Apresentação dos Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Advertisements

FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Administração/2010 Faculdades Integradas Funcec Bacharel em Administração 2º CANECAÇO FUNCEC - 3º Período de Administração - Prof.: Graziela Pereira.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Avanços logísticos no varejo nacional: o caso das redes de farmácias TURMA DO 5º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA Grupo 7 Introdução a Logística Prof.
Se você tivesse que investir em uma das ações separadamente, qual medida você usaria para tomar a decisão? Qual ação você escolheria? Por quê? Coeficiente.
Critérios de Desempenho
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Os Balancetes como fonte das informações para a Escalada Empresarial.
Plano de mídia digital João Flávio de Almeida.
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Administração de serviços 7º período
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
Fundamentos de Microeconomia
Manual do Participante
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
Curso - Avaliação e Aprendizagem
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Jogos de Empresas UNIP.
CONTABILIDADE GERENCIAL 2017
PROFESSOR FLÁVIO ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR FLÁVIO
Apresentação baseada no livro “Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas”, de Antonio Cezar Bornia.
Capital de Giro e análise das demonstrações financeiras
Marília Ferreira Tavares
Planejamento de estratégias:
Planejamento de Produção
Atividade - Pré Entrevista: Estudo de Caso
Atividade - Pré Entrevista: Estudo de Caso
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Sonhare Plano de Suprimento, Produção e Estocagem
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Soft Dream Travesseiros S.A Análise Financeira
Gestão da Cadeia de Suprimentos
QUADRO DE VENDAS.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
Planejamento estratégico
Conceito de Curva ABC Além do valor envolvido outros critérios determinam a criticidade: Classe A: - material imprescindível ao funcionamento da empresa;
QUADRO DE VALORES RECEBIDOS
“Administrar o estoque é questão de sobrevivência.”
Investimento com retorno Tecnologia com simplicidade
Gestão da Logística de Distribuição
ANALYTICS DRIVEN.
Vendas Call Center.
Administração de Marketing
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Estratégias.
MRP e MRP II Planejamento das Necessidades de Material
Sistema Parametrizável de Pesquisa 
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Risco do negócio 1 O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)
Planejamento Estratégico em Logística
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Extensão da Linha de Grelhas de Passagem
Logística e Gerenciamento da
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Curso de Gestão do Frete
Sondagens de segmentos
Ranking ABAD Nielsen 2019 Base 2018 Março, 2019.
Capital de giro e análise financeira
Painel: A jornada do gestor Parte II Melhorando Resultados
Capital de Giro e Análise Financeira
Capital de giro e análise financeira
Apresentação de Plano de Negócios
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Modificações que ocorrerão em alguns tipos de Ordens Internas para termos mais precisão e confiabilidade no cálculo da margem de contribuição de cada veículo.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Transcrição da apresentação:

Apresentação dos Resultados Categoria – Achocolatados Gerenciamento de Categorias Lojas: REDE BRASIL

Estratégias da Categoria Principais estratégias no Corredor da Loja: Gerador de Tráfego e Transação, atrai o consumidor para o corredor, aumenta o ticket médio. Além do ponto natural de exposição, no corredor de Matinais, os Achocolatados em Pó podem ser também colocados próximos da Padaria. Algumas ações podem elevar as vendas da categoria, como fazer exposição casada com Chocolate em Pó e area de Diet/Light. Direcionar as promoções para embalagens mais rentáveis, que são as menores (individuais)

Papel da Categoria – Achocolatados em Pó Decorre do posicionamento estratégico do Varejista. DESTINO ROTINA CONVENIÊNCIA SAZONAL PENETRAÇÃO FREQUÊNCIA DE COMPRA ROTINA Representa a maioria das categorias. Faz parte da cesta básica do consumidor, compra freqüente, alta penetração.

