SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Educação básica e de qualidade para todos. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Modelo de comportamento do consumidor O comportamento do comprador pode ser visto como um processo de estímulo e resposta.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
A Yes! Com mais de 40 anos de experiência, a missão da Yes! é despertar seus alunos para o universo cultural dos países de língua inglesa e espanhola,
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
desafios, compromissos e respostas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Introdução aos Estudos da Educação
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Plano Tecnológico.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Região Centro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Socialização e herança cultural
Aparelhos de Reprodução das Relações Sociais
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
A estruturação da personalidade
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A DIVERSIDADE CULTURAL
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Referencial de Competências-Chave
AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO
O QUE É O PROFILER EDUCACIONAL?
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
A SUPERVISÃO EM GRUPANÁLISE “Suas potencialidades”
A CIDADE E SEUS ELEMENTOS CONSTITUINTES
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
O Referencial de Competências-Chave
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização Darcy

Socialização Sociólogo Berger – processo pelo qual o individuo aprende a ser membro de uma sociedade Processo de interacção recíproca entre os membros de uma sociedade - tal como aprendemos um jogo, jogando-o, também se aprende a viver, vivendo Processo de transmissão cultural contínuo e dinâmico, desde o nascimento até à morte, em que os indivíduos aprendem os modos de pensar, de sentir e de agir dos grupos em que estão integrados Processo de integração social, que motiva o desenvolvimento da cooperação entre os membros da sociedade

Socialização Socialização acontece ao longo de toda a vida, com intensidade e em contextos diferentes

Tipos de socialização Socialização primária – processo de inculcação de normas e valores, de processos de moldagem ocorre durante a 1.ª infância, altura em que o processo de inculcação de normas é mais marcante e intenso aí se criam e se modelam os aspectos mais significativos da nossa identidade como membros da sociedade

SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA Os Simpsons

Tipos de socialização Socialização secundária – processo de integração num mundo social específico (ex: na escola, no grupo de amigos, na associação, trabalho, nas actividades de lazer, no partido político, nos países que visitamos, etc.) - Acontece a partir da infância e em cada nova situação da vida com que nos deparamos - Interiorização de “submundos” institucionais ou baseados em instituições

Mecanismos de socialização Aprendizagem – inculcação e interiorização de valores, normas e regras de conduta Tentativas e erros, repetições, motivação Imitação – cópia / reprodução de atitudes, acções, expressões Identificação - mecanismo através do qual o indivíduo tende a identificar-se com pessoas que desempenham papéis importantes na sua vida

Agentes de socialização A Família

Agentes de socialização A família A família é a base afectiva do indivíduo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo à nascença A família é responsável pela transmissão de cultura que envolve todas as práticas e saberes acumulados de geração em geração

Agentes de socialização Escola

Agentes de socialização A escola A escola não só detém o papel de transmissão de conhecimentos científicos, denominada de educação formal, como também cabe a esta o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afectivas, capacidade de relacionamento em sociedade, competências comunicativas e participação na formação da identidade de cada aluno, denominada de educação informal.

A ESCOLA A escola como meio de pertença do domínio da esfera pública, tem como função reproduzir uma ordem social através da estruturação de comportamentos, em conformidade com os valores e as regras sociais

Meios de comunicação social são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informação vários meios de expressão : a imprensa, a televisão, a rádio e o cinema, a Internet são orientados para um público que se pretende o mais abrangente possível, produzindo um produto específico de mensagens políticas, ideológicas, comerciais, recreativas e culturais etc.

Grupos de pares formados por indivíduos com aspirações, modelos e comportamentos relativamente semelhantes referencial para cada indivíduo papel de suporte (situações de confronto, crises de identidade)