Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.

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Transcrição da apresentação:

Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real

Política Nacional de Humanização (PNH)  Se o exercício da Medicina é feito por seres humanos destinado a outros seres humanos, por que é necessária uma Política Nacional de Humanização para a prática médica?

Política Nacional de Humanização (PNH) - Lançada em 2003  Inclusão de trabalhadores, usuários e gestores: em gestão e cuidado  Mudanças: construídas de forma coletiva e compartilhada  Importância da inclusão de usuários e trabalhadores na gestão

A Política Nacional de Humanização norteia-se por princípios  TRANSVERSALIDADE  INDISSOCIABILIDADE ENTRE ATENÇÃO E GESTÃO  PROTAGONISMO,CORRESPONSABILI DADE E AUTONOMIA DOS SUJEITOS E COLETIVOS  AMPLIAR GRAU COMUNICAÇÃO  GESTÃO/TRABALHADORES/USUÁRIOS  COMPARTILHAMENTO/PAPEL DE CADA UM/

DIRETRIZES GESTÃO PARTICIPATIVA E COGESTÃO ACOLHIMENTO CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR AMBIÊNCIA DEFESA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS

Acolhimento  Legítima e singular necessidade de saúde.  Construído de forma coletiva  Objetivo: construção de relações de confiança, compromisso e vínculo  Escuta qualificada às necessidades dos usuários  Atendimento com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

Gestão Coparticipativa e Cogestão  Inclusão de novos sujeitos nos processos de análise/decisão e ampliação das tarefas de gestão  Grupos de dispositivos de cogestão:  Organização de um espaço coletivo de gestão.  Mecanismos de participação ativa dos usuários.  Cogestão: Colegiados gestores, mesas de negociação, contratos internos de gestão, Câmara Técnica de Humanização (CTH) Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) etc

Ambiência  Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis  Discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades dos usuários e trabalhadores

Clínica ampliada e compartilhada  Visa uma abordagem clínica do adoecimento e sofrimento considerando a singularidade do sujeito e complexidade do processo saúde/doença.  Pode ser feito utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos e pela qualificação do diálogo (entre profissionais de saúde e entre estes e os usuários) possibilitando decisões compartilhadas, respeitando a autonomia dos usuários.

Valorização do trabalhador  Dar visibilidade à experiência dos trabalhadores e incluí-los na tomada de decisões.  Importante assegurar a participação dos trabalhadores no processo de gestão.

Diretrizes – Defesa dos direitos dos usuários

Rede HumanizaSUS  Portal colaborativo para produção de informações em humanização da saúde entre gestores e trabalhadores das saúde, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas.  Abre espaço para o protagonismo de seus participantes possibilitando o compartilhamento das vivências, desafios, atualidades e uma série de formas de conhecimento 

Rede HumanizaSUS