Ministério da Previdência Social e o INSS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Saúde e Segurança no Trabalho
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
Eduardo Henrique R de Almeida
SAT X FAP Questões Relevantes
Características da Previdência Social no Brasil ENFOQUE URBANO E RURAL
LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Norma Regulamentadora – NR 4
SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL.
PARTE 1. PARTE 1 A PNSST tem por princípios: Interprete as imagens A B E C D.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Perfil Profissiográfico Previdenciário
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
(41) PERÍCIA MÉDICA.
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social ALTERAÇÕES NA ÁREA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR BRASÍLIA,
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Marca do evento À DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL COMPETE “...planejar, coordenar, supervisionar e controlar as ações relativas.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
Comissão de EJA de Alagoas
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Auxílio Doença..
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Saúde e Segurança na Pesca Artesanal e Industrial
Sistema Público de Emprego e Formação Profissional
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO À SAUDE.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Qualidade de Vida e Gestão de Absenteísmo Gustavo Nicolai.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
O eSocial enquanto ferramenta de gestão para o SAT
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL PALESTRA SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PREVIDENCIÁRIOS.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Qual a finalidades do PPP ?
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
ASPECTOS JURÍDICOS : NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO (NTEP) FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP)
Transcrição da apresentação:

Ministério da Previdência Social e o INSS

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão. Missão Visão Histórico Legislação Mapa Estratégico

O MINISTRO Garibaldi Alves Filho nasceu em 4 de fevereiro de 1947, em Natal, Rio Grande do Norte. Filho de Garibaldi Alves e Maria Vanice Chaves Alves, Garibaldi é o mais velho dos quatro filhos do casal. Sua formação escolar básica foi feita no Marista e no Atheneu. Após isso, Garibaldi Filho cursou Direito, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concluindo o bacharelado no início da década de 70. O senador é casado com Denise Pereira Alves, com quem teve dois filhos: Walter Pereira Alves (deputado estadual) e Bruno Pereira Alves (empresário).

Comissão Tripartite é composta de representantes do Governo, das áreas de Previdência Social, Trabalho e Emprego e Saúde, de representantes dos trabalhadores e dos empregadores, e tem como objetivo, entre outros, revisar e ampliar a proposta da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador - PNSST, de forma a atender às Diretrizes da OIT e ao Plano de Ação Global em Saúde do Trabalhador, aprovado na 60ª Assembléia Mundial da Saúde ocorrida em maio de 2007; propor o aperfeiçoamento do sistema nacional de segurança e saúde no trabalho por meio da definição de papéis e de mecanismos de interlocução permanente entre seus componentes; e elaborar um Programa Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, com definição de estratégias e planos de ação para sua implementação, monitoramento, avaliação e revisão periódica, no âmbito das competências do Trabalho, da Saúde e da Previdência Social.

Políticas de Previdência Social A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão. Resultado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Eventos Publicações Estatísticas Gerais da Previdência Social

Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional Entre as principais atividades do Departamento figuram: – subsidiar a formulação e a proposição de diretrizes e normas relativas à interseção entre as ações de segurança e saúde no trabalho e as ações de fiscalização e reconhecimento dos benefícios previdenciários decorrentes dos riscos ambientais do trabalho; – coordenar, acompanhar, avaliar e supervisionar as ações do Regime Geral de Previdência Social, bem como a política direcionada aos Regimes Próprios de Previdência Social, nas áreas que guardem inter-relação com a segurança e saúde dos trabalhadores;

CONT. – coordenar, acompanhar e supervisionar a atualização e a revisão dos Planos de Custeio e de Benefícios, em conjunto com o Departamento do Regime Geral de Previdência Social, relativamente a temas de sua área de competência; – realizar estudos, pesquisas e propor ações formativas visando ao aprimoramento da legislação e das ações do Regime Geral de Previdência Social e dos Regimes Próprios de Previdência Social, no âmbito de sua competência; – propor, no âmbito da previdência social e em articulação com os demais órgãos envolvidos, políticas voltadas para a saúde e segurança dos trabalhadores, com ênfase na proteção e prevenção.

Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP A Previdência Social propôs ao Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, órgão de natureza quadripartite – com representação do Governo, Empresários, Trabalhadores e Associações de Aposentados e Pensionistas, a adoção de um importante mecanismo auxiliar para a caracterização de um acidente ou doença do trabalho: o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP.

O NTEP, a partir do cruzamento das informações de código da Classificação Internacional de Doenças – CID-10 e de código da Classificação Nacional de Atividade Econômica – CNAE aponta a existência de uma relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida pelo trabalhador. A indicação de NTEP está embasada em estudos científicos alinhados com os fundamentos da estatística e epidemiologia. A partir dessa referência a medicina pericial do INSS ganha mais uma importante ferramenta-auxiliar em suas análises para conclusão sobre a natureza da incapacidade ao trabalho apresentada, se de natureza previdenciária ou acidentária.

Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário com campos a serem preenchidos com todas as informações relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa.

Educação Previdenciária O Programa de Educação Previdenciária (PEP) é desenvolvido pelo INSS com a finalidade de ampliar a cobertura previdenciária por meio da inclusão e permanência dos trabalhadores brasileiros nos regimes de previdência. Além de desenvolver ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários, o Programa vai ao encontro da sociedade e a prepara para usufruir, com tranqüilidade e segurança, de tudo aquilo que a previdência pública, enquanto sistema de proteção social, pode oferecer.