Qualidade e Certificação Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

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Transcrição da apresentação:

Qualidade e Certificação Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

Gestão da Qualidade em Saúde Décadas 60 a 70: qualidade da saúde é incorporada ao sistema de saúde americano CONCEITO: Houaiss: “ausência de defeitos” NIHS, EUA: “graus de atendimento que segue padrões” OMS: “excelência profissional; uso eficiente de recursos; segurança e satisfação”

Qualidade em saúde Satisfação Segurança Melhores práticas Aprendizado Contínuo Qualidade em saúde

Qualidade em saúde Excelência: padrões e critérios pré-definidos (gestão estratégica) Foco: resultados (melhores práticas) e cliente (satisfação) Aprimoramento contínuo

Quadro 1 - Componentes da qualidade em saúde, segundo Donabedian Adaptado de: Denser (2003); Mallet (2005) Componente Definição Eficácia Capacidade de alcançar resultados desejáveis. Efetividade Resultados desejáveis obtidos em condições reais da prática. Eficiência Capacidade de alcançar resultados desejáveis com menores custos. Otimização Relação entre custos e benefícios na assistência. Aceitabilidade Relação positiva entre assistência prestada e expectativas do paciente e família. Legitimidade Concordância entre costumes, valores (éticos, morais), leis e regulamentos. Equidade Igualdade e justiça na distribuição de cuidados à população.

Modelos de Gestão da Qualidade em Saúde Modelo de gerência com o objetivo de controlar a qualidade em saúde Sistema de Produção da Toyota (Toyota Production System) Gerenciamento da Qualidade Total (TQM)

Modelos de Gestão da Qualidade em Saúde Sistema de Produção da Toyota Gerenciamento da Qualidade Total Modelo gerencial que se baseia em foco no cliente, fortalecimento dos funcionários e incentivo à melhoria contínua da qualidade. Sistema de Produção da Toyota Modelo gerencial centrado na participação e autonomia dos funcionários para tomar decisões que afetam o resultado do trabalho. “Fazer as coisas certas, já da primeira vez”.

Qualidade e Saúde no Brasil LIMITAÇÕES Organizações de Saúde com culturas rígidas Hegemonia médica Carência de recursos Pouca preocupação com desenvolvimento de pessoas

Modelos de Gestão da Qualidade em Saúde GESTÃO ESTRATÉGICA Visão abrangente Longo prazo Maximização dos recursos Não é adivinhar o futuro: incerto Foco: “O que se pode fazer hoje para nos preparamos para a incerteza de amanhã?” (Drucker, 2012) Modelo BSC (Kaplan e Norton)

Balenced SocoreCard (Painés de indicadores) Cliente: para alcançar nossa visão, que valor percebido devem ser gerados ao cliente? Finanças: para ser bem sucedido financeiramente, que resultados devem ser gerados aos acionistas? Processos Internos: para satisfazer acionistas e clientes, em que processos devem-se alcançar a excelência operacional? Aprendizagem/Inovação: para alcançar nossa visão, que novos conhecimentos, competências e talentos devem ser desenvolvidos? Missão Visão

Gestão da Qualidade em Saúde RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS GESTORES Cultura do aprimoramento contínuo Implantação e avaliação de padrões e práticas Foco nos resultados (segurança) Inovação e criatividade Liderança transformacional

Desafios da Gestão da Qualidade em Saúde Comprometimento com o resultado do trabalho estruturar e desenvolver equipes; comunicar de forma clara a missão e as metas da organização; distribuir responsabilidades; treinar, supervisionar e envolver os profissionais; e partilhar recompensas

Desafios da Gestão da Qualidade em Saúde Referenciais teóricos Cliente Profissional Gerenciamento Estratégico Resultados desejados Liderança Transformacioonal

Acreditação Processo de avaliação externo pelo qual o desempenho de serviços de saúde é avaliado com base em padrões predeterminados, de maneira formal, estruturada, periódica. Tem caráter voluntário, porque a intenção não é fiscalizadora, mas sim educativa, uma forma de criar uma “cultura de qualidade” contínua (Rodrigues, 2004; Gastal, 2004). Acreditação X certificação: usados como sinônimos, mas há controvérsias quanto aos significados.

Acreditação X Certificação Certificação = utilizado por instituições que utilizam a Norma ISO 9000 como critério de avaliação dos processos; Acreditação = processo de avaliação com a metodologia de alguma organização acreditadora, Acreditação = se aplica a instituições; Certificação se aplica a um profissional e a instituições; Certificação = reconhecimento de uma instituição por uma entidade acreditadora, que implica no alcance de um ideal de qualidade; Acreditação = processo de avaliação em si.