 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S EMINÁRIO História das Ideias Pedagógicas. T EMAS PARA OS S EMINÁRIOS : TEMA I: O Pensamento Pedagógico Renascentista Montaigne – Lutero – Jesuítas*
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Este projeto traz como proposta o estudo da História da África e da cultura Afro-brasileira em referência a Lei Federal que visa à valorização.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO EM PROJETO URBANÍSTICO 4 Projeto de Monitoria Frederico Teixeira Prof. José Almir Farias Setembro | 2007.
Liga de Debates – UFABC 1º Quad/2016 Coordenadores: Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues (PG-CHS) Doutorando Thiago Mattioli (PG-CHS)
Educação Híbrida na Escola.
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
E.E. Zumbi dos Palmares Local Jaraguari – MS Projeto Semana ciências e tecnologias. QUARTO SEMESTRE DE 2016.
Avaliação Oratório São João Bosco
Introdução a Engenharia de Alimentos
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Coordenação: Marcelo Correa
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Princípios Metodológicos e Escolas Geográficas
Tenham Um Dia Maravilhoso!
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
BIZ 0307 – CONTEXTOS E PRÁTICAS EM ENSINO DE ZOOLOGIA Profa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1. A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu.
Coordenação: Marcelo Correa
A utilização do debate como estratégia de ensino/aprendizagem
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Título do Trabalho Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso
TITULO COMPLETO DO TRABALHO
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Plano da Disciplina: Filosofia.
BRASIL REGIÕES. REGIÃO NORTE VOLTAR REGIÃO SUDESTE VOLTAR.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
A formação do professor na UFMS
O que é região? Regionalização
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
HISTÓRIA 2018 o que é história
HISTÓRIA 2018 o que é história
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Programa Internacional para Avaliação de Alunos
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
HISTÓRIA 2018 poder 1.a Série ENSINO MÉDIO.
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação – TCC IV
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA WEB – FUNDAÇÃO CECIERJ

O processo histórico.

Escola: Escola Estadual Barra De São João Curso: Ensino Médio Disciplina: Geografia Carga horária: 50 min. Série: 2º ano do Ensino Médio Ano: 2018 Professor: Oldair Maurity da Silva

 OBJETIVO GERAL - Identificar, compreender e analisar os contrastes brasileiros, dentro de uma perspectiva regional, política e econômica.

Contraste econômico e social do Brasil. A origem da desigualdade socioeconômica no país está diretamente relacionada à formação da elite oligárquica brasileira, à estrutura fundiária e à concentração industrial no eixo Rio-São Paulo.

OBJETIVOS ESPECÍÍFICOS * Levantar hipóteses sobre as causas da desigualdade regional, econômica e social no Brasil, bem como o papel do país no contexto geopolítico-econômico no cenário mundial. * Com a apresentação dos vídeos e dentro de uma perspectiva interdisciplinar, desenvolver o gênero textual música e o seu reflexo cultural nos âmbitos sociais, políticos e econômicos do país. * Avaliar o desempenho dos grupos de alunos na apresentação oral e também na ferramenta webquest, estimulando a desenvoltura e interação entre os colegas na apresentação e no processo para uma compreensão e análise do espaço geográfico brasileiro.

 CONTEÚDO E CRONOGRAMA DE TRABALHOS 1. Breve introdução sobre o conteúdo Contrastes Brasileiros (regional, social e econômico), bem como os questionamentos atuais a cerca da diversidade sexual, da ditadura militar, da corrupção, da polarização esquerda x direita. (10 min.) 2. Apresentação dos vídeos: Música Carcará - Maria Bethânia (intérprete) Que país é esse - Legião Urbana/ Não recomendado à sociedade – Johnny Hooker, Liniker e Almério (intérpretes). (10 min.) 3. Divisão da turma em grupos de seis alunos, para o sorteio de temas como: ditadura militar; diversidade sexual; Quadro social do Brasil nos anos 80; reorientação sexual (cura gay); Corrupção na atualidade, Movimentos de direita e esquerda. Solicitar uma pesquisa através da ferramenta virtual webquest, que será disponibilizada pelo professor, para que todos os alunos debatam sobre os temas. Depois da tarefa realizada virtualmente, os alunos se reunirão em grupos para se apresentarem na próxima aula. Explicar a turma que a pesquisa deverá ser apresentada de forma oral, contendo a opinião do grupo e, pelo menos, dois fatos sobre o conteúdo sorteado em apresentação na ferramenta webquest. (10 min.) 4. Debate informal com a turma sobre os vídeos, associando o conteúdo brevemente exposto no início da aula ao contexto histórico e atual no Brasil das três músicas apresentadas, lembrando que a música Carcará é do ano de 1965, Que país é esse? é de 1987 e Não recomendado é do tempo atual. Observar se eles conseguem fazer a analogia do que as músicas falam com o cenário social de quando foram feitas. (20 min).

