ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Funções, Organização e Funcionamento.
Advertisements

II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
1 CIDI O CIDI realiza: reuniões ordinárias, reuniões extraordinárias ou especializadas e reuniões setoriais Reuniões setoriais do CIDI 1.Reunião de Ministros.
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO DOS CONSELHOS DE SAÚDE BENEDITO ALEXANDRE DE LISBOA- PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE ALAGOAS- REPRESENTANTE DO.
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
Dia Internacional de Arquivos | 9 de Junho 2016 | Arquivos, Harmonia e Amizade Protocolo de Doação do Arquivo Álvaro Monteiro Doado por Isabel Maria Cardoso.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Exercício de revisão para a prova 8º Ano. Questão 01 Qual é a definição de democracia? R.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Progredir juntos!! Desenvolvimento de Diálogo Político para Promoção de Investimentos no Brasil (AGIR:
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Direito Constitucional – Hipóteses I 1 Em Abril de 2010 foi enviado à Presidência da República para promulgação, um decreto da Assembleia da República,
Por que temos tantos partidos políticos?
Encontros Setoriais 2017.
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
Universidade de Brasília
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Especialização em Direito Constitucional
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Atividade 7 - Estado e Governo
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Democracia Direta.
Da Monarquia à República (753a.C. – 509 a.C.)
Orçamento Participativo
Audição Pública sobre o Futuro da Europa
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Debate sobre o Filme ENTREATOS.
Função, competências e responsabilidades de Conselheiros de RPPS
Aula 7 – Instituições e processo decisório em política externa
COMISSÃO DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Povos, países e nações.
PROPOSTA ORÇAMENTO DO ESTADO 2010
AS FORMAS DE CONSULTAS POPULARES
Estado, Nação e Governo Nação:
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Audiência SPES Comissão de Obras Públicas Transportes e Comunicações da Assembleia da República Mário Lopes Prof. Instituto Superior Técnico
História e Geografia de Portugal
Concurso para TATA 2017 RESUMOS.
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
As funções do Estado e da Política TRABALHO COM DIREITOS DE AUTOR
Diocese de Luz.
História na Contemporaneidade
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
MEDALHA PAULO FREIRE.
Instituições europeias
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Promover a igualdade das pessoas LGBTI na União Europeia
Direito Constitucional
Direito Constitucional
Que “coisa pública” é essa?
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
Magistradas Judiciais e do Ministério Público
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA POLÍCIA LEGISLATIVA FEDERAL
No DÁ VOZ AOS ALUNOS!.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
Aula 7 – Instituições e processo decisório em política externa
Organizações internacionais
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
Depois que estes orçamentos são definidos é o momento de realizar as emendas parlamentares, que representam a ocasião na qual os representantes do Poder.
Auditoria da Dívida Pública Brasileira
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
Inscrita na Constituição Federal, a Participação da Comunidade na Saúde, importante diretriz do Sistema Único de Saúde -SUS, é preceito defendido e estimulado.
Transcrição da apresentação:

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Funções, organização e funcionamento

A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA A Assembleia da República é uma instituição eleita pelos cidadãos, composta por Deputados, onde se discutem e aprovam as leis do país.

A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA É constituída por 230 Deputados, que foram eleitos nas eleições legislativas, por um período de 4 anos. Embora sejam eleitos por círculos eleitorais, os Deputados representam todo o país. Por isso se diz que a Assembleia da República representa todos os cidadãos portugueses.

A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Podem candidatar-se a Deputados todos os cidadãos com direito a voto, o que quer dizer que a partir dos 18 anos se pode ser Deputado.

230 Deputados COMPOSIÇÃO PSD 89 PS 86 BE 19 CDS-PP 18 PCP 15 PEV 2 PAN 1 230 Deputados

ORGANIZAÇÃO Presidente da Assembleia da República Plenário Comissões Parlamentares Grupos Parlamentares

Presidente da Assembleia da República É eleito(a) por maioria absoluta dos Deputados, no início de cada Legislatura. Representa a Assembleia da República e dirige e coordena os seus trabalhos. É a segunda figura mais importante do Estado e substitui o Presidente da República quando este não pode desempenhar as suas funções.

Plenário Constituído por todos os Deputados da Assembleia da República reunidos para debater assuntos importantes para o país e para discutir e votar as leis. O Plenário da Assembleia da República reúne habitualmente às quartas e quintas-feiras à tarde e às sextas-feiras de manhã. Só pode funcionar com a presença de pelo menos 1/5 dos Deputados em funções e as suas reuniões são abertas ao público.

