Destaques do texto sobre entrevista social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
É UM CONJUNTO DE: MEIOS TÉCNICOS MEIOS HUMANOS MEIOS FINANCEIROS ORGANIZADOS PARA UM DETERMINADO FIM ECONÔMICO.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Educação para transformação social
Projetos Cleber Matos.
Os dez mandamentos da observação participante
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Elaboração de um projeto de pesquisa
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Com base no texto de Rüdiger
Observações importantes
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Gestão de Negócios aula 2
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
GÊNERO ENTREVISTA.
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Problemas e problematizações
Conhecimentos Habilidades Atitudes
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão Democrática.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Oficina de Serviço Social
Conhecimento e Pesquisa
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
BENCHMARK O que é BENCHMARK
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
Visita Técnica A Visita Técnica é um mecanismo de interação entre a ETEC/Empresa, caracterizado pelo contato no local entre os alunos e o local visitado.
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Pesquisa Científica
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Orientação Profissinal II
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Destaques do texto sobre entrevista social Da autora Maria de Fátima Matos Cardoso

Compreensão do instrumental entrevista social A entrevista como instrumental é uma delicia, permite uma interação com a realidade social sob a vida de alguém que se deseja e necessita viver em condições mais dignas e que as informações e recursos devem ser desvelados pelo profissional. Destaque para a visão de direito

Conceitos de entrevista Segundo Gilberto Nascimento “ Na entrevista é possível extrair informações, avaliar o fato por todos os ângulos”. Qualquer pessoa é a maior fonte de informações de si mesma.

Concepções de entrevista Não é algo simples, porque quando entramos em contato com uma pessoa, devemos estar preparados tecnicamente para desdobramento que acontecer. Lidar com gente, com a dura realidade que enfrentam em seu cotidiano, ser capaz de ouvir acolher, analisar e engajar em processos políticos de ação social , a Entrevista Social desvela o ser político em ação.

Aspectos a serem considerados para realização da entrevista social O contato entre pessoas para a entrevista social é rico, cheio de desafios e embates, requerem alianças, articulações, conhecimento e fortalecimento para que o desenvolvimento e a organização social sejam desencadeados.

Procedimentos para a entrevista A entrevista adquire conotações de compromisso e responsabilidade com aquele momento de conversa. É preciso estar interessado no que o outro tem a dizer(observação sensível), não é qualquer pessoa que pode desenvolver a entrevista. Não convém que o profissional seja especulativo, a conversa deve fluir naturalmente.

Cuidados ao fazer a entrevista Pegar a autorização do entrevistado é algo muito importante, tanto para as informações, como para fotos , vídeos etc. Esclarecer ao entrevistado onde e como serão utilizados os dados colhidos. É preciso aprimorar a habilidade para escolher as perguntas e respostas. O ambiente da entrevista deve ser conhecido antes, no sentido da preservação de sigilo;reunindo elementos importantes das informações obtidas.

É recomendado que a entrevista dure no máximo 45 minutos, para não haver o cansaço, tanto do profissional quanto do usuário.

O que entrevista pode proporcionar Além de ser fundamental para o nosso conhecimento e intervenção é através dela que podemos analisar, ter uma base teórica, crítica e prática. Nos proporciona um novo olhar, uma nova direção para os caminhos que iremos seguir. Ir a campo não significa apenas uma mera teoria de conhecimentos, mas uma visão na qual iremos levar tanto para o campo profissional, como para nossa vida. A entrevista é um espaço , que nos mostra que temos que muda a realidade e sair da neutralidade.

O que entrevista pode proporcionar A entrevista pode facilitar o compreensão de algumas realidades mais coletivas, favorece a descoberta de situações de violação de direitos e abusos. Com a entrevista é possível estabelecer vínculos, mas não dependência. Com a entrevista passamos a ter uma observação sensível, facilitando a percepção de determinada situação.

O que entrevista pode proporcionar Nos permite uma interação com a realidade social, através da história de vida de alguém que tem direito de viver em condições melhores, mais dignas nas quais as informações e recursos não estão disponíveis para uma acesso autônomo.

A questão da neutralidade Não existe neutralidade, pois todos nós nos envolvemos, sentimos, nos importamos com a realidade social apresentada.