Fonte: IBGE – senso 2000 É importante relacionar o contexto histórico para compreender a dinâmica dos contrastes socioeconômicos do Brasil. Podemos entender que não existe e nunca existiu por parte da elite brasileira uma perspectiva de desenvolvimento econômico e industrial que possa se inserir no contexto do modelo de produção capitalista de forma competitiva. O objetivo é manter o Brasil como mero produtor e exportador de matéria prima (commodites), bem como a manutenção da estrutura de poder que remonta ao colonialismo.

 Ferramentas da Web 2.0 a serem utilizadas na atividade educacional

Contrastes Regionais A concentração econômica, industrial e financeira na Região Sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo, e o processo de ocupação na Região Sul, em detrimento à Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país, com maior concentração fundiária, econômica e social, contribuíram para as disparidades regionais.

Assuntos a serem relacionados ao tema Contrastes Brasileiros. Corrupção Cura gay Ditadura Militar Movimentos de Esquerda e Direta Diversidade Sexual Sociedade brasileira na década de 80

Fontes das imagens: m=isch&sa=X&ved=0ahUKEwja14zPkobbAhWBCpAKHbxUCZMQ_AUICygC&biw=136 5&bih=681#imgrc=FZi4lnkRrBl5BMhttps:// m=isch&sa=X&ved=0ahUKEwja14zPkobbAhWBCpAKHbxUCZMQ_AUICygC&biw=136 5&bih=681#imgrc=FZi4lnkRrBl5BM: ed=0ahUKEwjO9dCEk4bbAhWJGpAKHQUhAekQ_AUICygC&biw=1365&bih=681#imgr c=NtPE7rJkLvdvrMhttps:// ed=0ahUKEwjO9dCEk4bbAhWJGpAKHQUhAekQ_AUICygC&biw=1365&bih=681#imgr c=NtPE7rJkLvdvrM: &sa=X&ved=0ahUKEwjzq-- Zk4bbAhWGg5AKHYmcCToQ_AUICigB&biw=1365&bih=681#imgrc=bvNPppAxIwuTb Mhttps:// &sa=X&ved=0ahUKEwjzq-- Zk4bbAhWGg5AKHYmcCToQ_AUICigB&biw=1365&bih=681#imgrc=bvNPppAxIwuTb M: &sa=X&ved=0ahUKEwjzq-- Zk4bbAhWGg5AKHYmcCToQ_AUICigB&biw=1365&bih=681#imgrc=bvNPppAxIwuTb Mhttps:// &sa=X&ved=0ahUKEwjzq-- Zk4bbAhWGg5AKHYmcCToQ_AUICigB&biw=1365&bih=681#imgrc=bvNPppAxIwuTb M: sa=X&ved=0ahUKEwiT_ouOlIbbAhWEEZAKHeA6Bz0Q_AUICigB&biw=1365&bih=681 #imgrc=L5t16EmJyRPb6Mhttps:// sa=X&ved=0ahUKEwiT_ouOlIbbAhWEEZAKHeA6Bz0Q_AUICigB&biw=1365&bih=681 #imgrc=L5t16EmJyRPb6M:

 Referências Bibliográficas REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA: Publicado em 21 de Setembro de 2017, na mídia social Facebook do cantor Johnny Hooker. Show realizado no dia 17 de Setembro de 2017, no palco Sunset do Rock in Rio 2017, com as participações dos cantores Liniker e Almério. Publicado em 21 de Fevereiro de Legião Urbana - Que País É Este (ao vivo) Publicado em 30 de maio de Maria Bethânia – Carcará. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR ALICE, De Martini; SOARES DEL GAUDIO, Rogata; LEITE – GEOGRAFIA – AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. Editora ESCALA EDUCACIONAL.