Comissões Parlamentares Tipos de Comissões: Comissões permanentes (especializadas em razão da matéria) .: Subcomissões | Grupos de Trabalho Comissões eventuais (criadas por tempo limitado para cumprir uma determinada função) Ex. Comissão Eventual de Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos .: Comissões de inquérito Ex. Comissão de Inquérito à Tragédia de Camarate

Comissões Parlamentares Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas Comissão de Defesa Nacional Comissão de Assuntos Europeus Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas Comissão de Agricultura e Mar Comissão de Educação e Ciência Comissão de Saúde Comissão de Trabalho e Segurança Social Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

Atualmente, existem 6 grupos parlamentares na Assembleia da República. XIII Legislatura Grupos Parlamentares Depois de eleitos, os Deputados que pertencem ao mesmo partido político juntam-se e formam um grupo parlamentar. Atualmente, existem 6 grupos parlamentares na Assembleia da República. Foi também eleito um Deputado que é único representante de um partido.

COMPETÊNCIAS Função legislativa Função de controlo e de fiscalização Função de representação Função eletiva e de criação de determinados órgãos

FUNÇÃO LEGISLATIVA (iniciativa) Deputados e Grupos Parlamentares (projeto de lei) Governo (proposta de lei) Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (proposta de lei) Grupos de cidadãos eleitores (mín. 20 000) (projeto de lei)

PROCESSO LEGISLATIVO: da iniciativa legislativa à lei Admissão da iniciativa Apreciação em Comissão Discussão e votação na generalidade Discussão e votação na especialidade Votação final global Decreto da AR Promulgação Presidente da República Referenda ministerial Primeiro-Ministro Publicação em Diário da República ............ LEI

A principal lei do país é a Constituição da República Portuguesa A principal lei do país é a Constituição da República Portuguesa. Todas as outras leis têm de a respeitar.

FUNÇÃO DE CONTROLO E DE FISCALIZAÇÃO Debates políticos (ex. debate quinzenal com o Primeiro-Ministro); Perguntas e requerimentos ao Governo; Inquéritos parlamentares; Audições, audiências; Petições (com mais de 4 000 assinaturas são discutidas em Plenário); Apreciações Parlamentares; Apreciação do Programa do Governo e do Orçamento do Estado; Moções (censura, confiança); …

RELAÇÕES INTERNACIONAIS A Assembleia da República desenvolve as suas atividades internacionais em vários domínios: Através de Delegações Permanentes, participa em organizações parlamentares internacionais (ex.: Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Assembleia Parlamentar da NATO); Grupos Parlamentares de Amizade: organismos vocacionados para o diálogo e a cooperação com os Parlamentos dos Países amigos de Portugal; Cooperação Interparlamentar: participação em ações de cooperação interparlamentar multilateral, em especial com os Parlamentos dos Países de Língua Portuguesa.

FORMAS DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA Consultar e envolver os cidadãos no trabalho parlamentar Iniciativa legislativa de cidadãos Audições públicas, seminários, colóquios… Referendo Visitas e reuniões fora do Parlamento Petições Discussão pública de iniciativas Fóruns de discussão Contacto com o eleitorado

OUTRAS FORMAS DE DIÁLOGO COM OS CIDADÃOS

OUTRAS FORMAS DE DIÁLOGO COM OS CIDADÃOS Visitar o Parlamento A Assembleia da República organiza visitas guiadas ao Palácio de S. Bento, com possibilidade de assistência às reuniões plenárias. Mais informações: 21 391 96 25 | cic.rp@ar.parlamento.pt www.parlamento.pt/EspacoCidadao/Paginas/default.aspx

TOTAL DE ESCOLAS INSCRITAS : 892 TEMAS EM DEBATE 2016-2017 ENSINO BÁSICO ENSINO SECUNDÁRIO TOTAL DE ESCOLAS INSCRITAS : 892

EVOLUÇÃO DAS INSCRIÇÕES Ensino Básico e Secundário

www.jovens.parlamento.pt www.facebook.com/jovens.parlamento/

BEM-VINDOS AO PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS! Equipa Parlamento dos Jovens 21 391 71 22 parlamento.jovens@ar.parlamento.pt www.jovens.parlamento.pt www.facebook.com/jovens.parlamento