Árvore de Decisão do Consumidor O consumidor utiliza como fatores para decisão de compra: Marca, Embalagem, Sabor, Preço e as promoções. Marca Embalagem Sabor Sabor

Racional da Categoria de Achocolatados Tamanhos PEQUENO MEDIO GRANDE Impulso Lucro Margem Transação Fluxo

Spaceman Suite Category Management Services Apresentação dos Resultados Categoria – Achocolatados Gerenciamento de Categorias Lojas: Rede Brasil

Objetivo Apresentar os resultados consolidados após a implantação do layout nas lojas da rede, entre o período de 16/Maio/2007 a 16/Jun/2007. Este documento é confidencial e elaborado a partir dos resultados obtidos após a implementação nas lojas Piloto da Rede Brasil pelas equipes de Gerenciamento de Categorias da Rede Brasil e Nielsen.

Estudo das Categorias Lojas: Rede Brasil Categoria: Achocolatados Apresentação dos Resultados Lojas: Rede Brasil

Planograma da Loja - ABC Situação Encontrada: Espaço superestimado e a categoria exposta dando enfase a blocagem vertical por marca.

Análise de Sub/Superestocagem - ABC ideal Situação Encontrada: Observamos 90% de produtos com superestocagem ao extremo e produtos com alto giro e pouco espaço em fase de ruptura.

Planograma da Loja - ABC Situação Proposta: Redução para 2 módulos. Exposição segundo a Àrvore de Decisão da Categoria com estratégia de aumento da rentabilidade e faturamento. (Produtos de valor agregado ao redor do líder)

Análise de Sub/Superestocagem - ABC ideal Situação Proposta: Produtos expostos em equilibrio e de acordo com a demanda.

Cartão de Resultados - ABC Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 27% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 25% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de 30%, sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 82%, sobre o encontrado; Aumento em 23 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria - ABC 27% 25% 30% * Mix com 22 itens, sendo 01 com movimento_reg zerado. Excelente resultado se comparado ao cenário proposto. Oportunidade - Inclusão de novos itens com base em analise de Mercado (Scantrack).

Planograma da Loja - Imperatriz Situação Encontrada: * 03 produtos em ruptura Blocagem vertical por marca. Produtos em ruptura na ocasião da coleta.

Análise de Sub/Superestocagem - Imperatriz Situação Encontrada: ideal Observamos 90% de produtos com superestocagem ao extremo, 3 produtos em ruptura e 10% atendendo a demanda.

Planograma da Loja - Imperatriz Situação Proposta: Blocagem segundo a Arvore de Decisão da Categoria. Total: 38 produtos, sendo 5 produtos com Movimento_reg zerado.

Análise de Sub/Superestocagem - Imperatriz Situação Proposta: ideal Produtos expostos em equilibrio e de acordo com a demanda.

Cartão de Resultados - Imperatriz Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com uma redução na ordem de 8% sobre o encontrado; Lucro Bruto com uma aumento na ordem de 22% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de 8%, sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 43%, sobre o encontrado; Redução em 13 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria - Imperatriz 22% 8% 17% Mix com 49 itens, Segundo relatório enviado pela rede, ocorreram 13 faltas/rupturas de produtos no período, comprometendo o resultado projetado para as variáveis vendas e movimento. No entanto, para a variável Lucro tivemos um aumento considerável, dado a estratégia de valor agregado em local privilegiado, levando em consideração o grande índice de falta ocorrido no período de medição. Oportunidade - Analise de sortimento para reduzir o numero de itens e melhorar a rentabilidade da categoria; - Exposição em gôndola com base em dias de estoque, alinhando com compras a entrega dos pedidos.

Análise de Grupo - Imperatriz

Dados Consolidados da Categoria - Imperatriz

Planograma da Loja - Nordestão Situação Encontrada: * 09 produtos em ruptura Blocagem vertical por marca. Produtos em ruptura na ocasião da coleta.

