A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: UM PROBLEMA TEÓRICO OU CASUÍSTICO? Luís Cláudio Almeida Santos Promotor de Justiça, Professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional I
Advertisements

Responsabilidade por ações e omissões em matéria ambiental e urbanística Adilson Abreu Dallari Prof. Titular da PUC/SP.
MINISTÉRIO PÚBLICO.
TGP – Direito de Ação I Jurisdição
Objeto e legitimação ativa
Acesso à Justiça 1ª aula 2ª unidade.
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Teoria Geral do processo
Direito Processual Penal I
- Justificativas teóricas clássicas: relevância política e jurídica de algumas autoridades; maior imparcialidade dos Tribunais; Justificativa oculta: os.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
SUJEITOS DO PROCESSO TEMA 15 – AULA
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA REVISÃO PARA PROVA
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Processo Civil Profª Gisele.
Bases jurídicas para uma boa Administração
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Diálogo Público 2005 Qualidade dos gastos públicos: contribuições dosQualidade dos gastos públicos: contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Projeto A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO A GUARDA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS.
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
UNIVERSIDADE TIRADENTES PROCESSO CIVIL I PONTO 2
1.3. Eleições Diretas para mesa diretora dos Tribunais PEC nº 187/2012 Dá nova redação às alíneas "a" e "b" do inciso I do art. 96 da Constituição Federal,
Posição enciclopédica do direito processual
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
Prof. Eudes Vitor Bezerra
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Assistência
O ÔNUS DA PROVA E A PROVA EMPRESTADA
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
Interesses Difusos e Coletivos – 2009
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
AÇÃO PROCESSO CIVIL.
Direito Processual Civil I
Processo Civil VI Direito Coletivo
Profª Roberta C. de M. Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
2009. Alguns autores consideram seu surgimento na década de vinte; após a primeira Guerra Mundial, pois as condições econômicas dos países naquele momento.
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
A defesa dos interesses gerais
NORMA PROCESSUAL: OBJETO E NATUREZA
- MARCHA AVANTE - CAMINHADA - SEGUIR ADIANTE. - Latim “PROCEDERE”
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
Atribuições e funcionamento do Conselho Tutelar
DIREITO PROCESSUAL CIVIL COLETIVO
MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Funções Persecução penal Defesa de instituições, bens e valores fundamentais ou pessoas Preservação dos valores fundamentais do.
Ação autônoma de impugnação.
Professora Larissa Pochmann
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Habeas Corpus Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de Faculdade de Direito.
Transcrição da apresentação:

A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: UM PROBLEMA TEÓRICO OU CASUÍSTICO? Luís Cláudio Almeida Santos Promotor de Justiça, Professor da Aliança Francesa de Aracaju,ex-Professor de direito da UNIT, Bacharel em direito UFS, Licenciatura plena Francês- Português UFS, Mestrado em Direito Universidade Gama Filho, Mestrado em Sociologia UFS, doutorando em Sociologia UFS.

A participação do Ministério Público no processo civil Problema Casuístico: Fragmentação irracional A teoria e as suas funções analítica, hermenêutica e heurística

Problema teórico: Perspectiva unitária do processo Constitucionalização do processo Processo como técnica processual

. CONSTITUIÇÃO DO BRASIL Art O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Caráter político e ideológico da função do MP: órgão de controle a serviço da comunidade simbólica idealizada pela Constituição.

. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Art. 81. O Ministério Público exercerá o direito de ação nos casos previstos em lei, cabendo-lhe, no processo, os mesmos poderes e ônus que às partes.

Art. 82. Compete ao Ministério Público intervir: I - nas causas em que há interesses de incapazes; II - nas causas concernentes ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela, curatela, interdição, casamento, declaração de ausência e disposições de última vontade; III - nas ações que envolvam litígios coletivos pela posse da terra rural e nas demais causas em que há interesse público evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte. (Redação dada pela Lei nº 9.415, de 1996) (Redação dada pela Lei nº 9.415, de 1996)

4.O Ministério Público no processo penal e no processo civil Processo Penal: autor exclusivo da ação penal pública ou fiscal da lei Processo Civil: autor concorrente e disjuntivo da ação civil pública ou fiscal da lei Concepção instrumentalista do processo

5. A participação do Ministério Público no processo civil Caráter publicista e instrumentalista do processo: MP como magistratura ativa MP como parte (Dinamarco): parte principal (autor), parte interveniente (ad coadjuvantum ou fiscal não assistente). Parte: Teoria da organicidade + faculdades e ônus processuais (Mazzilli)

Como fiscal, não pode fazer o que é próprio da parte principal. Imparcialidade moral. Crítica ao uso do termo intervenção como sinônimo de participação

6. Parâmetros legais de atuação do MP no processo civil Ações de interesse de incapazes: parte interveniente ad coadjuvantum da defesa Ações de estado: disposições de última vontade e ausência de interesse de incapaz ou de problemas de registro público

Ações sobre litígios coletivos pela posse de terra rural: funções de pacificação e de educação para o exercício de direitos, possibilidade de argumentação em torno de direito fundamental Casuística: descabimento de intervenção em ações de execução fiscal, desapropriação e de jurisdição voluntária (salvo se houver interesse de incapaz ou problemas de registro público).

7.Juízo da inadmissibilidade da participação do MP no processo civil Discricionariedade restrita Participação x atuação (Calmon de Passos) Não taxatividade dos casos de intervenção

8. Responsabilidade civil Pessoal Dolo ou fraude

9.Nulidades processuais Intervenção como pressuposto processual positivo (Didier Jr.) Comprovação do prejuízo ao interesse público, salvo se a decisão for favorável ao incapaz Possibilidade de suprimento da ausência de intervenção do MP pela Procuradoria de Justiça

10.Racionalização Problema da intervenção nos processos de idosos: art. 75 da Lei , de 1º Omissão da previsão de participação nos litígios coletivos sobre posse de terra urbana

11. Processo coletivo Problema dos interesses individuais homogêneos e a indisponibilidade processual Abandono ou desistência da ação coletiva: princípio da obrigatoriedade mitigada e a assunção da demanda pelo MP

... essa condição de superparte se, por um lado, aproxima o MP das outras partes e o distancia do juiz, que é o diretor do processo, por outro lado, a partir da leitura da sua missão constitucional, transforma o Ministério Público em uma magistratura ativa a serviço da realização concreta e simbólica da comunidade imaginária idealizada pela Constituição.