Comunicação Interpessoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnica da Escuta Ativa Por: Profa. Esp. Paula Fortuna & Profa. Dra
Advertisements

Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Comunicação Empresarial
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
COMUNICAÇÃO CAPACIDADE DE DISCUTIR, TROCAR IDÉIAS, INFORMAÇÕES.
1.
Comunicação eficiente Profissionalismo excelente Material baseado em palestra do Instituto Passadori.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Noção de Comunicação Professora Ellen Ikeda Disciplina: Comunicação e Expressão.
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL.
Tipos de Perguntas no Processo de Comunicação
DNA do Adorador: Cultura da Técnica; Cultura da Comunhão;
COMUNICAÇÃO NA RELAÇÃO ENFERMEIRO-CLIENTE
SEMINÁRIOS Orientações Colégio São Luís
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Eterno.
Objetivo da disciplina
GUIA PARA DIALOGAR: EXPLICAÇÃO DE 18 REGRAS
Unidade 4 Técnicas de comunicação oral
Ah! O amor... Mario Quintana.
Fundamentos da comunicação.
Expressão Verbal.
Professora Ellen Ikeda Disciplina: Comunicação e Expressão
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Abordagem e Entrevista da Criança e Família
Gerenciamento Produtivo de Reuniões
Identificar pareceres Perguntar e refletir
Técnicas de Comunicação Oral aplicada às instituições de saúde
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Definição O método de análise de conteúdo é um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos É um método de análise textual que se.
Universidade Federal de Pernambuco
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker.
- Q u i n t a n a - ..
A ORATÓRIA COMO UM FORTALECIMENTO
COMUNICAÇÃO.
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Comunicação e expressão
Comunicação Empresarial
A COMUNICAÇÃO.
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
Carlos Drummond de Andrade
SEMINÁRIO Orientações Profa Me. Ivanice Magalhães da Silva
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
- Q u i n t a n a - ..
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA
Habilidades de Comunicação
Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Psi Márcia Copetti 2007 ASSERTIVIDADE. Assertividade É a expressão direta que a pessoa manifesta suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões,
Carlos Drummond de Andrade
Linguagem e Comunicação
- Q u i n t a n a - ..
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Comunicação & Stakeholders - Reputação e crise
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
COMUNICAÇÃO.
A proposta da oficina de teatro não é a formação de atores, mas trabalhar a comunicação em público,
SEMINÁRIOS Orientações Profa Me. Ivanice Magalhães da Silva
RELAÇÕES INTERPESSOAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS
Transcrição da apresentação:

Comunicação Interpessoal COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Comunicação Interpessoal Prof. Victor Cláudio Paradela Ferreira

CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO É a relação estabelecida pela transmissão de estímulos e respostas

PERGUNTA RELEVANTE: O que o interlocutor quer dizer além do que está explicitamente comunicado? Gato

IMPORTANTE: “Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação” (Mário Quintana)

IMPORTANTE: “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito” (Peter Drucker)

Canais básicos da comunicação não-verbal: Expressão facial Olhar Cinética Proxêmica Paralinguagem

Impactos na Comunicação: 7% conteúdo 38 % tom de voz e inflexão 55% comunicação não-verbal

Índice médio de retenção da informação: Apenas verbal – 20% Vivencial – 90% Rótulos

As emoções ajudam a gravar a mensagem na memória Menestrel

Barreiras na Comunicação Dificuldades de expressão Medo de expressar opiniões Falta de carisma Suposições, preconceitos Juízos precipitados Desinteresse Distração

DICAS: Querer escutar Julgar o conteúdo (não a forma) Evitar hostilidades Prestar atenção Ser flexível Resistir às distrações Colocar-se no lugar do outro Não ser preconceituoso Ouvir a mensagem completa