Análise de Sub/Superestocagem - Nordestão Situação Encontrada: ideal Observamos 90% de produtos com superestocagem ao extremo, 9 produtos em ruptura e outros em fase de ruptura, no gondola porém na quantidade insuficiente.

Planograma da Loja – Nordestão Situação Proposta: Blocagem segundo a Arvore de Decisão da Categoria. Alocação dos produtos em ruptura e estratégia de aumento de rentabilidade da categoria.

Análise de Sub/Superestocagem - Nordestão Situação Proposta: ideal Produtos expostos em equilibrio e de acordo com a demanda.

Cartão de Resultados - Nordestão Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 82% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 88% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de 9%, sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 149%, sobre o encontrado; Aumento em 65 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria - Nordestão 82% 88% 86% * Mix com 42 itens, sendo que 1 estava na com Movimento_Reg zerado; Excelente resultado. Oportunidade - Avaliar a possibilidade de aumentar para 3 módulos, dada a alta rentabilidade da categoria.

Planograma da Loja - Tonin Situação Encontrada: * 11 produtos em ruptura Blocagem vertical por marca. Produtos em ruptura na ocasião da coleta.

Análise de Sub/Superestocagem - Tonin ideal Situação Encontrada: Observamos 90% de produtos com superestocagem ao extremo.

Planograma da Loja – Tonin Situação Proposta: Blocagem segundo a Arvore de Decisão da Categoria. Alocação dos produtos em ruptura e estratégia de aumento de rentabilidade da categoria.

Análise de Sub/Superestocagem - Tonin ideal Situação Proposta: Haviam produtos com baixa performance que permaneceram expostos, não permitindo o total equilibrio entre o estoque e a demanda.

Cartão de Resultados - Tonin Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 29% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 28% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de 40%, sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 70%, sobre o encontrado; Aumento em 38 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria - Tonin 29% 28% 32% * Mix com 45 itens, sendo que 8 não atualizaram com dados de Preço, Custo e Movimento_Reg; Oportunidade - Rever sortimento para redução do mix; - diminuir de 4 para 3 módulos, reduzindo o investimento em estoque e melhorando a rentabilidade.

Planograma da Loja - Condor Situação Encontrada: * 03 produtos em ruptura Exposição sem critério definido de blocagem. Mescla de Horizontal com Vertical.

Análise de Sub/Superestocagem - Condor ideal Situação Encontrada: Observamos 90% de produtos com superestocagem ao extremo.

Planograma da Loja – Condor Situação Proposta: Blocagem segundo a Arvore de Decisão da Categoria. Alocação dos produtos em ruptura e estratégia de aumento de rentabilidade da categoria.

Análise de Sub/Superestocagem - Condor ideal Situação Proposta: Produtos expostos em equilibrio e de acordo com a demanda.

Cartão de Resultados – Condor Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 23% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 33% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de 45%, sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 108%, sobre o encontrado; Aumento em 44 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria - Condor 15% 25% 7% * Mix com 22 itens, sendo que 2 não atualizaram com dados de Preço, Custo e Movimento_Reg (zerado); Oportunidade - Inclusão de novos itens com base em analise de Mercado (Scantrack).,

Planograma da Loja - Modelo Situação Encontrada: * Não haviam rupturas Blocagem vertical por marca.

Análise de Sub/Superestocagem - Modelo ideal Situação Encontrada: Observamos que o espaço está superestimado para a categoria demonstrando 100% de superestocagem dos produtos.

Planograma da Loja – Modelo Situação Proposta: Blocagem segundo a Arvore de Decisão da Categoria, com redução de profundidade.

Análise de Sub/Superestocagem - Modelo ideal Situação Proposta: Haviam produtos com baixa performance que permaneceram expostos, não permitindo o total equilibrio entre o estoque e a demanda.

