Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real
Política Nacional de Humanização (PNH) Se o exercício da Medicina é feito por seres humanos destinado a outros seres humanos, por que é necessária uma Política Nacional de Humanização para a prática médica?
Política Nacional de Humanização (PNH) - Lançada em 2003 Inclusão de trabalhadores, usuários e gestores: em gestão e cuidado Mudanças: construídas de forma coletiva e compartilhada Importância da inclusão de usuários e trabalhadores na gestão
A Política Nacional de Humanização norteia-se por princípios TRANSVERSALIDADE INDISSOCIABILIDADE ENTRE ATENÇÃO E GESTÃO PROTAGONISMO,CORRESPONSABILI DADE E AUTONOMIA DOS SUJEITOS E COLETIVOS AMPLIAR GRAU COMUNICAÇÃO GESTÃO/TRABALHADORES/USUÁRIOS COMPARTILHAMENTO/PAPEL DE CADA UM/
DIRETRIZES GESTÃO PARTICIPATIVA E COGESTÃO ACOLHIMENTO CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR AMBIÊNCIA DEFESA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS
Acolhimento Legítima e singular necessidade de saúde. Construído de forma coletiva Objetivo: construção de relações de confiança, compromisso e vínculo Escuta qualificada às necessidades dos usuários Atendimento com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.
Gestão Coparticipativa e Cogestão Inclusão de novos sujeitos nos processos de análise/decisão e ampliação das tarefas de gestão Grupos de dispositivos de cogestão: Organização de um espaço coletivo de gestão. Mecanismos de participação ativa dos usuários. Cogestão: Colegiados gestores, mesas de negociação, contratos internos de gestão, Câmara Técnica de Humanização (CTH) Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) etc
Ambiência Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis Discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades dos usuários e trabalhadores
Clínica ampliada e compartilhada Visa uma abordagem clínica do adoecimento e sofrimento considerando a singularidade do sujeito e complexidade do processo saúde/doença. Pode ser feito utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos e pela qualificação do diálogo (entre profissionais de saúde e entre estes e os usuários) possibilitando decisões compartilhadas, respeitando a autonomia dos usuários.
Valorização do trabalhador Dar visibilidade à experiência dos trabalhadores e incluí-los na tomada de decisões. Importante assegurar a participação dos trabalhadores no processo de gestão.
Diretrizes – Defesa dos direitos dos usuários
Rede HumanizaSUS Portal colaborativo para produção de informações em humanização da saúde entre gestores e trabalhadores das saúde, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas. Abre espaço para o protagonismo de seus participantes possibilitando o compartilhamento das vivências, desafios, atualidades e uma série de formas de conhecimento
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