as práticas culturais vivenciadas pelos alunos e o conhecimento sistematizado. II - Diálogo entre escolas e outras instituições públicas governamentais e não governamentais, para articular uma rede de proteção social e promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, na perspectiva da educação integral.

Escola Território Estratégias de ação Apoio às escolas no desenvolvimento da sua proposta curricular, na perspectiva da qualidade social da educação pública: - formação de professores das diferentes áreas do conhecimento e de gestores e agentes locais; comunicação e publicações, de autoria dos educadores, no âmbito do programa; articulação das instituições (Ogs e OSCs) do território para ações em rede. integral Outros espaços de aprendizagem educação Escola Território

Território escola: contextos e possibilidades Práticas de gestão em percursos cooperativos Gestão pedagógica: interações na escola e entre escola e comunidade para o desenvolvimento do projeto político pedagógico e o acompanhamento da aprendizagem de todos os alunos Ações em Rede: Parceria para a integração de ações educativas, governamentais e não governamentais que visam à educação integral de crianças e adolescentes em um micro-território do município.

Território escola: contextos e possibilidades Práticas de gestão em percursos cooperativos Gestão pedagógica Ações em Rede Educação Integral

Práticas docentes em contexto de letramento Território escola: contextos e possibilidades Práticas docentes em contexto de letramento Estudar pra Valer! leitura e produção de textos orais e escritos nas séries iniciais Ensino da Matemática no contexto das práticas sociais. Ler e Escrever :desafio de todos: leitura e produção de textos verbais e não verbais como compromisso das diferentes áreas do conhecimento no ensino fundamental – 5a a 8a série Entre na Roda: formação de professores e agentes comunitários para valorização da leitura nas atividades escolares e no lazer Brincar: o brinquedo e a brincadeira na rotina da educação infantil.

Princípios norteadores A compreensão pelos educadores de que crianças e adolescentes devem ser o centro das preocupações pedagógicas e administrativas da escola. A construção conjunta e afinada de arranjos curriculares com conteúdos que tenham sintonia com a cultura das crianças e adolescentes, legitimados pela relevância social e científica e permeados por valores de cidadania, ética e estética. A mobilização de diferentes sujeitos, grupos sociais e instituições envolvidos com a educação de crianças e adolescentes no território, para articular uma rede que promova ações voltadas para a educação integral. A implementação de processos participativos de acompanhamento pelos sujeitos sociais envolvidos no Programa. O fortalecimento da identidade do profissional da educação, por meio de formação continuada para uma atuação autônoma e cidadã.

Municípios envolvidos Taubaté, São Carlos, Resende, São José dos Pinhais, São Paulo, São Bernardo do Campo, Vinhedo municípios que sediam unidades de produção da Volkswagen; Cajamar, Bebedouro, Limeira municípios que aderiram ao programa.

Educação integral Compreendida como o desenvolvimento das dimensões humanas no plano individual, social e cível.

Escola A escola é um espaço a ser apropriado como um território por aqueles que dela participam, cotidianamente, e que deve estabelecer nexos entre a cultura escolar e a riqueza da vida social, gerando aprendizagens significativas.

Currículo e escola CURRÍCULO Refere-se a um conjunto de conhecimentos e valores, constituindo um percurso educativo intencionalmente expresso ou não; Constitui chave de leitura do mundo e possibilidade de transformação; Busca o desenvolvimento e emancipação de crianças e adolescentes.

Função social da escola A escola tem como função social possibilitar o acesso ao conhecimento historicamente sistematizado e sua apropriação crítica para: a leitura e a produção de textos nas múltiplas linguagens; a ampliação da compreensão de mundo; a promoção do diálogo entre a identidade pessoal, a diversidade cultural e a identidade nacional; a fruição dos bens culturais disponíveis; a participação cidadã.

Letramento e escola A leitura e a produção de texto (oral e escrito) são ferramentas culturais básicas para entrar no mundo da cultura, ampliando as possibilidades de participação têm se constituído na face mais visível do fracasso escolar

O Projeto se desenvolve em 4 anos Ano I - 2005 A âncora do Projeto é a própria prática docente e curricular Contribuições do Projeto Refletir sobre formas de aproximação do universo cultural dos alunos (conhecimentos prévios, crenças, valores e hipóteses do mundo dos alunos). Discutir concepções e práticas curriculares, ampliando o olhar dos educadores sobre o aluno, a área de conhecimento, a escola e o território. Valorizar práticas docentes inclusivas. Oferecer subsídios de fundamentação.

Hipóteses para o trabalho com as áreas do conhecimento Cada área do conhecimento tem contribuições para a construção de uma visão orgânica e crítica do mundo, a partir das práticas culturais do território, possibilitando práticas cidadãs, por meio de seu conteúdo, objeto e método

Parceria e compromisso na implementação Gestão compartilhada na consecução da proposta político-pedagógica do Programa. Indicação de interlocutores: coordenação da ação em seus diferentes níveis. Valorização da formação- organização dos participantes, alocação de recursos necessários ao desenvolvimento das ações locais e de infra-estrutura. Compromisso político e social para socializar as experiências e os resultados para outros contextos Compromisso com a aprendizagem dos alunos e com o calendário escolar (200 dias letivos)

Produtos Desenvolvimento de programa de formação de educadores envolvendo projetos destinados às escolas e à comunidade do entorno. Produção de materiais de formação para gestores, professores e alunos. Comunicação e disseminação de conhecimento: seminários, boletins, fóruns e chats. Acompanhamento e avaliação.