Cartão de Resultados – Modelo Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 13% sobre o encontrado; Lucro Bruto com uma redução na ordem de 6% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de 47%, sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 99%, sobre o encontrado; Aumento em 16 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria - Modelo 13% 6% 13% Mix com 24 itens, sendo que 2 não atualizaram com dados de Preço, Custo e Movimento_Reg (zerado); Oportunidade - Inclusão de novos itens com base em analise de Mercado (Scantrack)., - diminuir o numero de modulos de 3 para 2 modulos, reduzindo o investimento em estoque.

Planograma da Loja – Super Nosso Situação Encontrada: * 01 produto em ruptura Blocagem sem critério de exposição definido.

Análise de Sub/Superestocagem – Super Nosso ideal Situação Encontrada: 90% dos produtos em Superestocagem ao extremo

Planograma da Loja – Super Nosso Situação Proposta: Blocagem segundo a Árvore de Decisão da Categoria, com enfase na lucratividade.

Análise de Sub/Superestocagem – Super Nosso ideal Situação Proposta: Haviam produtos com baixa performance que permaneceram expostos, não permitindo o total equilibrio entre o estoque e a demanda.

Cartão de Resultados – Super Nosso Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 34% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 29% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de 30%, sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 40%, sobre o encontrado; Aumento em 25 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria – Super Nosso 34% 29% 34% Mix com 22 itens, sendo que 5 não atualizaram com dados de Preço, Custo e Movimento_Reg (zerado); Excelente resultados!!! Oportunidade - Inclusão de novos itens com base em analise de Mercado (Scantrack). - Aumentar para 2 módulos, visando aumentar a rentabilidade da categoria.

Planograma da Loja – Zona Sul Situação Encontrada: * 06 produtos em ruptura Exposição sem critério definido de blocagem. Categoria exposta deixando confuso o consumidor no momento da decisão de compra. (quebra da categoria)

Análise de Sub/Superestocagem – Zona Sul Situação Encontrada: ideal 90% dos produtos em Superestocagem ao extremo e alguns produtos entrando em ruptura.

Planograma da Loja – Zona Sul Situação Proposta: Blocagem segundo a Árvore de Decisão da Categoria.

Análise de Sub/Superestocagem – Zona Sul Situação Proposta: ideal Categoria tendendo ao equilibrio entre o estoque e a demanda.

Cartão de Resultados – Zona Sul Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 83% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 89% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com um aumento de 12% sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 135%, sobre o encontrado; Aumento em 142 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria – Zona Sul 83% 131% 89% * Mix com 31 itens, sendo que 1 não atualizou com dados de Preço, Custo e Movimento_Reg (zerado); Excelente resultado!!! Oportunidade - Avaliar a possibilidade de aumentar para 2 módulos, com isso diminuir o intervalo de reposição para evitar faltas, dado ao alta movimento dos produtos.

Planograma da Loja - Extrabom Situação Encontrada: * 02 produtos em ruptura Blocagem Vertical por Marca.

Análise de Sub/Superestocagem - Extrabom Situação Encontrada: 90% dos produtos em Superestocagem ao extremo e alguns produtos entrando em ruptura.

Planograma da Loja – Extrabom Situação Proposta: * Mix com 23 produtos, excluídos 7 itens da gôndola.

Análise de Sub/Superestocagem - Extrabom Situação Proposta: Novos produtos introduzidos no mix, tornando a análise com tendencia a superestoque ao extremo.

Cartão de Resultados – Extrabom Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 35% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 21% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de -36% sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 92%, sobre o encontrado; Aumento em 47 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria – Extrabom 35% 21% 31% Mix com 40 itens, sendo incluídos 17 novos produtos com vendas no período. Excelente resultado!!! Oportunidade - Fazer analise de sortimento para garantir o melhor mix,

Resultados Consolidados Total - Rede Brasil Apresentação dos Resultados Categoria – Achocolatados Gerenciamento de Categorias Lojas: Consolidação dos dados

Dados Consolidados da Categoria – Rede Brasil

Dados Consolidados da Categoria – Rede Brasil

Dados Consolidados da Categoria – Rede Brasil

Dados Consolidados da Categoria – Rede Brasil

Cartão de Resultados – Rede Brasil Categoria: Achocolatados Resultados Projetados: Vendas com um aumento na ordem de 42% sobre o encontrado; Lucro Bruto com um aumento na ordem de 51% sobre o encontrado; Inventário da Gôndola com uma redução de -30% sobre o encontrado; Retorno s/Investimento com aumento de 93%, sobre o encontrado; Aumento médio de 43 vezes no Giro Projetado;

Dados Consolidados da Categoria – Rede Brasil 42% 51% 43% Incremento total de R$ 63.728,41 em faturamento; Imcremento total de R$ 25.918,24 em lucro bruto; Imcremento total de 19.033 em unidades vendidas. Excelente Resultado para a Rede, considerando que estamos falando de apenas 1 loja por varejista. Ao fazer a expansão para as demais lojas, multiplica-se o resultado!

Considerações Bahamas, Gimenes e Gfortaleza não criaram os planogramas.

Novo planograma Após a adequação da gondola da loja piloto, deve-se fazer a expansão da categoria para as demais lojas observando o padrão de layout. Após o “roll out” inicia-se novo projeto com uma nova categoria na loja piloto.

Rotina Pós Implentação das Categorias Eleger capitães de categoria: - Niely (Tinturas), Kimberly-Clark (Fraldas), Unilever (Shampoo/Condicionador) Bic (Lâminas e Apar. Barbear), Colgate (Creme Dental e Anticépticos Bucais) Mensuração da gôndola: Passado o período de implantação do projeto e monitoramento* da gôndola, deve-se: 1) Gerar relatório consolidado da categoria com as informações de Preço, Custo e Movimento Unitário do período monitorado. 2) Comparar essas informações com o Cartão de Resultados do planograma proposto pelo Spaceman (ver coluna Atual do Cartão de Resultados). * Monitoramento da gôndola significa acompanhar constantemente se o layout na loja está igual àquele proposto pelo Spaceman. A não adequação correta do layout na loja durante o período de monitoramento pode comprometer o resultado final, podendo ocorrer rupturas, excessos ou produtos novos que foram inseridos nas prateleiras sem ser avaliado seu correto posicionamento. continua...

Síntese das Etapas de Gerenciamento Mensuração da gôndola: (continuação) 3) Analisar o resultado obtido levando em consideração a estratégia definida no momento da implantação do layout da gôndola ( Árvore de Decisão). 4) Para implantar o novo layout na loja, deve importar para o planograma proposto, as informações extraídas do relatório referente ao período de monitoramento. 5) O Spaceman irá projetar uma nova situação (coluna Atual). Nesse momento devem ser avaliadas as novas estratégias para a gôndola, manter o mesmo layout ou talvez reposicionar os produtos visando melhorar a rentabilidade da categoria, por exemplo. 6) O mix de produtos e o modelo de inventário devem ser revistos também, verificando se os critérios definidos na primeira situação atendem a nova realidade. 7) O ciclo é contínuo. Toda a alteração de layout deve ser feita sempre na loja piloto. Passado o período de monitoramento, aí então as demais lojas receberão o novo planograma.

Obrigado! Wagner Picolli Emiliano P. Sperandio Joel Ligabue Category Management Services Fone: 11 4613-7229 11 8963-3273 wagner.picolli@nielsen.com Emiliano P. Sperandio Category Management Services Fone: 11 4613-7515 11 8963-3246 emiliano.sperandio@nielsen.com Joel Ligabue Category Management Services Fone: 51 3328-1276 51 9331-7802 joel.ligabue@nielsen.com Murilo R. C. Almeida Category Management Services Fone: 11 4613-7075 11 8963-3856 Murilo.almeida@nielsen.com